Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ESTUDANTES SOBRE A COLETA SELETIVA: UM ESTUDO SOBRE O PROJETO COLETARES – IFRN, CAMPUS PAU DOS FERROS/RN

Palavra-chaves: RESÍDUOS SÓLIDOS, COLETA SELETIVA, EXTENSÃO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL Comunicação Oral (CO) AT 07: Ciências da Natureza e suas abordagens
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 57088
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 194
    "inscrito_id" => 1688
    "titulo" => "PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ESTUDANTES SOBRE A COLETA SELETIVA: UM ESTUDO SOBRE O PROJETO COLETARES – IFRN, CAMPUS PAU DOS FERROS/RN"
    "resumo" => "COMO RESPOSTA AOS PROBLEMAS AMBIENTAIS, EM ESPECIAL AO CRESCENTE AUMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS, MUITAS INSTITUIÇÕES TEM SE PREOCUPADO, ENVOLVENDO EM SUAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO E/OU PRÁTICAS QUE DESPERTEM O INTERESSE DOS EDUCANDOS E DA COMUNIDADE PELA PRESERVAÇÃO DO AMBIENTE. ATENDENDO ESSA DEMANDA SOCIAL, AÇÕES QUE ENVOLVAM A COMUNIDADE SOBRE ESTA PROBLEMÁTICA SÃO ATIVIDADES DE SUMA IMPORTÂNCIA QUE POSSIBILITAM O ACESSO A INFORMAÇÕES CIENTÍFICAS. ASSIM, AÇÕES DO PROJETO DE EXTENSÃO COLETARES DO IFRN, TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SOBRE A COLETA SELETIVA E A IMPLANTAÇÃO DE PROJETO DE EXTENSÃO COLETARES. ASSIM, PARA CONCRETIZAÇÃO DO PROJETO FORAM PREPARADAS E APRESENTADAS OFICINAS, PALESTRAS E GINCANAS, NO PERÍODO DE AGOSTO/2018 A JANEIRO/2019, EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE RAFAEL FERNANDES E PAU DOS FERROS/RN. EM SEGUIDA, PARA AVALIAR A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS PARTICIPANTES, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO (FORMULÁRIO GOOGLEDOCS). NAS PALESTRAS, OFICINAS E GINCANA, HOUVE UMA EXCELENTE PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE (N= 496 PESSOAS) E OBTIVEMOS O RETORNO DE 118 PESSOAS RESPONDENTES SOBRE O QUESTIONÁRIO. A PARTICIPAÇÃO DOS ACADÊMICOS NAS ATIVIDADES PROMOVEU A INSERÇÃO SOCIAL DOS MESMOS, POR MEIO DA DIVULGAÇÃO DE SEUS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS PARA A COMUNIDADE, ALÉM DE OPORTUNIZAR O EXERCÍCIO DA CIDADANIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL. PODEMOS CONCLUIR QUE A DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS, FORAM DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM ENTRE OS SUJEITOS ENVOLVIDOS (EQUIPE E PARTICIPANTES) SOBRE A COLETA SELETIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL, COMO TAMBÉM PARA A CRÍTICA E ENVOLVIMENTO CONSCIENTE DA SOCIEDADE SOBRE O TEMA COLETA SELETIVA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 07: Ciências da Natureza  e suas abordagens"
    "palavra_chave" => "RESÍDUOS SÓLIDOS, COLETA SELETIVA, EXTENSÃO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA7_ID1688_26062019185351.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO VICTOR PIRES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO VICTOR"
    "autor_email" => "victorpires_silva14@hotma"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 57088
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 194
    "inscrito_id" => 1688
    "titulo" => "PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ESTUDANTES SOBRE A COLETA SELETIVA: UM ESTUDO SOBRE O PROJETO COLETARES – IFRN, CAMPUS PAU DOS FERROS/RN"
    "resumo" => "COMO RESPOSTA AOS PROBLEMAS AMBIENTAIS, EM ESPECIAL AO CRESCENTE AUMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS, MUITAS INSTITUIÇÕES TEM SE PREOCUPADO, ENVOLVENDO EM SUAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO E/OU PRÁTICAS QUE DESPERTEM O INTERESSE DOS EDUCANDOS E DA COMUNIDADE PELA PRESERVAÇÃO DO AMBIENTE. ATENDENDO ESSA DEMANDA SOCIAL, AÇÕES QUE ENVOLVAM A COMUNIDADE SOBRE ESTA PROBLEMÁTICA SÃO ATIVIDADES DE SUMA IMPORTÂNCIA QUE POSSIBILITAM O ACESSO A INFORMAÇÕES CIENTÍFICAS. ASSIM, AÇÕES DO PROJETO DE EXTENSÃO COLETARES DO IFRN, TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SOBRE A COLETA SELETIVA E A IMPLANTAÇÃO DE PROJETO DE EXTENSÃO COLETARES. ASSIM, PARA CONCRETIZAÇÃO DO PROJETO FORAM PREPARADAS E APRESENTADAS OFICINAS, PALESTRAS E GINCANAS, NO PERÍODO DE AGOSTO/2018 A JANEIRO/2019, EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE RAFAEL FERNANDES E PAU DOS FERROS/RN. EM SEGUIDA, PARA AVALIAR A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS PARTICIPANTES, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO (FORMULÁRIO GOOGLEDOCS). NAS PALESTRAS, OFICINAS E GINCANA, HOUVE UMA EXCELENTE PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE (N= 496 PESSOAS) E OBTIVEMOS O RETORNO DE 118 PESSOAS RESPONDENTES SOBRE O QUESTIONÁRIO. A PARTICIPAÇÃO DOS ACADÊMICOS NAS ATIVIDADES PROMOVEU A INSERÇÃO SOCIAL DOS MESMOS, POR MEIO DA DIVULGAÇÃO DE SEUS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS PARA A COMUNIDADE, ALÉM DE OPORTUNIZAR O EXERCÍCIO DA CIDADANIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL. PODEMOS CONCLUIR QUE A DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS, FORAM DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM ENTRE OS SUJEITOS ENVOLVIDOS (EQUIPE E PARTICIPANTES) SOBRE A COLETA SELETIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL, COMO TAMBÉM PARA A CRÍTICA E ENVOLVIMENTO CONSCIENTE DA SOCIEDADE SOBRE O TEMA COLETA SELETIVA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 07: Ciências da Natureza  e suas abordagens"
    "palavra_chave" => "RESÍDUOS SÓLIDOS, COLETA SELETIVA, EXTENSÃO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA7_ID1688_26062019185351.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO VICTOR PIRES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO VICTOR"
    "autor_email" => "victorpires_silva14@hotma"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

COMO RESPOSTA AOS PROBLEMAS AMBIENTAIS, EM ESPECIAL AO CRESCENTE AUMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS, MUITAS INSTITUIÇÕES TEM SE PREOCUPADO, ENVOLVENDO EM SUAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO E/OU PRÁTICAS QUE DESPERTEM O INTERESSE DOS EDUCANDOS E DA COMUNIDADE PELA PRESERVAÇÃO DO AMBIENTE. ATENDENDO ESSA DEMANDA SOCIAL, AÇÕES QUE ENVOLVAM A COMUNIDADE SOBRE ESTA PROBLEMÁTICA SÃO ATIVIDADES DE SUMA IMPORTÂNCIA QUE POSSIBILITAM O ACESSO A INFORMAÇÕES CIENTÍFICAS. ASSIM, AÇÕES DO PROJETO DE EXTENSÃO COLETARES DO IFRN, TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SOBRE A COLETA SELETIVA E A IMPLANTAÇÃO DE PROJETO DE EXTENSÃO COLETARES. ASSIM, PARA CONCRETIZAÇÃO DO PROJETO FORAM PREPARADAS E APRESENTADAS OFICINAS, PALESTRAS E GINCANAS, NO PERÍODO DE AGOSTO/2018 A JANEIRO/2019, EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE RAFAEL FERNANDES E PAU DOS FERROS/RN. EM SEGUIDA, PARA AVALIAR A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS PARTICIPANTES, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO (FORMULÁRIO GOOGLEDOCS). NAS PALESTRAS, OFICINAS E GINCANA, HOUVE UMA EXCELENTE PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE (N= 496 PESSOAS) E OBTIVEMOS O RETORNO DE 118 PESSOAS RESPONDENTES SOBRE O QUESTIONÁRIO. A PARTICIPAÇÃO DOS ACADÊMICOS NAS ATIVIDADES PROMOVEU A INSERÇÃO SOCIAL DOS MESMOS, POR MEIO DA DIVULGAÇÃO DE SEUS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS PARA A COMUNIDADE, ALÉM DE OPORTUNIZAR O EXERCÍCIO DA CIDADANIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL. PODEMOS CONCLUIR QUE A DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS, FORAM DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM ENTRE OS SUJEITOS ENVOLVIDOS (EQUIPE E PARTICIPANTES) SOBRE A COLETA SELETIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL, COMO TAMBÉM PARA A CRÍTICA E ENVOLVIMENTO CONSCIENTE DA SOCIEDADE SOBRE O TEMA COLETA SELETIVA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.