A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS NAS ESCOLAS É INDISCUTÍVEL, E A CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS ABORDADOS SÃO CRUCIAIS PARA A INTERNALIZAÇÃO. O ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS É UM CANAL PARA CONSTRUÇÃO DA VISÃO DE MUNDO E DOS FENÔMENOS QUE NELE OCORREM, COMO TAMBÉM É UM ESPAÇO PARA O DIÁLOGO CIENTÍFICO E CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL. ESSES FATORES CONTRIBUEM COM A DINÂMICA DA SOCIEDADE, E O DIÁLOGO NAS ESCOLAS DURANTE AS AULAS AGREGAM PARA EDUCAÇÃO CIDADÃ DOS ALUNOS. UMA ABORDAGEM EFICAZ NECESSITA DA INTEGRAÇÃO DAS DISCIPLINAS ESCOLARES, NO ENTANTO A INTERDISCIPLINARIDADE ENCONTRA DIFICULDADES NO TOCANTE AO ULTRAPASSAR AS BARREIRAS DE UM ENSINO FRAGMENTADO PARA QUE OS ALUNOS CONSIGAM TER UMA VISÃO GLOBAL DE MUNDO. POR ISSO O PRESENTE TRABALHO TROUXE COMO PROPOSTA A SENSIBILIZAÇÃO DO ALUNO PARA UM OLHAR CRÍTICO DIANTE DE SITUAÇÕES PROBLEMAS QUE O MUNDO OFERECE. INTERLIGANDO A BIOLOGIA COM AS DEMAIS DISCIPLINAS, OBJETIVOU-SE PROPICIAR A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DE UM TEMA COMUM AO ESTADO DE PERNAMBUCO QUE É A SÍNDROME CONGÊNITA DO ZICA VÍRUS, UTILIZANDO A TÉCNICA DO ZOOM E ESTANDO DE ACORDO COM OS REQUISITOS DOS PARÂMETROS NACIONAIS CURRICULARES. A INTERVENÇÃO FOI APLICADA NO IFPE-CAMPUS RECIFE E SE DEU EM VÁRIAS ETAPAS, SENDO A FINAL UMA OFICINA DE CONSTRUÇÃO DE ESQUEMAS APLICANDO A TÉCNICA. DIANTE DO QUE FOI CONSTRUÍDO, OS RESULTADOS MOSTRARAM O BENEFÍCIO DA TÉCNICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, IMPEDINDO QUE PROFESSOR E ESTUDANTE TENHAM O FOCO COMO FATOR LIMITANTE.