Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

O ENTENDIMENTO DO PROFESSOR SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: OS MECANISMOS POSTOS EM PRÁTICA NA SALA DE AULA

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, EDUCADORES, ENSINO Comunicação Oral (CO) AT 15: Debates sobre currículos, didáticas e metodologias
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 57025
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 727
    "inscrito_id" => 1388
    "titulo" => """
      O ENTENDIMENTO DO PROFESSOR SOBRE AVALIAÇÃO DA\r\n
      APRENDIZAGEM: OS MECANISMOS POSTOS EM PRÁTICA NA SALA\r\n
      DE AULA
      """
    "resumo" => "É DE SUMA RELEVÂNCIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, BUSCARMOS ENTENDER O QUE ACHAM OS EDUCADORES A RESPEITO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO, O QUAL SE TORNA HOJE EM NOSSA EDUCAÇÃO, O MECANISMO QUE PERMEIA DIVERSAS DISCUSSÕES A RESPEITO DE SUA APLICABILIDADE. SERIA AINDA UM MÉTODO EXCLUDENTE E CLASSIFICATÓRIO OU UM MOMENTO DE REFLEXÃO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM? PARTINDO DESSE QUESTIONAMENTO, BUSCAMOS CONSTRUIR UM TRABALHO QUE NOS PERMITISSE COMPREENDER COMO É A PRÁTICA EM SALA DE AULA, HOJE, E COMO SE DESENVOLVE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. CONTAMOS COM UMA METODOLOGIA QUALITATIVA E ENTREVISTA NA BUSCA DOS DADOS QUE NOS MOSTREM TAL REALIDADE, E ATRAVÉS DE AUTORES COMO HOFFMAN (2003) E LUCKESI (2002), FOI POSSÍVEL TER NOSSO EMBASAMENTO TEÓRICO. OS MECANISMOS DE AVALIAÇÃO FAZEM PARTE DA EDUCAÇÃO DE MANEIRA EXPRESSIVA, TENDO EM VISTA QUE PARA SE CONCLUIR AS ETAPAS DE ENSINO BÁSICO, ATUALMENTE, OS ESTUDANTES TEM QUE SER “APROVADOS” NAS SÉRIES FUNDAMENTAIS E MÉDIO. OS EDUCADORES CONTEMPORÂNEOS ESTÃO SE ABRINDO HÁ UM LEQUE DE ABORDAGENS E MECANISMOS DIDÁTICOS E PEDAGÓGICOS QUE DESLUMBRAM TODA A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DO QUE É HOJE AVALIAR E APRENDER."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 15: Debates sobre currículos, didáticas e metodologias"
    "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, EDUCADORES, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA15_ID1388_27072019004533.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIS ANTÔNIO ASSIS LOPES"
    "autor_nome_curto" => "LUIS LOPES"
    "autor_email" => "luislopesaa@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 57025
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 727
    "inscrito_id" => 1388
    "titulo" => """
      O ENTENDIMENTO DO PROFESSOR SOBRE AVALIAÇÃO DA\r\n
      APRENDIZAGEM: OS MECANISMOS POSTOS EM PRÁTICA NA SALA\r\n
      DE AULA
      """
    "resumo" => "É DE SUMA RELEVÂNCIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, BUSCARMOS ENTENDER O QUE ACHAM OS EDUCADORES A RESPEITO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO, O QUAL SE TORNA HOJE EM NOSSA EDUCAÇÃO, O MECANISMO QUE PERMEIA DIVERSAS DISCUSSÕES A RESPEITO DE SUA APLICABILIDADE. SERIA AINDA UM MÉTODO EXCLUDENTE E CLASSIFICATÓRIO OU UM MOMENTO DE REFLEXÃO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM? PARTINDO DESSE QUESTIONAMENTO, BUSCAMOS CONSTRUIR UM TRABALHO QUE NOS PERMITISSE COMPREENDER COMO É A PRÁTICA EM SALA DE AULA, HOJE, E COMO SE DESENVOLVE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. CONTAMOS COM UMA METODOLOGIA QUALITATIVA E ENTREVISTA NA BUSCA DOS DADOS QUE NOS MOSTREM TAL REALIDADE, E ATRAVÉS DE AUTORES COMO HOFFMAN (2003) E LUCKESI (2002), FOI POSSÍVEL TER NOSSO EMBASAMENTO TEÓRICO. OS MECANISMOS DE AVALIAÇÃO FAZEM PARTE DA EDUCAÇÃO DE MANEIRA EXPRESSIVA, TENDO EM VISTA QUE PARA SE CONCLUIR AS ETAPAS DE ENSINO BÁSICO, ATUALMENTE, OS ESTUDANTES TEM QUE SER “APROVADOS” NAS SÉRIES FUNDAMENTAIS E MÉDIO. OS EDUCADORES CONTEMPORÂNEOS ESTÃO SE ABRINDO HÁ UM LEQUE DE ABORDAGENS E MECANISMOS DIDÁTICOS E PEDAGÓGICOS QUE DESLUMBRAM TODA A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DO QUE É HOJE AVALIAR E APRENDER."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 15: Debates sobre currículos, didáticas e metodologias"
    "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, EDUCADORES, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA15_ID1388_27072019004533.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIS ANTÔNIO ASSIS LOPES"
    "autor_nome_curto" => "LUIS LOPES"
    "autor_email" => "luislopesaa@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

É DE SUMA RELEVÂNCIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, BUSCARMOS ENTENDER O QUE ACHAM OS EDUCADORES A RESPEITO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO, O QUAL SE TORNA HOJE EM NOSSA EDUCAÇÃO, O MECANISMO QUE PERMEIA DIVERSAS DISCUSSÕES A RESPEITO DE SUA APLICABILIDADE. SERIA AINDA UM MÉTODO EXCLUDENTE E CLASSIFICATÓRIO OU UM MOMENTO DE REFLEXÃO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM? PARTINDO DESSE QUESTIONAMENTO, BUSCAMOS CONSTRUIR UM TRABALHO QUE NOS PERMITISSE COMPREENDER COMO É A PRÁTICA EM SALA DE AULA, HOJE, E COMO SE DESENVOLVE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. CONTAMOS COM UMA METODOLOGIA QUALITATIVA E ENTREVISTA NA BUSCA DOS DADOS QUE NOS MOSTREM TAL REALIDADE, E ATRAVÉS DE AUTORES COMO HOFFMAN (2003) E LUCKESI (2002), FOI POSSÍVEL TER NOSSO EMBASAMENTO TEÓRICO. OS MECANISMOS DE AVALIAÇÃO FAZEM PARTE DA EDUCAÇÃO DE MANEIRA EXPRESSIVA, TENDO EM VISTA QUE PARA SE CONCLUIR AS ETAPAS DE ENSINO BÁSICO, ATUALMENTE, OS ESTUDANTES TEM QUE SER “APROVADOS” NAS SÉRIES FUNDAMENTAIS E MÉDIO. OS EDUCADORES CONTEMPORÂNEOS ESTÃO SE ABRINDO HÁ UM LEQUE DE ABORDAGENS E MECANISMOS DIDÁTICOS E PEDAGÓGICOS QUE DESLUMBRAM TODA A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DO QUE É HOJE AVALIAR E APRENDER.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.