A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO INTUITO COMPREENDER COMO ESTAVA OCORRENDO O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ANÁLISE COMBINATÓRIA EM ALGUMAS ESCOLAS DO ESTADO DA PARAÍBA. A ESCOLHA DESSA TEMÁTICA TEVE COMO JUSTIFICATIVA, VERIFICAR COMO ESTÁ OCORRENDO O ESTUDO DA ANÁLISE COMBINATÓRIA EM ALGUMAS ESCOLAS PÚBLICAS, DETERMINANDO QUAIS AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS NO ESTUDO DESSA TEMÁTICA. ASSIM, ESTE TRABALHO TEVE O OBJETIVO DE INVESTIGAR, POR MEIO DE DOIS QUESTIONÁRIOS, APLICADOS AOS ESTUDANTES E PROFESSORES, AS ESTRATÉGIAS E DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO, COMO TAMBÉM AS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE O ESTUDO DESSA TEMÁTICA. O NOSSO PROPÓSITO ERA RESPONDER AS SEGUINTES QUESTÕES: QUAIS AS ESTRATÉGICAS UTILIZADAS E DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS NO ESTUDO DA ANÁLISE COMBINATÓRIA? QUAIS JUSTIFICATIVAS DOS PROFESSORES EM DEIXAR O ESTUDO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA DE LADO? COM ISSO, ELEGEMOS COMO SUJEITOS DA PESQUISA SEIS TURMAS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO, E OS RESPECTIVOS PROFESSORES DESSAS TURMAS, DISTRIBUÍDAS NOS MUNICÍPIOS DE ALAGOINHA - PB, MULUNGU - PB E RIO TINTO – PB. CONCLUI-SE ESTA PESQUISA ENFATIZANDO QUE O PROFESSOR DEVE SER CRITERIOSO E CAUTELOSO COM OS CONTEÚDOS QUE DEVEM SER TRABALHADOS, OU SEJA, CONTEÚDOS QUE TRABALHAM O COTIDIANO DO ALUNO, MOSTRANDO QUE O CONHECIMENTO MATEMÁTICO SE FAZ NECESSÁRIO, SEM DÚVIDA É ESSENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES QUE CARACTERIZAM O PENSAR MATEMÁTICO DO ALUNO. DESTA FORMA, O CONTEÚDO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA NÃO DEVE SER DEIXADO DE LADO, DEVIDO À FACILIDADE DE TRABALHAR COM O COTIDIANO DO ALUNO.