Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

JOGOS DIDÁTICOS: UMA POSSIBILIDADE DE INTERAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS ENTRE ALUNOS SURDOS E OUVINTES

Palavra-chaves: LIBRAS, JOGOS, ZOOLOGIA Comunicação Oral (CO) AT 07: Ciências da Natureza e suas abordagens
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 56952
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 602
    "inscrito_id" => 803
    "titulo" => """
      JOGOS DIDÁTICOS: UMA POSSIBILIDADE DE INTERAÇÃO E\r\n
      CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS ENTRE ALUNOS SURDOS E\r\n
      OUVINTES
      """
    "resumo" => """
      NO QUE TANGE AO ENSINO DE SURDOS UMA DAS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS É O USO MASSIVO DO LIVRO\r\n
      DIDÁTICO E DE RECURSOS VERBAIS. NESTE VIÉS, OS JOGOS DIDÁTICOS SE MOSTRAM COMO RECURSOS POSSÍVEIS PARA\r\n
      A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS E CONTEÚDOS. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO A CONSTRUÇÃO DE\r\n
      UM JOGO DIDÁTICO PARA AUXILIAR A INTERAÇÃO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS E OUVINTES. PARA TANTO, FORAM\r\n
      REALIZADAS ENTREVISTAS COM INTÉRPRETES QUE ANALISARAM O JOGO, A FIM DE DEPREENDER A PERTINÊNCIA DESTE\r\n
      PARA A EDUCAÇÃO DE SURDOS. O JOGO DIDÁTICO FOI PRODUZIDO VISANDO O PÚBLICO DOS ANOS FINAIS DO ENSINO\r\n
      FUNDAMENTAL, COM O CONTEÚDO DOS GRUPOS ANIMAIS COMO PRINCIPAL TEMÁTICA, SENDO TAMBÉM TRABALHADOS\r\n
      OS CONTEÚDOS DE HÁBITAT, DIETA, CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS E COMPORTAMENTAIS. A CONSTRUÇÃO DO JOGO\r\n
      PERMITIU MAIOR INTERAÇÃO E ENVOLVIMENTO COM A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E TAMBÉM ENTRE OS\r\n
      INTEGRANTES DO GRUPO QUE CONSTRUIU O JOGO. A ANÁLISE DAS INTÉRPRETES TROUXE CONSIDERAÇÕES QUE NOS LEVAM\r\n
      A REFLETIR SOBRE A NECESSIDADE CONTÍNUA DE CRIAR, PENSAR E REPENSAR AS METODOLOGIAS DE MODO A PROPICIAR\r\n
      UMA EDUCAÇÃO QUE SE TORNE EFETIVAMENTE INCLUSIVA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 07: Ciências da Natureza  e suas abordagens"
    "palavra_chave" => "LIBRAS, JOGOS, ZOOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA7_ID803_03072019160815.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EDUARDA ALVES DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA CARVALHO"
    "autor_email" => "carvalhomeac100@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 56952
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 602
    "inscrito_id" => 803
    "titulo" => """
      JOGOS DIDÁTICOS: UMA POSSIBILIDADE DE INTERAÇÃO E\r\n
      CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS ENTRE ALUNOS SURDOS E\r\n
      OUVINTES
      """
    "resumo" => """
      NO QUE TANGE AO ENSINO DE SURDOS UMA DAS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS É O USO MASSIVO DO LIVRO\r\n
      DIDÁTICO E DE RECURSOS VERBAIS. NESTE VIÉS, OS JOGOS DIDÁTICOS SE MOSTRAM COMO RECURSOS POSSÍVEIS PARA\r\n
      A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS E CONTEÚDOS. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO A CONSTRUÇÃO DE\r\n
      UM JOGO DIDÁTICO PARA AUXILIAR A INTERAÇÃO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS E OUVINTES. PARA TANTO, FORAM\r\n
      REALIZADAS ENTREVISTAS COM INTÉRPRETES QUE ANALISARAM O JOGO, A FIM DE DEPREENDER A PERTINÊNCIA DESTE\r\n
      PARA A EDUCAÇÃO DE SURDOS. O JOGO DIDÁTICO FOI PRODUZIDO VISANDO O PÚBLICO DOS ANOS FINAIS DO ENSINO\r\n
      FUNDAMENTAL, COM O CONTEÚDO DOS GRUPOS ANIMAIS COMO PRINCIPAL TEMÁTICA, SENDO TAMBÉM TRABALHADOS\r\n
      OS CONTEÚDOS DE HÁBITAT, DIETA, CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS E COMPORTAMENTAIS. A CONSTRUÇÃO DO JOGO\r\n
      PERMITIU MAIOR INTERAÇÃO E ENVOLVIMENTO COM A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E TAMBÉM ENTRE OS\r\n
      INTEGRANTES DO GRUPO QUE CONSTRUIU O JOGO. A ANÁLISE DAS INTÉRPRETES TROUXE CONSIDERAÇÕES QUE NOS LEVAM\r\n
      A REFLETIR SOBRE A NECESSIDADE CONTÍNUA DE CRIAR, PENSAR E REPENSAR AS METODOLOGIAS DE MODO A PROPICIAR\r\n
      UMA EDUCAÇÃO QUE SE TORNE EFETIVAMENTE INCLUSIVA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 07: Ciências da Natureza  e suas abordagens"
    "palavra_chave" => "LIBRAS, JOGOS, ZOOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA7_ID803_03072019160815.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EDUARDA ALVES DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA CARVALHO"
    "autor_email" => "carvalhomeac100@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

NO QUE TANGE AO ENSINO DE SURDOS UMA DAS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS É O USO MASSIVO DO LIVRO DIDÁTICO E DE RECURSOS VERBAIS. NESTE VIÉS, OS JOGOS DIDÁTICOS SE MOSTRAM COMO RECURSOS POSSÍVEIS PARA A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS E CONTEÚDOS. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO A CONSTRUÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA AUXILIAR A INTERAÇÃO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS E OUVINTES. PARA TANTO, FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS COM INTÉRPRETES QUE ANALISARAM O JOGO, A FIM DE DEPREENDER A PERTINÊNCIA DESTE PARA A EDUCAÇÃO DE SURDOS. O JOGO DIDÁTICO FOI PRODUZIDO VISANDO O PÚBLICO DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, COM O CONTEÚDO DOS GRUPOS ANIMAIS COMO PRINCIPAL TEMÁTICA, SENDO TAMBÉM TRABALHADOS OS CONTEÚDOS DE HÁBITAT, DIETA, CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS E COMPORTAMENTAIS. A CONSTRUÇÃO DO JOGO PERMITIU MAIOR INTERAÇÃO E ENVOLVIMENTO COM A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E TAMBÉM ENTRE OS INTEGRANTES DO GRUPO QUE CONSTRUIU O JOGO. A ANÁLISE DAS INTÉRPRETES TROUXE CONSIDERAÇÕES QUE NOS LEVAM A REFLETIR SOBRE A NECESSIDADE CONTÍNUA DE CRIAR, PENSAR E REPENSAR AS METODOLOGIAS DE MODO A PROPICIAR UMA EDUCAÇÃO QUE SE TORNE EFETIVAMENTE INCLUSIVA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.