A OFICINA PEDAGÓGICA COMO INSTRUMENTO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 56400 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 821 "inscrito_id" => 2583 "titulo" => "A OFICINA PEDAGÓGICA COMO INSTRUMENTO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO RELATA A VIVÊNCIA DE UMA OFICINA PEDAGÓGICA, CUJA PROPOSTA ABORDOU A TEMÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DA CONFECÇÃO DE PLACAS INTERPRETATIVAS E DE CONSCIENTIZAÇÃO PELA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE. AO TRABALHAR A TEMÁTICA AMBIENTAL JUNTAMENTE COM A OFICINA PEDAGÓGICA BUSCOU-SE CONTEXTUALIZAR E APROXIMAR O EDUCANDO DE SUA REALIDADE PERMITINDO A INTEGRAÇÃO ENTRE OS DIFERENTES SABERES, OPINIÕES E VISÕES DE MUNDO, BEM COMO RESSALTAR A IMPORTÂNCIA DO SABER ECOLÓGICO NA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CONSCIENTES CAPAZES DE TRANSFORMAR AÇÕES E COMPORTAMENTOS EM RELAÇÃO A NATUREZA E AO ESPAÇO EM QUE ESTÃO INSERIDOS. A OFICINA FOI REALIZADA NA SEMANA DO MEIO AMBIENTE, ESPECIFICAMENTE NO DIA 06 DE JUNHO DE 2019, E TEVE COMO PÚBLICO ALVO ALUNOS DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE/PB. PERCEBEU-SE QUE A INTERVENÇÃO NA ESCOLA MUNICIPAL CEAI GOVERNADOR ANTÔNIO MARIZ FOI BEM ACOLHIDA PELOS ALUNOS E POSSIBILITOU UMA MAIOR INTERAÇÃO ALUNO-ALUNO E ALUNO-PROFESSOR, BEM COMO PROMOVEU O CONTATO DIRETO COM A TEMÁTICA OFERTADA PELO EDUCADOR PROPORCIONANDO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE FORMA COLETIVA E PARTICIPATIVA. DESSA FORMA, CONCLUIU-SE QUE A OFICINA PEDAGÓGICA É UMA FERRAMENTA BENÉFICA TANTO NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES, COMO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, UMA VEZ QUE PERMITIU UM MAIOR PROTAGONISMO DOS EDUCANDOS E DESPERTOU A CRIATIVIDADE, AUTONOMIA E MOBILIZAÇÃO DOS MESMOS, CONCEBENDO UM CONHECIMENTO SIGNIFICATIVO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 07: Ciências da Natureza e suas abordagens" "palavra_chave" => "OFICINA PEDAGÓGICA, PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ENSINO DE CIÊNCIAS, ENSINO DE CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD4_SA7_ID2583_31072019133722.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IORANA RAIANE COSTA BATISTA" "autor_nome_curto" => "IORANA RAIANE" "autor_email" => "yorrana5h@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 56400 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 821 "inscrito_id" => 2583 "titulo" => "A OFICINA PEDAGÓGICA COMO INSTRUMENTO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO RELATA A VIVÊNCIA DE UMA OFICINA PEDAGÓGICA, CUJA PROPOSTA ABORDOU A TEMÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DA CONFECÇÃO DE PLACAS INTERPRETATIVAS E DE CONSCIENTIZAÇÃO PELA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE. AO TRABALHAR A TEMÁTICA AMBIENTAL JUNTAMENTE COM A OFICINA PEDAGÓGICA BUSCOU-SE CONTEXTUALIZAR E APROXIMAR O EDUCANDO DE SUA REALIDADE PERMITINDO A INTEGRAÇÃO ENTRE OS DIFERENTES SABERES, OPINIÕES E VISÕES DE MUNDO, BEM COMO RESSALTAR A IMPORTÂNCIA DO SABER ECOLÓGICO NA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CONSCIENTES CAPAZES DE TRANSFORMAR AÇÕES E COMPORTAMENTOS EM RELAÇÃO A NATUREZA E AO ESPAÇO EM QUE ESTÃO INSERIDOS. A OFICINA FOI REALIZADA NA SEMANA DO MEIO AMBIENTE, ESPECIFICAMENTE NO DIA 06 DE JUNHO DE 2019, E TEVE COMO PÚBLICO ALVO ALUNOS DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE/PB. PERCEBEU-SE QUE A INTERVENÇÃO NA ESCOLA MUNICIPAL CEAI GOVERNADOR ANTÔNIO MARIZ FOI BEM ACOLHIDA PELOS ALUNOS E POSSIBILITOU UMA MAIOR INTERAÇÃO ALUNO-ALUNO E ALUNO-PROFESSOR, BEM COMO PROMOVEU O CONTATO DIRETO COM A TEMÁTICA OFERTADA PELO EDUCADOR PROPORCIONANDO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE FORMA COLETIVA E PARTICIPATIVA. DESSA FORMA, CONCLUIU-SE QUE A OFICINA PEDAGÓGICA É UMA FERRAMENTA BENÉFICA TANTO NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES, COMO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, UMA VEZ QUE PERMITIU UM MAIOR PROTAGONISMO DOS EDUCANDOS E DESPERTOU A CRIATIVIDADE, AUTONOMIA E MOBILIZAÇÃO DOS MESMOS, CONCEBENDO UM CONHECIMENTO SIGNIFICATIVO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 07: Ciências da Natureza e suas abordagens" "palavra_chave" => "OFICINA PEDAGÓGICA, PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ENSINO DE CIÊNCIAS, ENSINO DE CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD4_SA7_ID2583_31072019133722.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IORANA RAIANE COSTA BATISTA" "autor_nome_curto" => "IORANA RAIANE" "autor_email" => "yorrana5h@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }