A PRESENTE DISSERTAÇÃO CONSISTE NA ELABORAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA E DE UM PRODUTO EDUCACIONAL, POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVOS PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA FÍSICA ONDULATÓRIA, UTILIZANDO ORGANIZADORES AVANÇADOS COMO UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO NA PREPARAÇÃO DOS ALUNOS PARA O ENTENDIMENTO DA EQUAÇÃO DA ONDA ESTACIONÁRIA. PARA TANTO, FUNDAMENTAMOS ESSE ESTUDO E A ELABORAÇÃO DOS APARATOS EDUCACIONAIS CONSTRUÍDOS A PARTIR DELE, NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE DAVID AUSUBEL (1968) E MARCO ANTÔNIO MOREIRA (1997). BUSCAMOS, COM ISSO, MINIMIZAR AS DIFICULDADES RELACIONADAS AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CONCEITOS FÍSICOS, ESPECIALMENTE NO TOCANTE AO CONTEÚDO DE ONDAS E FACILITAR A APRENDIZAGEM E A COMPREENSÃO DE ALGUMAS PROPRIEDADES DAS ONDAS ESTACIONÁRIAS E DAS RELAÇÕES MATEMÁTICAS EXISTENTES NAS GRANDEZAS ENVOLVIDAS. DENTRE OS RESULTADOS OBTIDOS POR MEIO DA APLICAÇÃO DO PRODUTO E DA ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS, É POSSÍVEL INFORMAR QUE ALGUNS ALUNOS CONSEGUIRAM ATINGIR NÍVEIS DE SOFISTICAÇÃO DA APRENDIZAGEM E DE APRIMORAMENTO DAS RESPOSTAS, NÃO VERIFICADOS NO INÍCIO DA ATIVIDADE PROPOSTA, CONSEGUINDO COMPREENDER DE FORMA ADEQUADA COMO SÃO ESTABELECIDAS AS RELAÇÕES MATEMÁTICAS ENTRE AS GRANDEZAS PRESENTES NA EQUAÇÃO DA ONDA ESTACIONÁRIA.