Artigo Anais X CONAGES

ANAIS de Evento

ISSN: 2177-4781

FICÇÃO E HISTORIOGRAFIA: A MULHER NO DISCURSO SARAMAGUIANO EM HISTÓRIA DO CERCO DE LISBOA

Palavra-chaves: FICÇÃO E HISTÓRIA, ROMANCE HISTÓRICO, PERSONAGENS FEMININAS Comunicação Oral (CO) Estudos literários, sujeitos e discursos
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Publicado em 04 de junho de 2014

Resumo

A Análise de Discurso (AD) possibilita a realização de uma leitura do além texto, em qualquer gênero textual. Para tanto, deve-se considerar as condições de produção de cada gênero. Assim, transpondo o método da (AD) para a literatura, mais especificamente para o romance, realizamos neste trabalho uma análise acerca do papel histórico da mulher no discurso de José Saramago. Antes, porém, é importante ressaltar que a análise limita-se às representações femininas no romance histórico contemporâneo História do cerco de Lisboa (2011). A análise apresenta um enfoque dos acontecimentos históricos retomados por Saramago e dentro de tais acontecimentos visualiza a importância da mulher em meio a um contexto predominantemente masculino. O objetivo é compreender como o autor, na ficção, através do discurso do narrador, consegue atribuir à mulher uma importância que não é registrada pela historiografia. Vale lembrar que romance histórico não configura um Livro de História, e por mais que informe e transmita conhecimentos, não é esse o seu maior objetivo. O romance histórico é apenas um romance e deve ser visto como tal, uma vez que, mesmo ele conseguindo trazer esse passado à luz do presente, não se trata de um documento, muito menos oficial. “A história aparece assim submetida à literatura [...], devendo sempre prevalecer à lógica da ficção, desde que faça sentido histórico [...]”. (MARINHO, 1999, p. 32-33). Dessa forma consideramos relevante, também, observar como se coloca o discurso historiográfico em relação à mulher, por isso se faz necessário estabelecer, assim, um paralelo entre esses dois discursos: o ficcional e historiográfico.

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