Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ATIVIDADE DE ENSINO DO PET QUÍMICA IFPB: UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA DE TEMAS INTERDISCIPLINARES

Palavra-chaves: INTERDISCIPLINARIDADE, ENSINO DE QUÍMICA, CICLO DE PALESTRAS Comunicação Oral (CO) AT 03: Novas abordagens na pesquisa e no ensino de Química
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 56546
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 462
    "inscrito_id" => 1773
    "titulo" => "ATIVIDADE DE ENSINO DO PET QUÍMICA IFPB: UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA DE TEMAS INTERDISCIPLINARES"
    "resumo" => "A CIÊNCIA QUÍMICA É IMPRETERIVELMENTE IMPORTANTE NA COMPREENSÃO DO MUNDO E NAS SUAS TRANSFORMAÇÕES, COMO POR EXEMPLO, QUANDO SE ENFATIZA O CONTEXTO HISTÓRICO, AS TECNOLOGIAS E OS FENÔMENOS NATURAIS. DENTRO DESSA PERSPECTIVA, ESTE TRABALHO OBJETIVOU APRESENTAR UMA ATIVIDADE DE ENSINO COM TEMAS DIVERSIFICADOS INTERDISCIPLINARES QUE ESTÃO PRESENTES NO COTIDIANO DOS DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA, DO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA (IFPB), CAMPUS JOÃO PESSOA, ENTRETANTO, NÃO FAZEM PARTE DA MATRIZ CURRICULAR DO REFERIDO CURSO. SENDO ASSIM, TAL ATIVIDADE É DENOMINADA “CICLO DE PALESTRAS” E É OFERECIDA PELO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET QUÍMICA, DA SUPRACITADA INSTITUIÇÃO. SOB ESSE VIÉS, FORAM APRESENTADAS DUAS PALESTRAS COM DIFERENTES TEMÁTICAS, PELOS PETIANOS, LICENCIANDOS DO CURSO DE QUÍMICA. A INVESTIGAÇÃO SE DEU NO PRESSUPOSTO DE UMA PESQUISA QUALITATIVA E DE CUNHO PARTICIPANTE. PARA COLETA DE DADOS FORAM APLICADOS DOIS QUESTIONÁRIOS, UM DE SONDAGEM E OUTRO FINAL. OS RESULTADOS INDICARAM QUE ESTA PRÁXIS PROPORCIONOU UM GANHO NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS PARTICIPANTES, COMO DOCENTES EM FORMAÇÃO, DEVIDO A NÃO SE LIMITAR A MATRIZ CURRICULAR DO CURSO, DESPERTANDO UM SENSO CRÍTICO E UMA COMPREENSÃO DE SABERES CIENTÍFICOS DE FORMA CLARA E CONSISTENTE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 03: Novas abordagens na pesquisa e no ensino de Química"
    "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, ENSINO DE QUÍMICA, CICLO DE PALESTRAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA3_ID1773_01072019174013.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAMILLA KAROLINE PEREIRA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "KAMILLA RODRIGUES"
    "autor_email" => "rodriguess.kamilla@gmail."
    "autor_ies" => "IFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 56546
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 462
    "inscrito_id" => 1773
    "titulo" => "ATIVIDADE DE ENSINO DO PET QUÍMICA IFPB: UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA DE TEMAS INTERDISCIPLINARES"
    "resumo" => "A CIÊNCIA QUÍMICA É IMPRETERIVELMENTE IMPORTANTE NA COMPREENSÃO DO MUNDO E NAS SUAS TRANSFORMAÇÕES, COMO POR EXEMPLO, QUANDO SE ENFATIZA O CONTEXTO HISTÓRICO, AS TECNOLOGIAS E OS FENÔMENOS NATURAIS. DENTRO DESSA PERSPECTIVA, ESTE TRABALHO OBJETIVOU APRESENTAR UMA ATIVIDADE DE ENSINO COM TEMAS DIVERSIFICADOS INTERDISCIPLINARES QUE ESTÃO PRESENTES NO COTIDIANO DOS DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA, DO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA (IFPB), CAMPUS JOÃO PESSOA, ENTRETANTO, NÃO FAZEM PARTE DA MATRIZ CURRICULAR DO REFERIDO CURSO. SENDO ASSIM, TAL ATIVIDADE É DENOMINADA “CICLO DE PALESTRAS” E É OFERECIDA PELO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET QUÍMICA, DA SUPRACITADA INSTITUIÇÃO. SOB ESSE VIÉS, FORAM APRESENTADAS DUAS PALESTRAS COM DIFERENTES TEMÁTICAS, PELOS PETIANOS, LICENCIANDOS DO CURSO DE QUÍMICA. A INVESTIGAÇÃO SE DEU NO PRESSUPOSTO DE UMA PESQUISA QUALITATIVA E DE CUNHO PARTICIPANTE. PARA COLETA DE DADOS FORAM APLICADOS DOIS QUESTIONÁRIOS, UM DE SONDAGEM E OUTRO FINAL. OS RESULTADOS INDICARAM QUE ESTA PRÁXIS PROPORCIONOU UM GANHO NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS PARTICIPANTES, COMO DOCENTES EM FORMAÇÃO, DEVIDO A NÃO SE LIMITAR A MATRIZ CURRICULAR DO CURSO, DESPERTANDO UM SENSO CRÍTICO E UMA COMPREENSÃO DE SABERES CIENTÍFICOS DE FORMA CLARA E CONSISTENTE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 03: Novas abordagens na pesquisa e no ensino de Química"
    "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, ENSINO DE QUÍMICA, CICLO DE PALESTRAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA3_ID1773_01072019174013.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAMILLA KAROLINE PEREIRA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "KAMILLA RODRIGUES"
    "autor_email" => "rodriguess.kamilla@gmail."
    "autor_ies" => "IFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

A CIÊNCIA QUÍMICA É IMPRETERIVELMENTE IMPORTANTE NA COMPREENSÃO DO MUNDO E NAS SUAS TRANSFORMAÇÕES, COMO POR EXEMPLO, QUANDO SE ENFATIZA O CONTEXTO HISTÓRICO, AS TECNOLOGIAS E OS FENÔMENOS NATURAIS. DENTRO DESSA PERSPECTIVA, ESTE TRABALHO OBJETIVOU APRESENTAR UMA ATIVIDADE DE ENSINO COM TEMAS DIVERSIFICADOS INTERDISCIPLINARES QUE ESTÃO PRESENTES NO COTIDIANO DOS DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA, DO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA (IFPB), CAMPUS JOÃO PESSOA, ENTRETANTO, NÃO FAZEM PARTE DA MATRIZ CURRICULAR DO REFERIDO CURSO. SENDO ASSIM, TAL ATIVIDADE É DENOMINADA “CICLO DE PALESTRAS” E É OFERECIDA PELO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET QUÍMICA, DA SUPRACITADA INSTITUIÇÃO. SOB ESSE VIÉS, FORAM APRESENTADAS DUAS PALESTRAS COM DIFERENTES TEMÁTICAS, PELOS PETIANOS, LICENCIANDOS DO CURSO DE QUÍMICA. A INVESTIGAÇÃO SE DEU NO PRESSUPOSTO DE UMA PESQUISA QUALITATIVA E DE CUNHO PARTICIPANTE. PARA COLETA DE DADOS FORAM APLICADOS DOIS QUESTIONÁRIOS, UM DE SONDAGEM E OUTRO FINAL. OS RESULTADOS INDICARAM QUE ESTA PRÁXIS PROPORCIONOU UM GANHO NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS PARTICIPANTES, COMO DOCENTES EM FORMAÇÃO, DEVIDO A NÃO SE LIMITAR A MATRIZ CURRICULAR DO CURSO, DESPERTANDO UM SENSO CRÍTICO E UMA COMPREENSÃO DE SABERES CIENTÍFICOS DE FORMA CLARA E CONSISTENTE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.