ESTE PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DE VISAR A IMPORTÂNCIA DE PROGRAMAS FEDERAIS PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA, E TAMBÉM PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NAS SUAS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS NO CAMPO DA DOCÊNCIA. TENDO EM VISTA QUE OS ESTÁGIOS NOS RESPECTIVOS CURSOS DE LICENCIATURA NÃO TEM UMA EXPERIÊNCIA COMPLETA ENTRE TEORIA E PRÁTICA, SENDO UM GRANDE OBSTÁCULO PARA O FUTURO PROFISSIONAL NA ÁREA DA EDUCAÇÃO, ENTÃO O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) VEM COM A PRINCIPAL FUNÇÃO DE MELHORAR A EXPERIÊNCIA ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA NO CAMPO DA DOCÊNCIA E TAMBÉM CONTRIBUIR PARA O MELHORAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO BRASIL, QUE CONSISTE NA IMERSÃO DO RESIDENTE (ALUNO DA GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA QUE ESTÁ NO PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA) EM AMBIENTE ESCOLAR, VISANDO SUA VIVÊNCIA NA ROTINA ESCOLAR E EM SALA DE AULA. SENDO ASSIM REFLETINDO E AVALIANDO A SUA EXPERIÊNCIA COM A FORMAÇÃO NA DOCÊNCIA, REGISTRANDO EM RELATÓRIOS SEMANAIS SUAS EXPERIÊNCIAS COMO RESIDENTE. O PRESENTE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE DESCREVER UMA EXPERIÊNCIA RELATADA POR UMA RESIDENTE EM UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS-PB, EM COMO OCORRE O PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DO BRASIL E NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES.