COMO RESPOSTA AOS PROBLEMAS AMBIENTAIS, EM ESPECIAL AO CRESCENTE AUMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS, MUITAS INSTITUIÇÕES TEM SE PREOCUPADO, ENVOLVENDO EM SUAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO E/OU PRÁTICAS QUE DESPERTEM O INTERESSE DOS EDUCANDOS E DA COMUNIDADE PELA PRESERVAÇÃO DO AMBIENTE. ATENDENDO ESSA DEMANDA SOCIAL, AÇÕES QUE ENVOLVAM A COMUNIDADE SOBRE ESTA PROBLEMÁTICA SÃO ATIVIDADES DE SUMA IMPORTÂNCIA QUE POSSIBILITAM O ACESSO A INFORMAÇÕES CIENTÍFICAS. ASSIM, AÇÕES DO PROJETO DE EXTENSÃO COLETARES DO IFRN, TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SOBRE A COLETA SELETIVA E A IMPLANTAÇÃO DE PROJETO DE EXTENSÃO COLETARES. ASSIM, PARA CONCRETIZAÇÃO DO PROJETO FORAM PREPARADAS E APRESENTADAS OFICINAS, PALESTRAS E GINCANAS, NO PERÍODO DE AGOSTO/2018 A JANEIRO/2019, EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE RAFAEL FERNANDES E PAU DOS FERROS/RN. EM SEGUIDA, PARA AVALIAR A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS PARTICIPANTES, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO (FORMULÁRIO GOOGLEDOCS). NAS PALESTRAS, OFICINAS E GINCANA, HOUVE UMA EXCELENTE PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE (N= 496 PESSOAS) E OBTIVEMOS O RETORNO DE 118 PESSOAS RESPONDENTES SOBRE O QUESTIONÁRIO. A PARTICIPAÇÃO DOS ACADÊMICOS NAS ATIVIDADES PROMOVEU A INSERÇÃO SOCIAL DOS MESMOS, POR MEIO DA DIVULGAÇÃO DE SEUS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS PARA A COMUNIDADE, ALÉM DE OPORTUNIZAR O EXERCÍCIO DA CIDADANIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL. PODEMOS CONCLUIR QUE A DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS, FORAM DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM ENTRE OS SUJEITOS ENVOLVIDOS (EQUIPE E PARTICIPANTES) SOBRE A COLETA SELETIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL, COMO TAMBÉM PARA A CRÍTICA E ENVOLVIMENTO CONSCIENTE DA SOCIEDADE SOBRE O TEMA COLETA SELETIVA.