O PRESENTE TRABALHO DESCREVE UMA PROPOSTA METODOLÓGICA NO ENSINO DE FÍSICA, BASEADA NA TEORIA DOS CONSTRUTOS PESSOAIS DE GEORGE KELLY, ORGANIZADA DE ACORDO COM AS CINCO FASES DO CICLO DA EXPERIÊNCIA KELLYANA (CEK). O OBJETIVO PRINCIPAL É APRESENTAR OS RESULTADOS PARCIAIS DE UMA PESQUISA, REALIZADA COM ESTUDANTES DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO, DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL, REFERENTE AOS CONCEITOS DE CALOR E TEMPERATURA. NESTE ESTUDO É UTILIZADO UM EXPERIMENTO TECNOLÓGICO, QUE OPERA COM ARDUINO VIA PORTA USB DO COMPUTADOR, APLICADO DURANTE A TERCEIRA FASE DO CEK. PROCUROU-SE TAMBÉM ANALISAR AS CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES SOBRE AS DIFERENÇAS ENTRE CALOR E TEMPERATURA. A METODOLOGIA FOI ESTRUTURADA NAS CINCO FASES DO CEK, ANTECIPAÇÃO; INVESTIMENTO; ENCONTRO; CONFIRMAÇÃO E DESCONFIRMAÇÃO E REVISÃO CONSTRUTIVA. A ANÁLISE DOS RESULTADOS REVELOU QUE A PRÁTICA EXPERIMENTAL ALIADA AO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS CONTRIBUI PARA ATRAIR OS ESTUDANTES PARA O ESTUDO DOS CONCEITOS FÍSICOS, CORROBORANDO NA EVOLUÇÃO DAS CONCEPÇÕES.