Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

A MÚSICA COMO MÉTODO ALTERNATIVO PARA AÇÕES DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM CRIANÇAS: UM RELATO

Palavra-chaves: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, CRECHES, EDUCAÇÃO INFANTIL, PREVENÇÃO DE DOENÇAS Comunicação Oral (CO) AT 10: Ciências da Saúde: abordagens na pesquisa e no ensino
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 56397
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 469
    "inscrito_id" => 1387
    "titulo" => "A MÚSICA COMO MÉTODO ALTERNATIVO PARA AÇÕES DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM CRIANÇAS: UM RELATO"
    "resumo" => "AÇÕES DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL SÃO NECESSÁRIAS E DEVEM PERPASSAR POR TODAS AS FASES DA VIDA, E A INFÂNCIA, POR SER PRECURSORA DO DESENVOLVIMENTO E FORMADORA DE VÁRIOS HÁBITOS DE VIDA, INCLUSIVE OS ALIMENTARES, DEVE SER CONTEMPLADA ESSENCIALMENTE COM TAIS AÇÕES. SÃO VÁRIOS OS MÉTODOS DE ABORDAGEM PARA REALIZAÇÃO DESSA PRÁTICA, E A MÚSICA PODE SER TIDA COMO UM DELES. MUITOS PROFISSIONAIS NÃO UTILIZAM ESTA FERRAMENTA, PORÉM, PODE SER UMA ÓTIMA ALTERNATIVA DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO ABORDADO. ESSE TRABALHO TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA, A PARTIR DE UMA ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL COM CRIANÇAS QUE FREQUENTAM CRECHES DA CIDADE DE ARARUNA-PB, NO ANO DE 2017. ESSA ATIVIDADE CONTOU COM UMA DRAMATIZAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, ENFATIZANDO ALGUNS ALIMENTOS IN NATURA E MINIMAMENTE PROCESSADOS, E FINALIZOU-SE COM UMA PARÓDIA, CONSTRUÍDA A PARTIR DE MÚSICAS DA ATUALIDADE, ADAPTADA PARA TRATAR DO TEMA EM QUESTÃO. COM A ATIVIDADE, FOI OBSERVADO ATENÇÃO E INTERAÇÃO DAS CRIANÇAS COM OS PERSONAGENS NO MOMENTO E AO FINAL DA DRAMATIZAÇÃO, E NO QUE DIZ RESPEITO À PARÓDIA, FOI VISTO QUE ELAS CONSEGUIRAM ASSIMILAR E REPRODUZIR AS LETRAS DAS PARÓDIAS COM MUITA FACILIDADE, DEMONSTRANDO INTERESSE PELO TEMA E METODOLOGIA APLICADOS. DESSA FORMA, A MÚSICA PODE SER UMA BOA METODOLOGIA DE APRENDIZADO PARA CRIANÇAS, ALÉM DE SUA ABORDAGEM CARACTERIZAR-SE COMO LEVE E DIVERTIDA, PRINCIPALMENTE PARA O PÚBLICO INFANTIL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 10: Ciências da Saúde: abordagens na pesquisa e no ensino"
    "palavra_chave" => "ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, CRECHES, EDUCAÇÃO INFANTIL, PREVENÇÃO DE DOENÇAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA10_ID1387_01072019180022.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA ALICE DOMINGOS PONTES"
    "autor_nome_curto" => "ANA ALICE PONTES"
    "autor_email" => "anaalice5430@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 56397
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 469
    "inscrito_id" => 1387
    "titulo" => "A MÚSICA COMO MÉTODO ALTERNATIVO PARA AÇÕES DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM CRIANÇAS: UM RELATO"
    "resumo" => "AÇÕES DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL SÃO NECESSÁRIAS E DEVEM PERPASSAR POR TODAS AS FASES DA VIDA, E A INFÂNCIA, POR SER PRECURSORA DO DESENVOLVIMENTO E FORMADORA DE VÁRIOS HÁBITOS DE VIDA, INCLUSIVE OS ALIMENTARES, DEVE SER CONTEMPLADA ESSENCIALMENTE COM TAIS AÇÕES. SÃO VÁRIOS OS MÉTODOS DE ABORDAGEM PARA REALIZAÇÃO DESSA PRÁTICA, E A MÚSICA PODE SER TIDA COMO UM DELES. MUITOS PROFISSIONAIS NÃO UTILIZAM ESTA FERRAMENTA, PORÉM, PODE SER UMA ÓTIMA ALTERNATIVA DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO ABORDADO. ESSE TRABALHO TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA, A PARTIR DE UMA ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL COM CRIANÇAS QUE FREQUENTAM CRECHES DA CIDADE DE ARARUNA-PB, NO ANO DE 2017. ESSA ATIVIDADE CONTOU COM UMA DRAMATIZAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, ENFATIZANDO ALGUNS ALIMENTOS IN NATURA E MINIMAMENTE PROCESSADOS, E FINALIZOU-SE COM UMA PARÓDIA, CONSTRUÍDA A PARTIR DE MÚSICAS DA ATUALIDADE, ADAPTADA PARA TRATAR DO TEMA EM QUESTÃO. COM A ATIVIDADE, FOI OBSERVADO ATENÇÃO E INTERAÇÃO DAS CRIANÇAS COM OS PERSONAGENS NO MOMENTO E AO FINAL DA DRAMATIZAÇÃO, E NO QUE DIZ RESPEITO À PARÓDIA, FOI VISTO QUE ELAS CONSEGUIRAM ASSIMILAR E REPRODUZIR AS LETRAS DAS PARÓDIAS COM MUITA FACILIDADE, DEMONSTRANDO INTERESSE PELO TEMA E METODOLOGIA APLICADOS. DESSA FORMA, A MÚSICA PODE SER UMA BOA METODOLOGIA DE APRENDIZADO PARA CRIANÇAS, ALÉM DE SUA ABORDAGEM CARACTERIZAR-SE COMO LEVE E DIVERTIDA, PRINCIPALMENTE PARA O PÚBLICO INFANTIL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 10: Ciências da Saúde: abordagens na pesquisa e no ensino"
    "palavra_chave" => "ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, CRECHES, EDUCAÇÃO INFANTIL, PREVENÇÃO DE DOENÇAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA10_ID1387_01072019180022.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA ALICE DOMINGOS PONTES"
    "autor_nome_curto" => "ANA ALICE PONTES"
    "autor_email" => "anaalice5430@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

AÇÕES DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL SÃO NECESSÁRIAS E DEVEM PERPASSAR POR TODAS AS FASES DA VIDA, E A INFÂNCIA, POR SER PRECURSORA DO DESENVOLVIMENTO E FORMADORA DE VÁRIOS HÁBITOS DE VIDA, INCLUSIVE OS ALIMENTARES, DEVE SER CONTEMPLADA ESSENCIALMENTE COM TAIS AÇÕES. SÃO VÁRIOS OS MÉTODOS DE ABORDAGEM PARA REALIZAÇÃO DESSA PRÁTICA, E A MÚSICA PODE SER TIDA COMO UM DELES. MUITOS PROFISSIONAIS NÃO UTILIZAM ESTA FERRAMENTA, PORÉM, PODE SER UMA ÓTIMA ALTERNATIVA DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO ABORDADO. ESSE TRABALHO TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA, A PARTIR DE UMA ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL COM CRIANÇAS QUE FREQUENTAM CRECHES DA CIDADE DE ARARUNA-PB, NO ANO DE 2017. ESSA ATIVIDADE CONTOU COM UMA DRAMATIZAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, ENFATIZANDO ALGUNS ALIMENTOS IN NATURA E MINIMAMENTE PROCESSADOS, E FINALIZOU-SE COM UMA PARÓDIA, CONSTRUÍDA A PARTIR DE MÚSICAS DA ATUALIDADE, ADAPTADA PARA TRATAR DO TEMA EM QUESTÃO. COM A ATIVIDADE, FOI OBSERVADO ATENÇÃO E INTERAÇÃO DAS CRIANÇAS COM OS PERSONAGENS NO MOMENTO E AO FINAL DA DRAMATIZAÇÃO, E NO QUE DIZ RESPEITO À PARÓDIA, FOI VISTO QUE ELAS CONSEGUIRAM ASSIMILAR E REPRODUZIR AS LETRAS DAS PARÓDIAS COM MUITA FACILIDADE, DEMONSTRANDO INTERESSE PELO TEMA E METODOLOGIA APLICADOS. DESSA FORMA, A MÚSICA PODE SER UMA BOA METODOLOGIA DE APRENDIZADO PARA CRIANÇAS, ALÉM DE SUA ABORDAGEM CARACTERIZAR-SE COMO LEVE E DIVERTIDA, PRINCIPALMENTE PARA O PÚBLICO INFANTIL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.