No presente artigo dialogamos com o filósofo Michel Foucault (2008) e a historiadora Denise de Sant’Anna (1995), no sentido de compreender os corpos enquanto emergências históricas, ou seja, marcados pela história e cultura. Nessa perspectiva teórica nos propomos a questionar que tipo de composição corporal feminina foi sugerido pelos reclames de embelezamento feminino no jornal impresso O Lidador, periódico que circulou na cidade de Jacobina - BA de 1933 a 1943. Sendo assim, apesar de entendemos que os anúncios publicitários tenham sido uma maneira de vender produtos e anunciar serviços, eles não se restringiram a relação de compra e venda, sugeriam também modos de vida, usos do corpo, composição da aparência, desejos e comportamentos. Com a análise dos reclames notamos os indícios de uma nascente sociedade de consumo na qual se promove a circulação e a publicidade de mercadorias destinadas especialmente para o público feminino, além de uma minúcia com os cuidados de higiene e embelezamento, indicando o modelamento e a normatização de seus corpos e comportamentos. Sendo assim, percebemos que as publicidades sugerem que a felicidade e a verdadeira feminilidade passariam necessariamente por esses cuidados. Desse modo, constatamos que a investida sobre o corpo liga o prazer ao consumo de mercadorias específicas e ao mesmo tempo constrói uma imagem e normaliza o corpo feminino.