A DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL PODE SE TORNAR A GRANDE VILÃ DE MUITOS ALUNOS, DEVIDO A DIFICULDADE DE ASSIMILAÇÃO DE CONCEITOS TEÓRICOS. DIANTE DISSO, FAZ NECESSÁRIO O USO DE AULAS PRÁTICAS PARA A DEMONSTRAÇÃO DOS CONCEITOS. ESTE TRABALHO FOI REALIZADO A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E ANALISOU A CAPACIDADE DE ALUNOS NO ÚLTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RELACIONAR OS PRINCÍPIOS DAS LEIS DE NEWTON JÁ ESTUDADAS ANTERIORMENTE COM UMA AULA PRÁTICA. PARA ISSO, FOI APLICADO UM PRÉ-TESTE COM QUESTÕES OBJETIVAS PARTINDO DE PRÉVIOS CONHECIMENTOS DOS ALUNOS. EM SEGUIDA FOI REALIZADA UMA AULA PRÁTICA PARA A DEMONSTRAÇÃO DAS TRÊS LEIS DE NEWTON EM SALA DE AULA. E POR ÚLTIMO, FOI APLICADO UM PÓS-TESTE, COM QUESTÕES SUBJETIVAS REFERENTES A CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CONCEITOS COM A PRÁTICA.OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE OS ALUNOS SABEM APLICAR O CONHECIMENTO DO DIA A DIA EM SITUAÇÕES PRÁTICAS PORÉM, NO PÓS-TESTE DEMONSTRARAM UMA DIFICULDADE DE SE EXPRESSAREM ASSOCIANDO A PRÁTICA AOS CONCEITOS