A MATEMÁTICA E O SEU ENSINO NAS ESCOLAS CONTRIBUEM SIGNIFICATIVAMENTE PARA O CRESCIMENTO DE UMA SOCIEDADE. PORÉM, QUANDO NOS REMETEMOS AO ENSINO MINISTRADO NAS ESCOLAS, TEMOS ENCONTRADO ALGUNS DILEMAS, COMO POR EXEMPLO, MUITOS ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. A PARTIR DESSE CONTEXTO, TORNA-SE RELEVANTE TENTAR ENTENDER O MOTIVO DESSAS POSSÍVEIS DIFICULDADES. ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO CONHECER A OPINIÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO (ESPECIALMENTE QUE CURSAM O 3º ANO) DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DA PARAÍBA EM RELAÇÃO AO ENSINO DE MATEMÁTICA, PARA ISSO, NOSSA PESQUISA, SE CONFIGURA COMO UMA PESQUISA QUALITATIVA. A TÉCNICA UTILIZADA PARA COLETA DE DADOS FOI A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO. A ANÁLISE DE DADOS FOI FEITA A PARTIR DE ABORDAGEM QUALIQUANTITATIVA. PARA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, BASEAMO-NOS EM AUTORES COMO D´AMBRÓSIO, LORENZATO, MACHADO, ENTRE OUTROS. COMO RESULTADO OBTIVEMOS QUE CABE AO PROFESSOR MELHORAR A SUA PRÁTICA DOCENTE COM NOVAS METODOLOGIAS, FAZENDO USO DE MATERIAL CONCRETO E QUE SE POSSÍVEL HOUVESSE NAS ESCOLAS MAIS AULAS DE MATEMÁTICA, MAIS TEMPO PARA EXPLICAÇÕES, MAIS RECURSOS, MAIS ALUNOS COMPROMETIDOS COM SEUS ESTUDOS.