Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

A UTILIZAÇÃO DE FILMES E SÉRIES COMO FERRAMENTA PARA UMA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA DILATAÇÃO DO TEMPO

Palavra-chaves: RELATIVIDADE RESTRITA, FÍSICA MODERNA, FÍSICA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Pôster (PO) AT 02: Física e Astronomia: desafios na contemporaneidade
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 56429
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 1010
    "inscrito_id" => 1551
    "titulo" => """
      A UTILIZAÇÃO DE FILMES E SÉRIES COMO FERRAMENTA PARA \r\n
      UMA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA DILATAÇÃO DO TEMPO
      """
    "resumo" => "ESTE TRABALHO APRESENTA UMA PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DE FILMES E SÉRIES COMO UMA FERRAMENTA DIDÁTICA PARA A INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA DILATAÇÃO DO TEMPO. NOS ÚLTIMOS ANOS, FOI NOTÓRIO OBSERVAR QUE A FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA TÊM SIDO POUCO EXPLORADAS NAS AULAS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO. TAL FATO PODE SER EXPLICADO POR ALGUMAS RAZÕES COMO: AS MUDANÇAS NO CURRÍCULO, O DESPREPARO DE ALGUNS PROFESSORES E A DIFICULDADE DE ABORDAR TAL CONTEÚDO PELO FATO DE SAIR UM POUCO DO SENSO COMUM. DIANTE DO EXPOSTO, SERIA POSSÍVEL UTILIZAR TRECHOS DE FILMES CINEMATOGRÁFICOS QUE ENVOLVEM A DILATAÇÃO DO TEMPO PARA O ESTUDO DA RELATIVIDADE? BASEADO NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL, A PROPOSTA SERIA REALIZADA ATRAVÉS DE UM MINICURSO, CONTENDO CINCO ETAPAS: 1ª) ETAPA É O PRÉ-TESTE: RESPONSÁVEL POR IDENTIFICAR OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS; 2ª) ETAPA É A APRESENTAÇÃO DOS ORGANIZADORES PRÉVIOS; 3ª) ETAPA: APRESENTAÇÃO DO OBJETO DE APRENDIZAGEM; 4ª) ETAPA É A APRESENTAÇÃO DO ORGANIZADOR EXPLICATIVO EM FORMA DE MAPAS CONCEITUAIS; 5ª) ETAPA É A APLICAÇÃO DO PÓS-TESTE E A AVALIAÇÃO DO CURSO. APÓS A APLICAÇÃO DO MINICURSO PROPOSTO ESPERA-SE QUE O ALUNO COMPREENDA O FENÔMENO DA DILATAÇÃO DO TEMPO SENDO CAPAZ DE IDENTIFICAR QUE A MAIORIA DAS CENAS DE FILMES ENVOLVENDO VIAGEM NO TEMPO ESTÁ EM DESACORDO COM A TEORIA E MOTIVANDO-O A CONHECER APLICAÇÕES DA RELATIVIDADE RESTRITA NA ATUALIDADE."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 02: Física e Astronomia: desafios na contemporaneidade"
    "palavra_chave" => "RELATIVIDADE RESTRITA, FÍSICA MODERNA, FÍSICA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD4_SA2_ID1551_01082019213638.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HUGO VITOR FREITAS GUEDES"
    "autor_nome_curto" => "HUGO GUEDES"
    "autor_email" => "hugo-fg2011@hotmail.com"
    "autor_ies" => "IFRN-CAMPUS JOÃO CÂMARA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 56429
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 1010
    "inscrito_id" => 1551
    "titulo" => """
      A UTILIZAÇÃO DE FILMES E SÉRIES COMO FERRAMENTA PARA \r\n
      UMA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA DILATAÇÃO DO TEMPO
      """
    "resumo" => "ESTE TRABALHO APRESENTA UMA PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DE FILMES E SÉRIES COMO UMA FERRAMENTA DIDÁTICA PARA A INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA DILATAÇÃO DO TEMPO. NOS ÚLTIMOS ANOS, FOI NOTÓRIO OBSERVAR QUE A FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA TÊM SIDO POUCO EXPLORADAS NAS AULAS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO. TAL FATO PODE SER EXPLICADO POR ALGUMAS RAZÕES COMO: AS MUDANÇAS NO CURRÍCULO, O DESPREPARO DE ALGUNS PROFESSORES E A DIFICULDADE DE ABORDAR TAL CONTEÚDO PELO FATO DE SAIR UM POUCO DO SENSO COMUM. DIANTE DO EXPOSTO, SERIA POSSÍVEL UTILIZAR TRECHOS DE FILMES CINEMATOGRÁFICOS QUE ENVOLVEM A DILATAÇÃO DO TEMPO PARA O ESTUDO DA RELATIVIDADE? BASEADO NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL, A PROPOSTA SERIA REALIZADA ATRAVÉS DE UM MINICURSO, CONTENDO CINCO ETAPAS: 1ª) ETAPA É O PRÉ-TESTE: RESPONSÁVEL POR IDENTIFICAR OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS; 2ª) ETAPA É A APRESENTAÇÃO DOS ORGANIZADORES PRÉVIOS; 3ª) ETAPA: APRESENTAÇÃO DO OBJETO DE APRENDIZAGEM; 4ª) ETAPA É A APRESENTAÇÃO DO ORGANIZADOR EXPLICATIVO EM FORMA DE MAPAS CONCEITUAIS; 5ª) ETAPA É A APLICAÇÃO DO PÓS-TESTE E A AVALIAÇÃO DO CURSO. APÓS A APLICAÇÃO DO MINICURSO PROPOSTO ESPERA-SE QUE O ALUNO COMPREENDA O FENÔMENO DA DILATAÇÃO DO TEMPO SENDO CAPAZ DE IDENTIFICAR QUE A MAIORIA DAS CENAS DE FILMES ENVOLVENDO VIAGEM NO TEMPO ESTÁ EM DESACORDO COM A TEORIA E MOTIVANDO-O A CONHECER APLICAÇÕES DA RELATIVIDADE RESTRITA NA ATUALIDADE."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 02: Física e Astronomia: desafios na contemporaneidade"
    "palavra_chave" => "RELATIVIDADE RESTRITA, FÍSICA MODERNA, FÍSICA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD4_SA2_ID1551_01082019213638.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HUGO VITOR FREITAS GUEDES"
    "autor_nome_curto" => "HUGO GUEDES"
    "autor_email" => "hugo-fg2011@hotmail.com"
    "autor_ies" => "IFRN-CAMPUS JOÃO CÂMARA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

ESTE TRABALHO APRESENTA UMA PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DE FILMES E SÉRIES COMO UMA FERRAMENTA DIDÁTICA PARA A INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA DILATAÇÃO DO TEMPO. NOS ÚLTIMOS ANOS, FOI NOTÓRIO OBSERVAR QUE A FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA TÊM SIDO POUCO EXPLORADAS NAS AULAS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO. TAL FATO PODE SER EXPLICADO POR ALGUMAS RAZÕES COMO: AS MUDANÇAS NO CURRÍCULO, O DESPREPARO DE ALGUNS PROFESSORES E A DIFICULDADE DE ABORDAR TAL CONTEÚDO PELO FATO DE SAIR UM POUCO DO SENSO COMUM. DIANTE DO EXPOSTO, SERIA POSSÍVEL UTILIZAR TRECHOS DE FILMES CINEMATOGRÁFICOS QUE ENVOLVEM A DILATAÇÃO DO TEMPO PARA O ESTUDO DA RELATIVIDADE? BASEADO NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL, A PROPOSTA SERIA REALIZADA ATRAVÉS DE UM MINICURSO, CONTENDO CINCO ETAPAS: 1ª) ETAPA É O PRÉ-TESTE: RESPONSÁVEL POR IDENTIFICAR OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS; 2ª) ETAPA É A APRESENTAÇÃO DOS ORGANIZADORES PRÉVIOS; 3ª) ETAPA: APRESENTAÇÃO DO OBJETO DE APRENDIZAGEM; 4ª) ETAPA É A APRESENTAÇÃO DO ORGANIZADOR EXPLICATIVO EM FORMA DE MAPAS CONCEITUAIS; 5ª) ETAPA É A APLICAÇÃO DO PÓS-TESTE E A AVALIAÇÃO DO CURSO. APÓS A APLICAÇÃO DO MINICURSO PROPOSTO ESPERA-SE QUE O ALUNO COMPREENDA O FENÔMENO DA DILATAÇÃO DO TEMPO SENDO CAPAZ DE IDENTIFICAR QUE A MAIORIA DAS CENAS DE FILMES ENVOLVENDO VIAGEM NO TEMPO ESTÁ EM DESACORDO COM A TEORIA E MOTIVANDO-O A CONHECER APLICAÇÕES DA RELATIVIDADE RESTRITA NA ATUALIDADE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.