USO SUSTENTÁVEL DOS RECURSOS NATURAIS: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE NÍVEL SUPERIOR NO MUNICÍPIO DE PATOS, PARAÍBA
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 57310 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 421 "inscrito_id" => 1284 "titulo" => "USO SUSTENTÁVEL DOS RECURSOS NATURAIS: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE NÍVEL SUPERIOR NO MUNICÍPIO DE PATOS, PARAÍBA" "resumo" => "A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS DE MODO SUSTENTÁVEL É FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE SOCIEDADES ECOLOGICAMENTE SUSTENTÁVEIS. ESTE ESTUDO OBJETIVOU CONHECER A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE NÍVEL SUPERIOR DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE PATOS, PARAÍBA, SOBRE O USO SUSTENTÁVEL DOS RECURSOS NATURAIS. FORAM ENTREVISTADOS 18 ESTUDANTES DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE PATOS, PARAÍBA. A PESQUISA ENVOLVE ALUNOS DE PERÍODOS INICIAIS (55,6%) E PRÓXIMOS À CONCLUSÃO (44,4%) DO CURSO. O QUESTIONÁRIO FOI CONSTITUÍDO POR SETE AFIRMATIVAS, SEGUNDO O MODELO DE ESCALA DE LIKERT, E CINCO QUESTÕES DISCURSIVAS RELACIONADAS ÀS AÇÕES SUSTENTÁVEIS, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PERTINENTES AO AMBIENTE ACADÊMICO. OS ESTUDANTES AFIRMARAM COMPREENDER O SIGNIFICADO DE SUSTENTABILIDADE (66,7%) E AÇÕES SUSTENTÁVEIS (83,3%), NA QUAL SE PERCEBEU QUE ELES ERAM CONSCIENTES E SENSIBILIZADOS PARA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, RELACIONADOS A PRÁTICAS ADOTADAS NO COTIDIANO. TODAVIA, GRANDE PARTE DOS ALUNOS TEVE UMA VISÃO LIMITADA SOBRE OS SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS (61,1%) E CARÊNCIA DE PUBLICAÇÃO NA ÁREA (77,8%). CONFORME A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES ENTREVISTADOS, O USO SUSTENTÁVEL DOS RECURSOS NATURAIS PROPORCIONA DIVERSOS BENEFÍCIOS, TAIS COMO A REDUÇÃO DA POLUIÇÃO (55,6%) E AQUECIMENTO GLOBAL (22,2%), CONSERVAÇÃO DA NATUREZA (38,9%), ACRÉSCIMO NA DISPONIBILIDADE DOS RECURSOS HÍDRICOS (77,8%) E DIMINUIÇÃO DA DEGRADAÇÃO AMBIENTAL (44,4%). É FUNDAMENTAL O USO SUSTENTÁVEL DOS RECURSOS NATURAIS PENSANDO NA CONDIÇÃO AMBIENTAL E MELHORIAS NA QUALIDADE DE VIDA, AO DESENVOLVER PRÁTICAS QUE PERMITAM A SUSTENTABILIDADE POR MEIO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA REDUZIR OS RISCOS PROVOCADOS À NATUREZA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 07: Ciências da Natureza e suas abordagens" "palavra_chave" => "SUSTENTABILIDADE, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA7_ID1284_01072019152125.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAYNÁ KELLY FORMIGA DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "THAYNÁ KELLY" "autor_email" => "thaynak98@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 57310 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 421 "inscrito_id" => 1284 "titulo" => "USO SUSTENTÁVEL DOS RECURSOS NATURAIS: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE NÍVEL SUPERIOR NO MUNICÍPIO DE PATOS, PARAÍBA" "resumo" => "A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS DE MODO SUSTENTÁVEL É FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE SOCIEDADES ECOLOGICAMENTE SUSTENTÁVEIS. ESTE ESTUDO OBJETIVOU CONHECER A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE NÍVEL SUPERIOR DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE PATOS, PARAÍBA, SOBRE O USO SUSTENTÁVEL DOS RECURSOS NATURAIS. FORAM ENTREVISTADOS 18 ESTUDANTES DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE PATOS, PARAÍBA. A PESQUISA ENVOLVE ALUNOS DE PERÍODOS INICIAIS (55,6%) E PRÓXIMOS À CONCLUSÃO (44,4%) DO CURSO. O QUESTIONÁRIO FOI CONSTITUÍDO POR SETE AFIRMATIVAS, SEGUNDO O MODELO DE ESCALA DE LIKERT, E CINCO QUESTÕES DISCURSIVAS RELACIONADAS ÀS AÇÕES SUSTENTÁVEIS, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PERTINENTES AO AMBIENTE ACADÊMICO. OS ESTUDANTES AFIRMARAM COMPREENDER O SIGNIFICADO DE SUSTENTABILIDADE (66,7%) E AÇÕES SUSTENTÁVEIS (83,3%), NA QUAL SE PERCEBEU QUE ELES ERAM CONSCIENTES E SENSIBILIZADOS PARA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, RELACIONADOS A PRÁTICAS ADOTADAS NO COTIDIANO. TODAVIA, GRANDE PARTE DOS ALUNOS TEVE UMA VISÃO LIMITADA SOBRE OS SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS (61,1%) E CARÊNCIA DE PUBLICAÇÃO NA ÁREA (77,8%). CONFORME A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES ENTREVISTADOS, O USO SUSTENTÁVEL DOS RECURSOS NATURAIS PROPORCIONA DIVERSOS BENEFÍCIOS, TAIS COMO A REDUÇÃO DA POLUIÇÃO (55,6%) E AQUECIMENTO GLOBAL (22,2%), CONSERVAÇÃO DA NATUREZA (38,9%), ACRÉSCIMO NA DISPONIBILIDADE DOS RECURSOS HÍDRICOS (77,8%) E DIMINUIÇÃO DA DEGRADAÇÃO AMBIENTAL (44,4%). É FUNDAMENTAL O USO SUSTENTÁVEL DOS RECURSOS NATURAIS PENSANDO NA CONDIÇÃO AMBIENTAL E MELHORIAS NA QUALIDADE DE VIDA, AO DESENVOLVER PRÁTICAS QUE PERMITAM A SUSTENTABILIDADE POR MEIO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA REDUZIR OS RISCOS PROVOCADOS À NATUREZA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 07: Ciências da Natureza e suas abordagens" "palavra_chave" => "SUSTENTABILIDADE, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA7_ID1284_01072019152125.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAYNÁ KELLY FORMIGA DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "THAYNÁ KELLY" "autor_email" => "thaynak98@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }