PLATAFORMA PBWORKS: CRIANDO UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 57109 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 474 "inscrito_id" => 1259 "titulo" => "PLATAFORMA PBWORKS: CRIANDO UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O ENSINO DE QUÍMICA É MARCADO POR CRÍTICAS E INSATISFAÇÕES, AS QUAIS ESTÃO ATRELADAS, PRINCIPALMENTE ENTRE A FORMA DE ENSINAR DO PROFESSOR E AS DIFERENTES FORMAS DE APRENDER DOS ESTUDANTES, ALÉM DAS ABSTRAÇÕES DOS CONTEÚDOS, A UNIÃO DESSES E OUTROS FATORES LEVAM OS ESTUDANTES A NÃO COMPREENSÃO DO QUE ESTÁ SENDO ESTUDADO, O QUE LEVA A DESMOTIVAÇÃO. POR OUTRO LADO, NÃO É DESCONHECIDO O RELATO DOS PROFESSORES QUE OS ESTUDANTES DO SÉCULO XXI SE DISTRAEM COM FACILIDADE PRINCIPALMENTE NA PRESENÇA DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC). DIANTE DESSA REALIDADE, ESTE TRABALHO TEM COMO FINALIDADE APRESENTAR A TECNOLOGIA COMO UMA SAÍDA PARA O PROFESSOR DE RECURSO FACILITADOR DO PROCESSO DE ENSINO. PARA TANTO, APRESENTAMOS UM TUTORIAL COM AS DISCUSSÕES SOBRE AS FUNCIONALIDADES E O DESENVOLVIMENTO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) NA PLATAFORMA PBWORKS PARA AUXILIAR ESTUDANTES NA DISCIPLINA DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA DA REDE PRIVADA LOCALIZADA NA CIDADE DE JOÃO PESSOA-PB. O AVA PBWORKS É ORIGINÁRIO DA PLATAFORMA PBWORKS ON-LINE TEAM COLLABORATION, A QUAL SE DESTINA À CONSTRUÇÃO E EDIÇÃO DE PÁGINAS DA WEB, CHAMADAS DE WORKSPACES. O PBWORKS POSSIBILITA ATRAVÉS DE SUAS FERRAMENTAS UMA MANEIRA DE INTEGRALIZAR OS RECURSOS PRESENCIAIS COM RECURSOS VIRTUAIS, FORNECE DE MANEIRA ADEQUADA E SIMPLES O ACESSO À INFORMAÇÃO E AOS MATERIAIS DIDÁTICOS INSERIDOS EM DIVERSAS POSSIBILIDADES DE ARQUIVOS, SE CARACTERIZA POR SER UMA FERRAMENTA ASSÍNCRONA, TÊM UM BOM GERENCIAMENTO DOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS, ASSIM COMO, OS PEDAGÓGICOS E POSSIBILITA A PRODUÇÃO DE ATIVIDADES INDIVIDUAIS OU EM GRUPO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 03: Novas abordagens na pesquisa e no ensino de Química" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM, PBWORKS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA3_ID1259_01072019181657.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAYARA DE LIMA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "NAYARA LIMA" "autor_email" => "quimicanayara7@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 57109 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 474 "inscrito_id" => 1259 "titulo" => "PLATAFORMA PBWORKS: CRIANDO UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O ENSINO DE QUÍMICA É MARCADO POR CRÍTICAS E INSATISFAÇÕES, AS QUAIS ESTÃO ATRELADAS, PRINCIPALMENTE ENTRE A FORMA DE ENSINAR DO PROFESSOR E AS DIFERENTES FORMAS DE APRENDER DOS ESTUDANTES, ALÉM DAS ABSTRAÇÕES DOS CONTEÚDOS, A UNIÃO DESSES E OUTROS FATORES LEVAM OS ESTUDANTES A NÃO COMPREENSÃO DO QUE ESTÁ SENDO ESTUDADO, O QUE LEVA A DESMOTIVAÇÃO. POR OUTRO LADO, NÃO É DESCONHECIDO O RELATO DOS PROFESSORES QUE OS ESTUDANTES DO SÉCULO XXI SE DISTRAEM COM FACILIDADE PRINCIPALMENTE NA PRESENÇA DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC). DIANTE DESSA REALIDADE, ESTE TRABALHO TEM COMO FINALIDADE APRESENTAR A TECNOLOGIA COMO UMA SAÍDA PARA O PROFESSOR DE RECURSO FACILITADOR DO PROCESSO DE ENSINO. PARA TANTO, APRESENTAMOS UM TUTORIAL COM AS DISCUSSÕES SOBRE AS FUNCIONALIDADES E O DESENVOLVIMENTO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) NA PLATAFORMA PBWORKS PARA AUXILIAR ESTUDANTES NA DISCIPLINA DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA DA REDE PRIVADA LOCALIZADA NA CIDADE DE JOÃO PESSOA-PB. O AVA PBWORKS É ORIGINÁRIO DA PLATAFORMA PBWORKS ON-LINE TEAM COLLABORATION, A QUAL SE DESTINA À CONSTRUÇÃO E EDIÇÃO DE PÁGINAS DA WEB, CHAMADAS DE WORKSPACES. O PBWORKS POSSIBILITA ATRAVÉS DE SUAS FERRAMENTAS UMA MANEIRA DE INTEGRALIZAR OS RECURSOS PRESENCIAIS COM RECURSOS VIRTUAIS, FORNECE DE MANEIRA ADEQUADA E SIMPLES O ACESSO À INFORMAÇÃO E AOS MATERIAIS DIDÁTICOS INSERIDOS EM DIVERSAS POSSIBILIDADES DE ARQUIVOS, SE CARACTERIZA POR SER UMA FERRAMENTA ASSÍNCRONA, TÊM UM BOM GERENCIAMENTO DOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS, ASSIM COMO, OS PEDAGÓGICOS E POSSIBILITA A PRODUÇÃO DE ATIVIDADES INDIVIDUAIS OU EM GRUPO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 03: Novas abordagens na pesquisa e no ensino de Química" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM, PBWORKS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA3_ID1259_01072019181657.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAYARA DE LIMA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "NAYARA LIMA" "autor_email" => "quimicanayara7@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }