A APROPRIAÇÃO DE DIFERENTES RECURSOS DIDÁTICOS, ESTRATÉGIAS E METODOLOGIAS DE ENSINO INTERATIVAS E INOVADORAS POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA VÊM CONSTRUINDO DE FORMA PROCESSUAL E CONTÍNUA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE. NESSE SENTIDO, PODEMOS CONSIDERAR QUE OS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL SÃO GRANDES POTENCIALIZADORES DA EDUCAÇÃO, PRINCIPALMENTE QUANDO SE TRATA DO ENSINO DAS CIÊNCIAS, EMBORA ESTES NÃO SEJAM MUITO UTILIZADOS NA PRÁTICA ESCOLAR, APESAR DO SEU POTENCIAL EDUCATIVO PARA AS DISCIPLINAS DE BIOLOGIA, QUÍMICA E FÍSICA. PORTANTO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É IDENTIFICAR AS POTENCIALIDADES DA USINA CRUANGI, TAMBÉM CHAMADA DE “COAF” (COOPERATIVA DO AGRONEGÓCIO DOS FORNECEDORES DE CANA-DE-AÇÚCAR), COMO ESPAÇO DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E SUAS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA, ASSIM COMO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA ÁREA DE CIÊNCIAS NATURAIS. OS PRINCIPAIS RESULTADOS APONTAM QUE A ASSOCIAÇÃO ENTRE A PRÁTICA EDUCATIVA A SER DESENVOLVIDA NA USINA CRUANGI EM CONJUNTO COM O ENSINO ESCOLAR FORMAL PODEM AGREGAR VALORES E SABERES ÚNICOS PARA DISCENTES E DOCENTES NO ENSINO DAS CIÊNCIAS, CONTRIBUINDO PARA A ELEVAÇÃO DA QUALIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.