NA ARGENTINA, EM 2003, SURGE UM MOVIMENTO COM O OBJETIVO DE EXPANDIR A ACESSIBILIDADE AO MERCADO LITERÁRIO, TRANSFORMANDO AS CONCEPÇÕES E AS INFLUÊNCIAS AO CONSUMO A PARTIR DO APROVEITAMENTO DO PAPELÃO PARA A CONFECÇÃO DE LIVROS. COM ESSA NOVA FORMA DE CONFECÇÃO, ENVOLVERAM-SE CATADORES DE LIXO E DIVERSAS PESSOAS QUE, JUNTOS, BUSCARAM PROPORCIONAR UMA LEITURA COMUM A TODOS, JÁ QUE TINHA BAIXO CUSTO NO PROCESSO DE PRODUÇÃO. O MOVIMENTO CARTONERO CHEGA AO BRASIL EM 2007 E SE ESPALHA PELO PAÍS. DESSA FORMA, O PRINCIPAL OBJETIVO DO PRESENTE ESTUDO É EXAMINAR AS NOVAS APRENDIZAGENS ATIVADAS PELO MOVIMENTO CARTONERO, ASSIM COMO RECONHECER RELAÇÕES COM PROCESSOS DE EXERCÍCIO DA CIDADANIA AMBIENTAL, CARACTERIZANDO OS AMBIENTES RELACIONADOS A ESSE MOVIMENTO COMO ESPAÇOS INFORMAIS MEDIADORES DE APRENDIZAGENS. TEMOS POR PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, ANÁLISES BIBLIOGRÁFICAS, TRABALHO EM CAMPO COM A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E POSTERIOR ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS. UTILIZANDO-SE DE UM CONVITE A FAZER PARTE DE UMA NOVA PROPOSTA PARA SE PRODUZIR LIVROS, O MOVIMENTO CARTONERO SE BASEIA NO CONTEÚDO QUE NELE HABITA E NA CONSEQUÊNCIA QUE ESTE TEM NA VIDA DOS INDIVÍDUOS, TENDO COMO PRODUTO UMA APRENDIZAGEM DESENVOLVIDA DE MANEIRA ESPONTÂNEA E ATRAVÉS DA TROCA MÚTUA DE CONHECIMENTOS E VIVÊNCIAS, SENDO ESTAS CARACTERIZADAS PRINCIPALMENTE PELA PREOCUPAÇÃO AO ESTÍMULO À REFLEXÕES E LEVANTAMENTO DE PROBLEMÁTICAS PELOS INDIVÍDUOS INSERIDOS NOS CONTEXTOS. CONCOMITANTEMENTE, O MOVIMENTO É UMA ABERTURA PARA QUE ELES SE EXPRESSEM E DIFUNDAM SUAS IDEIAS ATRAVÉS DA ESCRITA.