ESTE TRABALHO TEM POR NECESSIDADE CONTEXTUALIZAR A GEOMETRIA ENVOLVIDA NO ARTESANATO MANUAL MONTEIRENSE. É IMPORTANTE ESTA PROPOSTA POR ESTAR ENVOLVIDA NA INVESTIGAÇÃO DE CONHECIMENTOS GEOMÉTRICOS, NA RENDA RENASCENÇA. COMO MATERIALIZAÇÃO DO ESTUDO, OS ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, CAMPUS IV, REALIZARÃO UMA COLETA DE FOTOGRAFIAS DESSES OBJETOS DE DECORAÇÃO, TOLHAS, ROUPAS, ETC., CONFECCIONADOS PELAS RENDEIRAS PARA ANALISAR AS FORMAS GEOMÉTRICAS PRESENTES NAS MESMAS, BEM COMO FAZER ROTAÇÃO, TRANSLAÇÃO, REFLEXÃO E TRANSLAÇÃO REFLETIDA ALÉM DOS FRACTAIS E DE CÁLCULOS DE ÁREAS E PERÍMETROS. PARA A REALIZAÇÃO DA PESQUISA SERÁ UTILIZADO A ETNOMATEMÁTICA COMO UMA (RE)LEITURA DA MATEMÁTICA QUE FAZ PRESENTE NOS DIFERENTES CONTEXTOS CULTURAIS, INCLUINDO-SE AQUI AS RENDEIRAS. AS ATIVIDADES SERÃO REALIZADAS NO MUNICÍPIO DE MONTEIRO/PB, EM UM PERÍODO DE TRÊS MESES. O OBJETIVO DESSE ESTUDO É O RESGATE DA CULTURA MONTEIRENSE POR MEIO DA VALORIZAÇÃO DOS TRAÇOS PRESENTES NAS RENDAS FEITAS PELAS ARTESÃS, CUJOS DETALHES CONTEMPLARÁ AS FORMAS GEOMÉTRICAS, QUE PODEM SE CONSTITUIR AGENTES DE PROMOÇÃO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA. NESSE SENTIDO, A ESCOLHA DO PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA DE D’AMBROSIO (2005) FOI UMA ESCOLHA TEÓRICA IMPORTANTE PARA O TRABALHO COM UM PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM CONTEXTUALIZADO, BASEADO NOS DETALHES DAS PEÇAS DE ARTESANATO DA REGIÃO. ACREDITA-SE QUE O ESTUDO PROPOSTO ESTIMULARÁ OS FUTUROS PROFESSORES A LEVAREM PARA TODA A SUA VIDA, OUTRA FORMA DE ENSINAR MATEMÁTICA.