O ENSINO HÍBRIDO TEM SE MOSTRADO UMA FERRAMENTA MUITO EXPRESSIVA E SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA. ASSIM SENDO, BUSCOU-SE UTILIZAR ESSA METODOLOGIA COMO MEIO PARA APLICAR O TEMA REGULAÇÃO GLICÊMICA A PARTIR DE UMA PROBLEMATIZAÇÃO DE DIABETES MELLITUS EM UMA TURMA DA DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA DOS SISTEMAS, DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO. ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO CARACTERIZAR, ATRAVÉS DE ANÁLISES QUALITATIVAS, AS VARIÁVEIS QUE ATUAM NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DENTRO DA PERSPECTIVA DE UM ENSINO HÍBRIDO. NESSE SENTIDO, FOI APLICADA UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOMADA A UMA MODALIDADE DE ENSINO HÍBRIDO POR MEIO DE UMA PLATAFORMA DIGITAL. A INTERVENÇÃO ACONTECEU EM TRÊS MOMENTOS PRINCIPAIS: UMA AULA EXPOSITIVA-DIALOGADA, COM A INTRODUÇÃO AO CONTEÚDO; PARTICIPAÇÃO INDIVIDUAL DOS ALUNOS NA REDE SOCIAL, ATRAVÉS DE POSTAGENS DE VÍDEOS, ARTIGOS, DOCUMENTÁRIOS, ENTRE OUTROS; POR FIM, A DOCENTE REALIZOU UMA ATIVIDADE COLETIVA, TENDO COMO OBJETIVO A ELABORAÇÃO DE ESQUEMAS CONCEITUAIS EM PARKING LOT (ECPLS). GRANDE PARTE DOS RESULTADOS OBTIDOS APONTOU PARA UM ATENDIMENTO PARCIAL DO QUE FOI DESIGNADO EM CADA CRITÉRIO AVALIATIVO, O QUE PODE ESTAR ASSOCIADO À PREDOMINÂNCIA METODOLÓGICA DA CULTURA EDUCACIONAL PAUTADA NUM ENSINO TRADICIONAL.