A ELABORAÇÃO DE CAMINHOS QUE PROPICIEM A COMPREENSÃO E A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DO PEDAGOGO FORA DA ESCOLA CONFIGURA UMA TAREFA DE GRANDE IMPORTÂNCIA NO CONTEXTO ATUAL, UMA VEZ QUE É ESSENCIAL QUE SE ENTENDA COMO E POR QUAIS VERTENTES A PEDAGOGIA SOCIAL SE REALIZA NO ÂMBITO CONTEMPORÂNEO E COMO ELA PODE CONTRIBUIR NA VIABILIZAÇÃO E CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE INCLUSÃO DAS CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS. SE TORNA EVIDENTE O FATO DE QUE A EDUCAÇÃO NÃO OCORRE UNICAMENTE NOS ESPAÇOS FORMAIS, ONDE HÁ O PROCESSO DE ENSINO DOS SABERES SISTEMATIZADOS E SOCIALMENTE ACEITOS COMO VÁLIDOS, MAS QUE ELA ESTÁ EM TODOS OS ESPAÇOS DA VIDA HUMANA. TEM-SE, POIS, A NECESSIDADE DE CONHECER E ENTENDER COMO ESTES PROCESSOS DESENCADEIAM MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO ATUAL. MEDIANTE TAIS QUESTÕES INERENTES AO CONTEXTO SOCIAL EDUCACIONAL, PERCEBE-SE QUE HÁ UMA ÊNFASE SUPERIOR AO PROCESSO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA DECORRENTE NO ÂMBITO ESCOLAR EM DETRIMENTO AOS DEMAIS ESPAÇOS NÃO ESCOLARES, ESPAÇOS ESTES QUE TAMBÉM PERMEIAM A VIDA HUMANA E, PORTANTO, SÃO ESPAÇOS QUE PODEM VIR A POSSIBILITAR A INCLUSÃO SOCIAL. É IMPRESCINDÍVEL, ENTÃO, DESTACAR QUE O PROCESSO FORMATIVO DENOMINADO EDUCAÇÃO TORNA-SE O PRINCIPAL RESPONSÁVEL POR OPORTUNIZAR CONDIÇÕES E POSSIBILIDADES DE SOCIALIZAÇÃO E, POR CONSEGUINTE, INCLUSÃO DO SER HUMANO COM OUTROS SERES HUMANOS, PERMITINDO QUE O MESMO CONVIVA COM UMA VASTA DIVERSIDADE CULTURAL E SOCIAL, E, DESTE MODO, TODOS PODEM CONSTRUIR E DESENVOLVER A SUA PRÓPRIA IDENTIDADE ENQUANTO SUJEITO SÓCIO HISTÓRICO MEDIANTE ESTAS INTERAÇÕES SOCIAIS.