A educaÇÃo É um grande medidor do desenvolvimento de uma sociedade, e tendo essa premissa em foco, o presente artigo aborda as polÍticas pÚblicas dos estados do MaranhÃo e de Pernambuco voltadas para o avanÇo desse segmento. Desde suas condiÇÕes salariais, atÉ os nÍveis atingidos pelos ÓrgÃos de avaliaÇÃo, como o PNE – Plano Nacional de EducaÇÃo (2014), o IDEB – Índice de Desenvolvimento da EducaÇÃo Brasileira (2018), que nos mostra como estÁ sendo o investimento nessas polÍticas e como as secretÁrias desses estados gerenciam esse investimento, que É dado atravÉs do FUNDEB - O Fundo de ManutenÇÃo e Desenvolvimento da EducaÇÃo BÁsica e de ValorizaÇÃo dos Profissionais da EducaÇÃo. Nos autores como Sousa (2003), Pereira (2014) e Morais (2004) entendemos o processo de governabilidade e desenvolvimento que se atrela ao investimento no campo da educaÇÃo e nos auxiliou a construir esse comparativo sobre como estÁ se desenrolando a educaÇÃo nos dois estados. Em suma, o desenvolvimento de uma regiÃo, se dÁ tambÉm pelo aspecto educacional e o nÍvel de aprendizado das pessoas que se inserem nela, fazendo com que atravÉs de polÍticas pÚblicas eficientes, surja o crescimento de todo um povo.