O PRESENTE ARTIGO TRATA -SE DE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA E DE CAMPO, COM CARÁTER QUALITATIVO ONDE FOI UTILIZADO À TÉCNICA DE ENTREVISTAS E OBSERVAÇÕES. VALE RESSALTAR QUE ESSE ARTIGO É O RESULTADO DO ESTUDO DO TEXTO: A FORMAÇÃO DA PROFESSORA ALFABETIZADORA (1996), DA AUTORA: REGINA LEITE GARCIA. SEGUNDO RIBEIRO (2008 P.141) A ENTREVISTA É A TÉCNICA MAIS PERTINENTE QUANDO O PESQUISADOR QUER OBTER INFORMAÇÕES A RESPEITO DO SEU OBJETO, QUE PERMITAM CONHECER SOBRE ATITUDES, SENTIMENTOS E VALORES SUBJACENTES AO COMPORTAMENTO, O QUE SIGNIFICA QUE SE PODE IR ALÉM DAS DESCRIÇÕES DAS AÇÕES, INCORPORANDO NOVAS FONTES PARA A INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS PELOS PRÓPRIOS ENTREVISTADORES, O QUE COADUNA COM O OBJETIVO DESTE ESTUDO. PORTANTO, O OBJETIVO GERAL DESSE ESTUDO É REFLETIR CRITICAMENTE A CONDIÇÃO DA PROFESSORA ALFABETIZADORA, COMO SENDO UMA PROFESSORA PESQUISADORA. A PARTIR DA ENTREVISTA REALIZADA COM UMA DOCENTE DE UMA TURMA DE PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, PUDEMOS LEVANTAR INFORMAÇÕES A RESPEITO DE SUA VISÃO A RESPEITO DA ALFABETIZAÇÃO E QUAIS OS PRINCIPAIS DESAFIOS E PERSPECTIVAS PRESENTES NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA.