O PRESENTE TRABALHO RELATA A VIVÊNCIA DE UMA OFICINA PEDAGÓGICA, CUJA PROPOSTA ABORDOU A TEMÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DA CONFECÇÃO DE PLACAS INTERPRETATIVAS E DE CONSCIENTIZAÇÃO PELA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE. AO TRABALHAR A TEMÁTICA AMBIENTAL JUNTAMENTE COM A OFICINA PEDAGÓGICA BUSCOU-SE CONTEXTUALIZAR E APROXIMAR O EDUCANDO DE SUA REALIDADE PERMITINDO A INTEGRAÇÃO ENTRE OS DIFERENTES SABERES, OPINIÕES E VISÕES DE MUNDO, BEM COMO RESSALTAR A IMPORTÂNCIA DO SABER ECOLÓGICO NA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CONSCIENTES CAPAZES DE TRANSFORMAR AÇÕES E COMPORTAMENTOS EM RELAÇÃO A NATUREZA E AO ESPAÇO EM QUE ESTÃO INSERIDOS. A OFICINA FOI REALIZADA NA SEMANA DO MEIO AMBIENTE, ESPECIFICAMENTE NO DIA 06 DE JUNHO DE 2019, E TEVE COMO PÚBLICO ALVO ALUNOS DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE/PB. PERCEBEU-SE QUE A INTERVENÇÃO NA ESCOLA MUNICIPAL CEAI GOVERNADOR ANTÔNIO MARIZ FOI BEM ACOLHIDA PELOS ALUNOS E POSSIBILITOU UMA MAIOR INTERAÇÃO ALUNO-ALUNO E ALUNO-PROFESSOR, BEM COMO PROMOVEU O CONTATO DIRETO COM A TEMÁTICA OFERTADA PELO EDUCADOR PROPORCIONANDO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE FORMA COLETIVA E PARTICIPATIVA. DESSA FORMA, CONCLUIU-SE QUE A OFICINA PEDAGÓGICA É UMA FERRAMENTA BENÉFICA TANTO NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES, COMO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, UMA VEZ QUE PERMITIU UM MAIOR PROTAGONISMO DOS EDUCANDOS E DESPERTOU A CRIATIVIDADE, AUTONOMIA E MOBILIZAÇÃO DOS MESMOS, CONCEBENDO UM CONHECIMENTO SIGNIFICATIVO.