ANGRY BIRDS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA COM O LANÇAMENTO OBLÍQUO
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 56500 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 548 "inscrito_id" => 1445 "titulo" => "ANGRY BIRDS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA COM O LANÇAMENTO OBLÍQUO" "resumo" => "ESTE TRABALHO BUSCA MOSTRAR A CONCLUSÃO DE UMA PROPOSTA APRESENTADA POR SILVA, GUEDES E CHAGAS (2018) NO III CONAPESC, REALIZADO EM CAMPINA GRANDE, RELATANDO COMO FOI A APLICAÇÃO DO JOGO DIGITAL ANGRY BIRDS EM UMA TURMA DO PRIMEIRO ANO DO CURSO DE INFORMÁTICA NA MODALIDADE INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE – IFRN/CAMPUS JOÃO CÂMARA. ESTE TRABALHO DISCUTE QUE UM JOGO DIGITAL PODE AUXILIAR O PROFESSOR DE FÍSICA NO ESTUDO DA MECÂNICA, MAIS ESPECIFICAMENTE EM LANÇAMENTO OBLÍQUO QUANDO SE É UTILIZADA UMA METODOLOGIA CAPAZ DE CONCILIAR O JOGO COM O CARÁTER CIENTÍFICO DO CONTEÚDO. COM A EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA, OS PROFISSIONAIS EM ENSINO DE FÍSICA TÊM BUSCADO ADAPTAR-SE A ESSA REALIDADE QUE PERMEIA OS AMBIENTES SOCIAIS, POIS OS ALUNOS, EM GERAL, SENTEM-SE MAIS MOTIVADOS A PARTICIPAR DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM POR INTERMÉDIO DAS NOVAS TECNOLOGIAS. NESTA PERSPECTIVA OS PROFESSORES PRECISAM TOMAR TAIS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS COMO SEUS ALIADOS. O BENEFÍCIO DA UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS COMO COMPUTADORES, TABLETES E VIDEOGAMES DURANTE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM É DISCUTIDO EM ALGUNS TRABALHOS CIENTÍFICOS DA ÁREA. PARA APLICAÇÃO DA ATIVIDADE FORAM UTILIZADAS 6 AULAS DE 45 MINUTOS CADA DISTRIBUÍDAS ESTRATEGICAMENTE PARA SUPRIR AS POSSÍVEIS DIFICULDADES. CONCLUÍMOS QUE COM A UTILIZAÇÃO DE UM JOGO DIGITAL EM SALA DE AULA, PODEMOS ALCANÇAR BONS RESULTADOS, TENDO EM VISTA QUE 70% DOS ALUNOS DA TURMA ALCANÇARAM OS OBJETIVOS QUE PREVIAMENTE ESTABELECEMOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02: Física e Astronomia: desafios na contemporaneidade" "palavra_chave" => "ANGRY BIRDS, LANÇAMENTO OBLÍQUO, ENSINO E APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA2_ID1445_01072019215832.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO PAULO DE LIMA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOÃO PAULO" "autor_email" => "robjp2011@gmail.com" "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 56500 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 548 "inscrito_id" => 1445 "titulo" => "ANGRY BIRDS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA COM O LANÇAMENTO OBLÍQUO" "resumo" => "ESTE TRABALHO BUSCA MOSTRAR A CONCLUSÃO DE UMA PROPOSTA APRESENTADA POR SILVA, GUEDES E CHAGAS (2018) NO III CONAPESC, REALIZADO EM CAMPINA GRANDE, RELATANDO COMO FOI A APLICAÇÃO DO JOGO DIGITAL ANGRY BIRDS EM UMA TURMA DO PRIMEIRO ANO DO CURSO DE INFORMÁTICA NA MODALIDADE INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE – IFRN/CAMPUS JOÃO CÂMARA. ESTE TRABALHO DISCUTE QUE UM JOGO DIGITAL PODE AUXILIAR O PROFESSOR DE FÍSICA NO ESTUDO DA MECÂNICA, MAIS ESPECIFICAMENTE EM LANÇAMENTO OBLÍQUO QUANDO SE É UTILIZADA UMA METODOLOGIA CAPAZ DE CONCILIAR O JOGO COM O CARÁTER CIENTÍFICO DO CONTEÚDO. COM A EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA, OS PROFISSIONAIS EM ENSINO DE FÍSICA TÊM BUSCADO ADAPTAR-SE A ESSA REALIDADE QUE PERMEIA OS AMBIENTES SOCIAIS, POIS OS ALUNOS, EM GERAL, SENTEM-SE MAIS MOTIVADOS A PARTICIPAR DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM POR INTERMÉDIO DAS NOVAS TECNOLOGIAS. NESTA PERSPECTIVA OS PROFESSORES PRECISAM TOMAR TAIS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS COMO SEUS ALIADOS. O BENEFÍCIO DA UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS COMO COMPUTADORES, TABLETES E VIDEOGAMES DURANTE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM É DISCUTIDO EM ALGUNS TRABALHOS CIENTÍFICOS DA ÁREA. PARA APLICAÇÃO DA ATIVIDADE FORAM UTILIZADAS 6 AULAS DE 45 MINUTOS CADA DISTRIBUÍDAS ESTRATEGICAMENTE PARA SUPRIR AS POSSÍVEIS DIFICULDADES. CONCLUÍMOS QUE COM A UTILIZAÇÃO DE UM JOGO DIGITAL EM SALA DE AULA, PODEMOS ALCANÇAR BONS RESULTADOS, TENDO EM VISTA QUE 70% DOS ALUNOS DA TURMA ALCANÇARAM OS OBJETIVOS QUE PREVIAMENTE ESTABELECEMOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02: Física e Astronomia: desafios na contemporaneidade" "palavra_chave" => "ANGRY BIRDS, LANÇAMENTO OBLÍQUO, ENSINO E APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA2_ID1445_01072019215832.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO PAULO DE LIMA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOÃO PAULO" "autor_email" => "robjp2011@gmail.com" "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }