Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE SISTEMAS LINEARES

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, TECNOLOGIAS DIGITAIS, SISTEMAS LINEARES Pôster (PO) AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 57323
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 165
    "inscrito_id" => 643
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE SISTEMAS LINEARES"
    "resumo" => "POR VEZES O CONTEÚDO DE SISTEMAS LINEARES É DESENVOLVIDO EM SALA DE AULA APENAS EM SUA REPRESENTAÇÃO ALGÉBRICA. ISSO LEVA A CERTA LIMITAÇÃO DAS POSSIBILIDADES EM SE TRABALHAR TAIS CONCEITOS, VISTO QUE EM SUA REPRESENTAÇÃO GEOMÉTRICA AS POSSIBILIDADES DE VISUALIZAÇÃO ENTRE OS DIFERENTES TIPOS DE SISTEMAS LINEARES TORNAM-SE MAIS INCISIVAS. PARTINDO DOS RESULTADOS QUE A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS TRAZ PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA, ASSIM COMO AS CONTRIBUIÇÕES QUE O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA TAMBÉM TRAZ, FOI QUE DURANTE O COMPONENTE CURRICULAR RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA ELABORAMOS UMA PROPOSTA DE AULA, COM A SUPERVISÃO DA DRA ABIGAIL FREGNI LINS, NA QUAL ABORDAMOS O CONTEÚDO DE SISTEMAS LINEARES COM ENFOQUE EM SUA REPRESENTAÇÃO GEOMÉTRICA E EM SEU DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO. UTILIZAMOS O APLICATIVO GEOGEBRA PARA ANDROID, POIS O MESMO PODE SER FACILMENTE ADQUIRIDO, ALÉM DE POSSUIR UMA MULTI-PLATAFORMA DE MATEMÁTICA DINÂMICA PARA TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO DA GEOMETRIA, ÁLGEBRA, ENTRE OUTROS. COMO O GEOGEBRA POSSUI UM AMBIENTE FACILMENTE MANIPULÁVEL, PROPOMOS QUE OS PROFESSORES LEVEM SEUS ALUNOS A DESCREVER AS EQUAÇÕES DE UM SISTEMA LINEAR NO APLICATIVO, PARA QUE A PARTIR DO COMPORTAMENTO GEOMÉTRICO OS ALUNOS POSSAM PERCEBER QUE TIPO DE SISTEMA LINEAR ESTÁ SENDO ABORDADO. NOSSA PROPOSTA BUSCA DESPERTAR NOS PROFESSORES UMA FORMA MAIS DINÂMICA DE ABORDAR OS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS, UTILIZANDO DESENVOLVIMENTOS TECNOLÓGICOS A FIM DE QUE HAJA UMA APROXIMAÇÃO ENTRE OS DIVERSOS TIPOS DE REPRESENTAÇÕES."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, TECNOLOGIAS DIGITAIS, SISTEMAS LINEARES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD4_SA1_ID643_25062019143435.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISLAINE CONCEIÇÃO"
    "autor_nome_curto" => "ISLAINE CONCEIÇÃO"
    "autor_email" => "islaineconceicao123@gmail"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 57323
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 165
    "inscrito_id" => 643
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE SISTEMAS LINEARES"
    "resumo" => "POR VEZES O CONTEÚDO DE SISTEMAS LINEARES É DESENVOLVIDO EM SALA DE AULA APENAS EM SUA REPRESENTAÇÃO ALGÉBRICA. ISSO LEVA A CERTA LIMITAÇÃO DAS POSSIBILIDADES EM SE TRABALHAR TAIS CONCEITOS, VISTO QUE EM SUA REPRESENTAÇÃO GEOMÉTRICA AS POSSIBILIDADES DE VISUALIZAÇÃO ENTRE OS DIFERENTES TIPOS DE SISTEMAS LINEARES TORNAM-SE MAIS INCISIVAS. PARTINDO DOS RESULTADOS QUE A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS TRAZ PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA, ASSIM COMO AS CONTRIBUIÇÕES QUE O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA TAMBÉM TRAZ, FOI QUE DURANTE O COMPONENTE CURRICULAR RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA ELABORAMOS UMA PROPOSTA DE AULA, COM A SUPERVISÃO DA DRA ABIGAIL FREGNI LINS, NA QUAL ABORDAMOS O CONTEÚDO DE SISTEMAS LINEARES COM ENFOQUE EM SUA REPRESENTAÇÃO GEOMÉTRICA E EM SEU DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO. UTILIZAMOS O APLICATIVO GEOGEBRA PARA ANDROID, POIS O MESMO PODE SER FACILMENTE ADQUIRIDO, ALÉM DE POSSUIR UMA MULTI-PLATAFORMA DE MATEMÁTICA DINÂMICA PARA TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO DA GEOMETRIA, ÁLGEBRA, ENTRE OUTROS. COMO O GEOGEBRA POSSUI UM AMBIENTE FACILMENTE MANIPULÁVEL, PROPOMOS QUE OS PROFESSORES LEVEM SEUS ALUNOS A DESCREVER AS EQUAÇÕES DE UM SISTEMA LINEAR NO APLICATIVO, PARA QUE A PARTIR DO COMPORTAMENTO GEOMÉTRICO OS ALUNOS POSSAM PERCEBER QUE TIPO DE SISTEMA LINEAR ESTÁ SENDO ABORDADO. NOSSA PROPOSTA BUSCA DESPERTAR NOS PROFESSORES UMA FORMA MAIS DINÂMICA DE ABORDAR OS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS, UTILIZANDO DESENVOLVIMENTOS TECNOLÓGICOS A FIM DE QUE HAJA UMA APROXIMAÇÃO ENTRE OS DIVERSOS TIPOS DE REPRESENTAÇÕES."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, TECNOLOGIAS DIGITAIS, SISTEMAS LINEARES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD4_SA1_ID643_25062019143435.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISLAINE CONCEIÇÃO"
    "autor_nome_curto" => "ISLAINE CONCEIÇÃO"
    "autor_email" => "islaineconceicao123@gmail"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

POR VEZES O CONTEÚDO DE SISTEMAS LINEARES É DESENVOLVIDO EM SALA DE AULA APENAS EM SUA REPRESENTAÇÃO ALGÉBRICA. ISSO LEVA A CERTA LIMITAÇÃO DAS POSSIBILIDADES EM SE TRABALHAR TAIS CONCEITOS, VISTO QUE EM SUA REPRESENTAÇÃO GEOMÉTRICA AS POSSIBILIDADES DE VISUALIZAÇÃO ENTRE OS DIFERENTES TIPOS DE SISTEMAS LINEARES TORNAM-SE MAIS INCISIVAS. PARTINDO DOS RESULTADOS QUE A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS TRAZ PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA, ASSIM COMO AS CONTRIBUIÇÕES QUE O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA TAMBÉM TRAZ, FOI QUE DURANTE O COMPONENTE CURRICULAR RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA ELABORAMOS UMA PROPOSTA DE AULA, COM A SUPERVISÃO DA DRA ABIGAIL FREGNI LINS, NA QUAL ABORDAMOS O CONTEÚDO DE SISTEMAS LINEARES COM ENFOQUE EM SUA REPRESENTAÇÃO GEOMÉTRICA E EM SEU DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO. UTILIZAMOS O APLICATIVO GEOGEBRA PARA ANDROID, POIS O MESMO PODE SER FACILMENTE ADQUIRIDO, ALÉM DE POSSUIR UMA MULTI-PLATAFORMA DE MATEMÁTICA DINÂMICA PARA TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO DA GEOMETRIA, ÁLGEBRA, ENTRE OUTROS. COMO O GEOGEBRA POSSUI UM AMBIENTE FACILMENTE MANIPULÁVEL, PROPOMOS QUE OS PROFESSORES LEVEM SEUS ALUNOS A DESCREVER AS EQUAÇÕES DE UM SISTEMA LINEAR NO APLICATIVO, PARA QUE A PARTIR DO COMPORTAMENTO GEOMÉTRICO OS ALUNOS POSSAM PERCEBER QUE TIPO DE SISTEMA LINEAR ESTÁ SENDO ABORDADO. NOSSA PROPOSTA BUSCA DESPERTAR NOS PROFESSORES UMA FORMA MAIS DINÂMICA DE ABORDAR OS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS, UTILIZANDO DESENVOLVIMENTOS TECNOLÓGICOS A FIM DE QUE HAJA UMA APROXIMAÇÃO ENTRE OS DIVERSOS TIPOS DE REPRESENTAÇÕES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.