A EDUCAÇÃO INCLUSIVA É FUNDAMENTAL PARA QUE TODOS TENHAM ACESSO À INFORMAÇÃO, O QUE ESTÁ ASSEGURADO POR LEI NACIONAL E INTERNACIONALMENTE, GARANTINDO A EDUCAÇÃO POR DIREITO SEM DISTINÇÕES. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO MOSTRAR OS RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE UMA TURMA DE LICENCIATURA EM FÍSICA EM UMA ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA DEFICIENTES VISUAIS E ELUCIDAR A IMPORTÂNCIA DA POPULARIZAÇÃO DO ENSINO INCLUSIVO. AS ATIVIDADES FORAM DESENVOLVIDAS DURANTE UMA DISCIPLINA DE INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE FÍSICA DA UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA-UNILAB. PARA ISSO, FORAM DESENVOLVIDAS MAQUETES TÁTEIS VISUAIS QUE ABORDARAM OS CONCEITOS DE ESTADOS DA MATÉRIA E ONDAS, COM MATERIAIS SIMPLES E DE FÁCIL ACESSO. AS MAQUETES FORAM APRESENTADAS PARA UM ALUNO CEGO DO ENSINO SUPERIOR E PARA UMA TURMA DO 9º EM QUE HAVIA ALUNOS COM BAIXA VISÃO, COM BOA VISÃO E TOTALMENTE INVISUAIS. COM A APRESENTAÇÃO DAS ATIVIDADES, FORAM ENSINADOS AOS ALUNOS CONCEITOS AINDA NÃO VISTOS POR ELES, O QUE OCASIONOU A AQUISIÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS SOBRE A NATUREZA, ELUCIDANDO A RELEVÂNCIA EM DISCUTIR A PROBLEMÁTICA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA DEFICIENTES VISUAIS NAS ESCOLAS. PARA OS FUTUROS DOCENTES, A EXPERIÊNCIA MOSTROU A IMPORTÂNCIA DE QUE OS CURSOS DE LICENCIATURA POSSIBILITEM ATIVIDADES COMO ESTA E GEROU NOS DISCENTES O DESEJO DE PROPORCIONAR UM ENSINO DE FÍSICA EM QUE TODOS SEJAM CONTEMPLADOS, DE FORMA IGUALITÁRIA E INCLUSIVA.