Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

CONTRIBUIÇÕES DE UMA ABORDAGEM TEMÁTICA COMO PROPOSTA DIDÁTICA PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS QUÍMICOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ABORDAGEM TEMÁTICA, APREENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Comunicação Oral (CO) AT 03: Novas abordagens na pesquisa e no ensino de Química
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 56691
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 1084
    "inscrito_id" => 2589
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DE UMA ABORDAGEM TEMÁTICA COMO PROPOSTA DIDÁTICA PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS QUÍMICOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "A PESQUISA, DE NATUREZA QUALITATIVA, PAUTA-SE NA ABORDAGEM TEMÁTICA FREIREANA E TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM TEMÁTICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CONCEITOS QUÍMICOS. PARA TANTO, JULGAMOS O TEMA “COMBUSTÍVEIS DERIVADOS DO PETRÓLEO” POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO PARA ESTABELECER RELAÇÃO COM DIVERSOS CONCEITOS QUÍMICOS. A BUSCA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL FOI UTILIZADA COMO CAMINHO METODOLÓGICO PROVENDO SITUAÇÕES EM QUE OS ESTUDANTES PUDESSEM, A PARTIR DA CONTEXTUALIZAÇÃO, RELACIONAR CONCEITOS QUÍMICOS A CONTEXTOS DIVERSOS, ACREDITANDO QUE A ABORDAGEM TEMÁTICA FREIREANA, SERIA UM RECURSO FACILITADOR DO PROCESSO. A PESQUISA FOI REALIZADA EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE PERNAMBUCO, NO MUNICÍPIO DE CATENDE. PARTICIPARAM DA PESQUISA 7 (SETE) ESTUDANTES DO 2º (SEGUNDO) MÓDULO DO ENSINO MÉDIO NA MODALIDADE JOVENS E ADULTOS. COMO INSTRUMENTAIS DE PESQUISA, UTILIZAMOS ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA E OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE. OS DADOS COLETADOS FORAM GRAVADOS EM ÁUDIOS, PARA POSTERIOR ANÁLISE DE CONTEÚDO DE SEUS EXTRATOS. FORAM DEMONSTRADAS CONTRIBUIÇÕES DE TAL ESTRATÉGIA QUANDO OS ESTUDANTES DENOTARAM UMA MELHOR COMPREENSÃO DOS CONCEITOS ESTUDADOS, ALCANÇANDO À SIGNIFICAÇÃO DOS CONCEITOS DA QUÍMICA, A PARTIR DA ARTICULAÇÃO DE CONCEITOS QUÍMICOS EM CONTEXTOS DIVERSOS, AO MESMO TEMPO EM QUE DEMONSTRARAM AMPLIAÇÃO DA ZONA CONCEITUAL, CONVERGINDO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 03: Novas abordagens na pesquisa e no ensino de Química"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ABORDAGEM TEMÁTICA, APREENDIZAGEM SIGNIFICATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA3_ID2589_02082019115159.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAÍS MARIA SANTOS COSTA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "THAÍS SANTOS "
    "autor_email" => "thaisscs.20@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPE "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 56691
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 1084
    "inscrito_id" => 2589
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DE UMA ABORDAGEM TEMÁTICA COMO PROPOSTA DIDÁTICA PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS QUÍMICOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "A PESQUISA, DE NATUREZA QUALITATIVA, PAUTA-SE NA ABORDAGEM TEMÁTICA FREIREANA E TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM TEMÁTICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CONCEITOS QUÍMICOS. PARA TANTO, JULGAMOS O TEMA “COMBUSTÍVEIS DERIVADOS DO PETRÓLEO” POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO PARA ESTABELECER RELAÇÃO COM DIVERSOS CONCEITOS QUÍMICOS. A BUSCA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL FOI UTILIZADA COMO CAMINHO METODOLÓGICO PROVENDO SITUAÇÕES EM QUE OS ESTUDANTES PUDESSEM, A PARTIR DA CONTEXTUALIZAÇÃO, RELACIONAR CONCEITOS QUÍMICOS A CONTEXTOS DIVERSOS, ACREDITANDO QUE A ABORDAGEM TEMÁTICA FREIREANA, SERIA UM RECURSO FACILITADOR DO PROCESSO. A PESQUISA FOI REALIZADA EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE PERNAMBUCO, NO MUNICÍPIO DE CATENDE. PARTICIPARAM DA PESQUISA 7 (SETE) ESTUDANTES DO 2º (SEGUNDO) MÓDULO DO ENSINO MÉDIO NA MODALIDADE JOVENS E ADULTOS. COMO INSTRUMENTAIS DE PESQUISA, UTILIZAMOS ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA E OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE. OS DADOS COLETADOS FORAM GRAVADOS EM ÁUDIOS, PARA POSTERIOR ANÁLISE DE CONTEÚDO DE SEUS EXTRATOS. FORAM DEMONSTRADAS CONTRIBUIÇÕES DE TAL ESTRATÉGIA QUANDO OS ESTUDANTES DENOTARAM UMA MELHOR COMPREENSÃO DOS CONCEITOS ESTUDADOS, ALCANÇANDO À SIGNIFICAÇÃO DOS CONCEITOS DA QUÍMICA, A PARTIR DA ARTICULAÇÃO DE CONCEITOS QUÍMICOS EM CONTEXTOS DIVERSOS, AO MESMO TEMPO EM QUE DEMONSTRARAM AMPLIAÇÃO DA ZONA CONCEITUAL, CONVERGINDO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 03: Novas abordagens na pesquisa e no ensino de Química"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ABORDAGEM TEMÁTICA, APREENDIZAGEM SIGNIFICATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA3_ID2589_02082019115159.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAÍS MARIA SANTOS COSTA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "THAÍS SANTOS "
    "autor_email" => "thaisscs.20@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPE "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

A PESQUISA, DE NATUREZA QUALITATIVA, PAUTA-SE NA ABORDAGEM TEMÁTICA FREIREANA E TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM TEMÁTICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CONCEITOS QUÍMICOS. PARA TANTO, JULGAMOS O TEMA “COMBUSTÍVEIS DERIVADOS DO PETRÓLEO” POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO PARA ESTABELECER RELAÇÃO COM DIVERSOS CONCEITOS QUÍMICOS. A BUSCA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL FOI UTILIZADA COMO CAMINHO METODOLÓGICO PROVENDO SITUAÇÕES EM QUE OS ESTUDANTES PUDESSEM, A PARTIR DA CONTEXTUALIZAÇÃO, RELACIONAR CONCEITOS QUÍMICOS A CONTEXTOS DIVERSOS, ACREDITANDO QUE A ABORDAGEM TEMÁTICA FREIREANA, SERIA UM RECURSO FACILITADOR DO PROCESSO. A PESQUISA FOI REALIZADA EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE PERNAMBUCO, NO MUNICÍPIO DE CATENDE. PARTICIPARAM DA PESQUISA 7 (SETE) ESTUDANTES DO 2º (SEGUNDO) MÓDULO DO ENSINO MÉDIO NA MODALIDADE JOVENS E ADULTOS. COMO INSTRUMENTAIS DE PESQUISA, UTILIZAMOS ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA E OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE. OS DADOS COLETADOS FORAM GRAVADOS EM ÁUDIOS, PARA POSTERIOR ANÁLISE DE CONTEÚDO DE SEUS EXTRATOS. FORAM DEMONSTRADAS CONTRIBUIÇÕES DE TAL ESTRATÉGIA QUANDO OS ESTUDANTES DENOTARAM UMA MELHOR COMPREENSÃO DOS CONCEITOS ESTUDADOS, ALCANÇANDO À SIGNIFICAÇÃO DOS CONCEITOS DA QUÍMICA, A PARTIR DA ARTICULAÇÃO DE CONCEITOS QUÍMICOS EM CONTEXTOS DIVERSOS, AO MESMO TEMPO EM QUE DEMONSTRARAM AMPLIAÇÃO DA ZONA CONCEITUAL, CONVERGINDO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.