Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA ESCOLA: ANÁLISE DO PPP DE UMA ESCOLA ESTADUAL LOCALIZADA NO CURIMATAÚ PARAIBANO PELA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM QUÍMICA

Palavra-chaves: PROJETO PEDAGÓGICO, CURRÍCULO, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA Comunicação Oral (CO) AT 15: Debates sobre currículos, didáticas e metodologias
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 56382
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 173
    "inscrito_id" => 875
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA ESCOLA: ANÁLISE DO PPP DE UMA ESCOLA ESTADUAL LOCALIZADA NO CURIMATAÚ PARAIBANO PELA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM QUÍMICA"
    "resumo" => "O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO É UM GUIA DE ORIENTAÇÃO DE DECISÕES A SEREM TOMADAS PARA ASSIM, DESENVOLVER UM MELHOR FUNCIONAMENTO DA COMUNIDADE ESCOLAR COMO UM TODO. COM ISSO, PARA A CONSTRUÇÃO DO PROJETO, FAZ-SE NECESSÁRIO COMPREENDER O COTIDIANO DOS ALUNOS E A SITUAÇÃO SOCIOECONÔMICA DO AMBIENTE ESCOLAR. NESTA PESQUISA, SERÁ APRESENTADA A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO ESCOLAR, ADVINDO DE UMA ANÁLISE REALIZADA DO PROJETO PEDAGÓGICO DE UMA ESCOLA DO CURIMATAÚ PARAIBANO, DESENVOLVIDA PELO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DO PROJETO PEDAGÓGICO PARA A ESCOLA EM DIFERENTES ASPECTOS E ESPECIFICAMENTE REFLETIR SOBRE A NECESSIDADE DA PARTICIPAÇÃO DE TODA A COMUNIDADE ESCOLAR NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO. A REALIZAÇÃO DESTE ESTUDO DEU-SE ATRAVÉS DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, COM O INTUITO DE UMA MELHOR COMPREENSÃO SOBRE O TEMA, PARA ASSIM, REALIZAR UMA ABORDAGEM REFLEXIVA E CONCLUSIVA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA A ESCOLA, COMO TAMBÉM, FOI NECESSÁRIO REALIZAR UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DO PROJETO PEDAGÓGICO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO CURIMATAÚ PARAIBANO. COM BASE NA ANÁLISE, OBSERVOU-SE QUE A GESTÃO DA ESCOLA NÃO POSSUI CONHECIMENTO A RESPEITO DOS OBJETIVOS APRESENTADOS EM SEU PROJETO PEDAGÓGICO, O QUAL APRESENTA UMA CARÊNCIA ORGANIZACIONAL, REVELANDO ASSIM, A FALTA DE COMPETÊNCIA DA GESTÃO EM ADMINISTRAR A ESCOLA, CONTRADIZENDO O QUE É AFIRMADO EM SEU PRÓPRIO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. DE ACORDO COM A ANÁLISE REALIZADA, O PPP DA ESCOLA EM ESTUDO, ENCONTRA-SE MAL ESTRUTURADA NÃO CONDIZENDO COM A VERACIDADE VIVENCIADA PELA COMUNIDADE ESCOLAR."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 15: Debates sobre currículos, didáticas e metodologias"
    "palavra_chave" => "PROJETO PEDAGÓGICO, CURRÍCULO, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA15_ID875_25062019200815.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELOÍSE DO NASCIMENTO DINIZ"
    "autor_nome_curto" => "ELOÍSE DINIZ"
    "autor_email" => "eloisediniz30@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 56382
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 173
    "inscrito_id" => 875
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA ESCOLA: ANÁLISE DO PPP DE UMA ESCOLA ESTADUAL LOCALIZADA NO CURIMATAÚ PARAIBANO PELA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM QUÍMICA"
    "resumo" => "O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO É UM GUIA DE ORIENTAÇÃO DE DECISÕES A SEREM TOMADAS PARA ASSIM, DESENVOLVER UM MELHOR FUNCIONAMENTO DA COMUNIDADE ESCOLAR COMO UM TODO. COM ISSO, PARA A CONSTRUÇÃO DO PROJETO, FAZ-SE NECESSÁRIO COMPREENDER O COTIDIANO DOS ALUNOS E A SITUAÇÃO SOCIOECONÔMICA DO AMBIENTE ESCOLAR. NESTA PESQUISA, SERÁ APRESENTADA A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO ESCOLAR, ADVINDO DE UMA ANÁLISE REALIZADA DO PROJETO PEDAGÓGICO DE UMA ESCOLA DO CURIMATAÚ PARAIBANO, DESENVOLVIDA PELO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DO PROJETO PEDAGÓGICO PARA A ESCOLA EM DIFERENTES ASPECTOS E ESPECIFICAMENTE REFLETIR SOBRE A NECESSIDADE DA PARTICIPAÇÃO DE TODA A COMUNIDADE ESCOLAR NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO. A REALIZAÇÃO DESTE ESTUDO DEU-SE ATRAVÉS DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, COM O INTUITO DE UMA MELHOR COMPREENSÃO SOBRE O TEMA, PARA ASSIM, REALIZAR UMA ABORDAGEM REFLEXIVA E CONCLUSIVA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA A ESCOLA, COMO TAMBÉM, FOI NECESSÁRIO REALIZAR UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DO PROJETO PEDAGÓGICO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO CURIMATAÚ PARAIBANO. COM BASE NA ANÁLISE, OBSERVOU-SE QUE A GESTÃO DA ESCOLA NÃO POSSUI CONHECIMENTO A RESPEITO DOS OBJETIVOS APRESENTADOS EM SEU PROJETO PEDAGÓGICO, O QUAL APRESENTA UMA CARÊNCIA ORGANIZACIONAL, REVELANDO ASSIM, A FALTA DE COMPETÊNCIA DA GESTÃO EM ADMINISTRAR A ESCOLA, CONTRADIZENDO O QUE É AFIRMADO EM SEU PRÓPRIO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. DE ACORDO COM A ANÁLISE REALIZADA, O PPP DA ESCOLA EM ESTUDO, ENCONTRA-SE MAL ESTRUTURADA NÃO CONDIZENDO COM A VERACIDADE VIVENCIADA PELA COMUNIDADE ESCOLAR."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 15: Debates sobre currículos, didáticas e metodologias"
    "palavra_chave" => "PROJETO PEDAGÓGICO, CURRÍCULO, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA15_ID875_25062019200815.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELOÍSE DO NASCIMENTO DINIZ"
    "autor_nome_curto" => "ELOÍSE DINIZ"
    "autor_email" => "eloisediniz30@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO É UM GUIA DE ORIENTAÇÃO DE DECISÕES A SEREM TOMADAS PARA ASSIM, DESENVOLVER UM MELHOR FUNCIONAMENTO DA COMUNIDADE ESCOLAR COMO UM TODO. COM ISSO, PARA A CONSTRUÇÃO DO PROJETO, FAZ-SE NECESSÁRIO COMPREENDER O COTIDIANO DOS ALUNOS E A SITUAÇÃO SOCIOECONÔMICA DO AMBIENTE ESCOLAR. NESTA PESQUISA, SERÁ APRESENTADA A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO ESCOLAR, ADVINDO DE UMA ANÁLISE REALIZADA DO PROJETO PEDAGÓGICO DE UMA ESCOLA DO CURIMATAÚ PARAIBANO, DESENVOLVIDA PELO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DO PROJETO PEDAGÓGICO PARA A ESCOLA EM DIFERENTES ASPECTOS E ESPECIFICAMENTE REFLETIR SOBRE A NECESSIDADE DA PARTICIPAÇÃO DE TODA A COMUNIDADE ESCOLAR NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO. A REALIZAÇÃO DESTE ESTUDO DEU-SE ATRAVÉS DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, COM O INTUITO DE UMA MELHOR COMPREENSÃO SOBRE O TEMA, PARA ASSIM, REALIZAR UMA ABORDAGEM REFLEXIVA E CONCLUSIVA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA A ESCOLA, COMO TAMBÉM, FOI NECESSÁRIO REALIZAR UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DO PROJETO PEDAGÓGICO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO CURIMATAÚ PARAIBANO. COM BASE NA ANÁLISE, OBSERVOU-SE QUE A GESTÃO DA ESCOLA NÃO POSSUI CONHECIMENTO A RESPEITO DOS OBJETIVOS APRESENTADOS EM SEU PROJETO PEDAGÓGICO, O QUAL APRESENTA UMA CARÊNCIA ORGANIZACIONAL, REVELANDO ASSIM, A FALTA DE COMPETÊNCIA DA GESTÃO EM ADMINISTRAR A ESCOLA, CONTRADIZENDO O QUE É AFIRMADO EM SEU PRÓPRIO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. DE ACORDO COM A ANÁLISE REALIZADA, O PPP DA ESCOLA EM ESTUDO, ENCONTRA-SE MAL ESTRUTURADA NÃO CONDIZENDO COM A VERACIDADE VIVENCIADA PELA COMUNIDADE ESCOLAR.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.