ESTE TRABALHO APRESENTA UMA PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DE FILMES E SÉRIES COMO UMA FERRAMENTA DIDÁTICA PARA A INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA DILATAÇÃO DO TEMPO. NOS ÚLTIMOS ANOS, FOI NOTÓRIO OBSERVAR QUE A FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA TÊM SIDO POUCO EXPLORADAS NAS AULAS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO. TAL FATO PODE SER EXPLICADO POR ALGUMAS RAZÕES COMO: AS MUDANÇAS NO CURRÍCULO, O DESPREPARO DE ALGUNS PROFESSORES E A DIFICULDADE DE ABORDAR TAL CONTEÚDO PELO FATO DE SAIR UM POUCO DO SENSO COMUM. DIANTE DO EXPOSTO, SERIA POSSÍVEL UTILIZAR TRECHOS DE FILMES CINEMATOGRÁFICOS QUE ENVOLVEM A DILATAÇÃO DO TEMPO PARA O ESTUDO DA RELATIVIDADE? BASEADO NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL, A PROPOSTA SERIA REALIZADA ATRAVÉS DE UM MINICURSO, CONTENDO CINCO ETAPAS: 1ª) ETAPA É O PRÉ-TESTE: RESPONSÁVEL POR IDENTIFICAR OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS; 2ª) ETAPA É A APRESENTAÇÃO DOS ORGANIZADORES PRÉVIOS; 3ª) ETAPA: APRESENTAÇÃO DO OBJETO DE APRENDIZAGEM; 4ª) ETAPA É A APRESENTAÇÃO DO ORGANIZADOR EXPLICATIVO EM FORMA DE MAPAS CONCEITUAIS; 5ª) ETAPA É A APLICAÇÃO DO PÓS-TESTE E A AVALIAÇÃO DO CURSO. APÓS A APLICAÇÃO DO MINICURSO PROPOSTO ESPERA-SE QUE O ALUNO COMPREENDA O FENÔMENO DA DILATAÇÃO DO TEMPO SENDO CAPAZ DE IDENTIFICAR QUE A MAIORIA DAS CENAS DE FILMES ENVOLVENDO VIAGEM NO TEMPO ESTÁ EM DESACORDO COM A TEORIA E MOTIVANDO-O A CONHECER APLICAÇÕES DA RELATIVIDADE RESTRITA NA ATUALIDADE.