AO RECONHECER O ESTUDANTE COMO CIDADÃO QUE DEVE PARTICIPAR DE FORMA ATIVA DA SOCIEDADE, É NECESSÁRIO
PROPORCIONAR ATIVIDADES QUE AUXILIEM NO DESENVOLVIMENTO HUMANO. ASSIM, ESTE TRABALHO BUSCA DESTACAR
A NECESSIDADE DE INTERVENÇÕES A PARTIR DE OBSERVAÇÃO NO CONTEXTO DA SALA DE AULA, POR ISSO APRESENTA
CONSIDERAÇÕES SOBRE UM EVENTO DESENVOLVIDO PARA ESTUDANTES, A PARTIR DA QUANTIDADE DE CASOS DE
COMPORTAMENTO BORDERLINE FREQUENTE ENTRE OS ADOLESCENTES. COM EMBASAMENTO TEÓRICO-EMPÍRICO
SEGUIDO DE INTERVENÇÃO EM ASPECTOS NEGATIVOS QUE AFETAM A VIDA DE MUITOS JOVENS EM IDADE ESCOLAR, A
AUTOMUTILAÇÃO. OS RESULTADOS CONFIRMARAM A NECESSIDADE DE SUPORTE PROFISSIONAL E REVELARAM QUE
MOMENTOS DE DISCUSSÃO NA ESCOLA, PARA ALÉM DO CONTEÚDO, PODE REVERTER SITUAÇÕES DE INDISCIPLINA,
INTOLERÂNCIA ESCOLAR, E TEM POTENCIAL PARA PREVENIR O SUICÍDIO, QUE CRESCE A CADA DIA. ISTO REFORÇA A
IMPORTÂNCIA DO OLHAR PEDAGÓGICO PROFUNDO PELO DOCENTE, QUE DEVE ESTAR ATUALIZADO PARA INTERVIR
ADEQUADAMENTE, JUNTO COM A GESTÃO ESCOLAR, EM PROBLEMAS DO CONTEXTO PSICOLÓGICO E EDUCACIONAL DO
APRENDIZ.