É DE SUMA RELEVÂNCIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, BUSCARMOS ENTENDER O QUE ACHAM OS EDUCADORES A RESPEITO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO, O QUAL SE TORNA HOJE EM NOSSA EDUCAÇÃO, O MECANISMO QUE PERMEIA DIVERSAS DISCUSSÕES A RESPEITO DE SUA APLICABILIDADE. SERIA AINDA UM MÉTODO EXCLUDENTE E CLASSIFICATÓRIO OU UM MOMENTO DE REFLEXÃO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM? PARTINDO DESSE QUESTIONAMENTO, BUSCAMOS CONSTRUIR UM TRABALHO QUE NOS PERMITISSE COMPREENDER COMO É A PRÁTICA EM SALA DE AULA, HOJE, E COMO SE DESENVOLVE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. CONTAMOS COM UMA METODOLOGIA QUALITATIVA E ENTREVISTA NA BUSCA DOS DADOS QUE NOS MOSTREM TAL REALIDADE, E ATRAVÉS DE AUTORES COMO HOFFMAN (2003) E LUCKESI (2002), FOI POSSÍVEL TER NOSSO EMBASAMENTO TEÓRICO. OS MECANISMOS DE AVALIAÇÃO FAZEM PARTE DA EDUCAÇÃO DE MANEIRA EXPRESSIVA, TENDO EM VISTA QUE PARA SE CONCLUIR AS ETAPAS DE ENSINO BÁSICO, ATUALMENTE, OS ESTUDANTES TEM QUE SER “APROVADOS” NAS SÉRIES FUNDAMENTAIS E MÉDIO. OS EDUCADORES CONTEMPORÂNEOS ESTÃO SE ABRINDO HÁ UM LEQUE DE ABORDAGENS E MECANISMOS DIDÁTICOS E PEDAGÓGICOS QUE DESLUMBRAM TODA A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DO QUE É HOJE AVALIAR E APRENDER.