Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

PERSPECTIVAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA NO BRASIL

Palavra-chaves: CONTEXTUALIZAÇÃO, EDUCAÇÃO BÁSICA, ENSINO SUPERIOR, INTERDISCIPLINARIDADDE, INTERDISCIPLINARIDADDE Comunicação Oral (CO) AT 07: Ciências da Natureza e suas abordagens
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 57104
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 706
    "inscrito_id" => 1987
    "titulo" => "PERSPECTIVAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA NO BRASIL"
    "resumo" => "O ENSINO E APRENDIZAGEM EM BOTÂNICA AINDA É UM DESAFIO EDUCACIONAL, DEVIDO AOS CONTEÚDOS BOTÂNICOS RECEBEREM O ESTEREÓTIPO DE DECORATIVOS E DE DIFÍCIL COMPREENSÃO. NO ENTANTO, CONSTITUEM UM CAMPO DE ESTUDO INTERESSANTE POR PERMITIREM A CONTEXTUALIZAÇÃO EM DIVERSAS ÁREAS COMO MEDICINAL E ECONÔMICA, ALÉM DE ESTAREM RELACIONADOS COM PROBLEMÁTICAS AMBIENTAIS. O OBJETIVO DESTE TRABALHO CONSISTIU EM RELATAR A ATUAL SITUAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS BOTÂNICOS. FORAM REALIZADAS PESQUISAS NAS PLATAFORMAS DE BUSCA GOOGLE SCHOLAR E SCIELO, NAS QUAIS FORAM SELECIONADOS TRINTA TRABALHOS CIENTÍFICOS PUBLICADOS A PARTIR DE 2016. OS TRABALHOS ANALISADOS CORRESPONDERAM À PARTICIPAÇÃO DE 58% DOS ESTADOS BRASILEIROS, SENDO APENAS DOIS ESTUDOS CORRESPONDENTES A PROPOSTAS PEDAGÓGICAS AINDA NÃO EXECUTADAS, ENQUANTO OS DEMAIS CONSISTIRAM EM ESTUDOS DE CASO. ALÉM DISSO, 80% DOS ARTIGOS ANALISADOS ENFOCAVAM NA EDUCAÇÃO BÁSICA E APENAS 20% NO ENSINO SUPERIOR. FOI ENCONTRADA MAIOR FREQUÊNCIA DOS CONTEÚDOS DE MORFOLOGIA VEGETAL, PLANTAS MEDICINAIS E ANATOMIA VEGETAL E APENAS UM DOS ESTUDOS TRABALHOU CONTEÚDOS BOTÂNICOS DE FORMA INTERDISCIPLINAR. HÁ NECESSIDADE DE ESTUDOS PARA MELHORIA DO ENSINO DE BOTÂNICA NO NÍVEL SUPERIOR, POIS, EXISTEM RELATOS QUE COMPROVAM AS DIFICULDADES DOS DOCENTES EM LECIONAR DISCIPLINA RELACIONADAS. ALÉM DISSO, O VIÉS INTERDISCIPLINAR É NECESSÁRIO PARA MAIOR CONTEXTUALIZAÇÃO E ATRIBUIÇÃO DE SIGNIFICADO A ESSES CONTEÚDOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 07: Ciências da Natureza  e suas abordagens"
    "palavra_chave" => "CONTEXTUALIZAÇÃO, EDUCAÇÃO BÁSICA, ENSINO SUPERIOR, INTERDISCIPLINARIDADDE, INTERDISCIPLINARIDADDE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA7_ID1987_24072019222347.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARINE DE MATOS COSTA"
    "autor_nome_curto" => "KARINE DE MATOS"
    "autor_email" => "karinecostabio@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 57104
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 706
    "inscrito_id" => 1987
    "titulo" => "PERSPECTIVAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA NO BRASIL"
    "resumo" => "O ENSINO E APRENDIZAGEM EM BOTÂNICA AINDA É UM DESAFIO EDUCACIONAL, DEVIDO AOS CONTEÚDOS BOTÂNICOS RECEBEREM O ESTEREÓTIPO DE DECORATIVOS E DE DIFÍCIL COMPREENSÃO. NO ENTANTO, CONSTITUEM UM CAMPO DE ESTUDO INTERESSANTE POR PERMITIREM A CONTEXTUALIZAÇÃO EM DIVERSAS ÁREAS COMO MEDICINAL E ECONÔMICA, ALÉM DE ESTAREM RELACIONADOS COM PROBLEMÁTICAS AMBIENTAIS. O OBJETIVO DESTE TRABALHO CONSISTIU EM RELATAR A ATUAL SITUAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS BOTÂNICOS. FORAM REALIZADAS PESQUISAS NAS PLATAFORMAS DE BUSCA GOOGLE SCHOLAR E SCIELO, NAS QUAIS FORAM SELECIONADOS TRINTA TRABALHOS CIENTÍFICOS PUBLICADOS A PARTIR DE 2016. OS TRABALHOS ANALISADOS CORRESPONDERAM À PARTICIPAÇÃO DE 58% DOS ESTADOS BRASILEIROS, SENDO APENAS DOIS ESTUDOS CORRESPONDENTES A PROPOSTAS PEDAGÓGICAS AINDA NÃO EXECUTADAS, ENQUANTO OS DEMAIS CONSISTIRAM EM ESTUDOS DE CASO. ALÉM DISSO, 80% DOS ARTIGOS ANALISADOS ENFOCAVAM NA EDUCAÇÃO BÁSICA E APENAS 20% NO ENSINO SUPERIOR. FOI ENCONTRADA MAIOR FREQUÊNCIA DOS CONTEÚDOS DE MORFOLOGIA VEGETAL, PLANTAS MEDICINAIS E ANATOMIA VEGETAL E APENAS UM DOS ESTUDOS TRABALHOU CONTEÚDOS BOTÂNICOS DE FORMA INTERDISCIPLINAR. HÁ NECESSIDADE DE ESTUDOS PARA MELHORIA DO ENSINO DE BOTÂNICA NO NÍVEL SUPERIOR, POIS, EXISTEM RELATOS QUE COMPROVAM AS DIFICULDADES DOS DOCENTES EM LECIONAR DISCIPLINA RELACIONADAS. ALÉM DISSO, O VIÉS INTERDISCIPLINAR É NECESSÁRIO PARA MAIOR CONTEXTUALIZAÇÃO E ATRIBUIÇÃO DE SIGNIFICADO A ESSES CONTEÚDOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 07: Ciências da Natureza  e suas abordagens"
    "palavra_chave" => "CONTEXTUALIZAÇÃO, EDUCAÇÃO BÁSICA, ENSINO SUPERIOR, INTERDISCIPLINARIDADDE, INTERDISCIPLINARIDADDE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA7_ID1987_24072019222347.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARINE DE MATOS COSTA"
    "autor_nome_curto" => "KARINE DE MATOS"
    "autor_email" => "karinecostabio@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

O ENSINO E APRENDIZAGEM EM BOTÂNICA AINDA É UM DESAFIO EDUCACIONAL, DEVIDO AOS CONTEÚDOS BOTÂNICOS RECEBEREM O ESTEREÓTIPO DE DECORATIVOS E DE DIFÍCIL COMPREENSÃO. NO ENTANTO, CONSTITUEM UM CAMPO DE ESTUDO INTERESSANTE POR PERMITIREM A CONTEXTUALIZAÇÃO EM DIVERSAS ÁREAS COMO MEDICINAL E ECONÔMICA, ALÉM DE ESTAREM RELACIONADOS COM PROBLEMÁTICAS AMBIENTAIS. O OBJETIVO DESTE TRABALHO CONSISTIU EM RELATAR A ATUAL SITUAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS BOTÂNICOS. FORAM REALIZADAS PESQUISAS NAS PLATAFORMAS DE BUSCA GOOGLE SCHOLAR E SCIELO, NAS QUAIS FORAM SELECIONADOS TRINTA TRABALHOS CIENTÍFICOS PUBLICADOS A PARTIR DE 2016. OS TRABALHOS ANALISADOS CORRESPONDERAM À PARTICIPAÇÃO DE 58% DOS ESTADOS BRASILEIROS, SENDO APENAS DOIS ESTUDOS CORRESPONDENTES A PROPOSTAS PEDAGÓGICAS AINDA NÃO EXECUTADAS, ENQUANTO OS DEMAIS CONSISTIRAM EM ESTUDOS DE CASO. ALÉM DISSO, 80% DOS ARTIGOS ANALISADOS ENFOCAVAM NA EDUCAÇÃO BÁSICA E APENAS 20% NO ENSINO SUPERIOR. FOI ENCONTRADA MAIOR FREQUÊNCIA DOS CONTEÚDOS DE MORFOLOGIA VEGETAL, PLANTAS MEDICINAIS E ANATOMIA VEGETAL E APENAS UM DOS ESTUDOS TRABALHOU CONTEÚDOS BOTÂNICOS DE FORMA INTERDISCIPLINAR. HÁ NECESSIDADE DE ESTUDOS PARA MELHORIA DO ENSINO DE BOTÂNICA NO NÍVEL SUPERIOR, POIS, EXISTEM RELATOS QUE COMPROVAM AS DIFICULDADES DOS DOCENTES EM LECIONAR DISCIPLINA RELACIONADAS. ALÉM DISSO, O VIÉS INTERDISCIPLINAR É NECESSÁRIO PARA MAIOR CONTEXTUALIZAÇÃO E ATRIBUIÇÃO DE SIGNIFICADO A ESSES CONTEÚDOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.