A AUSÊNCIA OU A ESCASSEZ DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO-AMBIENTAL, ALÉM DE OUTROS FATORES, GERAM AÇÕES QUE NA MAIORIA DAS VEZES ESTÃO EM DESACORDO COM AS LEIS AMBIENTAIS. O BIOMA CAATINGA É UM DOS MENOS CONHECIDOS DA AMÉRICA DO SUL, DO PONTO DE VISTA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, COM POUCAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO, O QUE AUMENTA CONSIDERAVELMENTE O RISCO DE EXTINÇÃO DE ESPÉCIES ENDÊMICAS. DIANTE DESTE CONTEXTO, O PRESENTE TRABALHO BUSCOU ANALISAR O CONHECIMENTO DOS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA (IFPB), CAMPUS PATOS, ACERCA DA CAATINGA E DE SUA MASTOFAUNA, ALÉM DA CONTRIBUIÇÃO DAS ESCOLAS SOBRE A CONCEPÇÃO DESSE CONHECIMENTO, UMA VEZ QUE É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA O FUTURO DA HUMANIDADE QUE A SOCIEDADE FORME ADULTOS CONSCIENTES E AMBIENTALMENTE EDUCADOS. PARA TAL ANÁLISE FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO COM QUESTÕES OBJETIVAS E DISCURSIVAS, PARA AVALIAR O CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES E DOS DOCENTES. OS ALUNOS OBTIVERAM UM BAIXO DESEMPENHO, O QUE ESTÁ DE ACORDO COM O QUE FOI CONSTATADO PELA ENTREVISTA COM A PROFESSORA QUE INFORMOU QUE É DADA POUCA VISIBILIDADE AO BIOMA, DECORRENTE DA ABORDAGEM MÍNIMA APRESENTADA NA BIBLIOGRAFIA UTILIZADA PELA ESCOLA. CONCLUIU-SE QUE DENTRE OS DISCENTES DA IFPB, CAMPUS PATOS, UMA PEQUENA PARCELA DO ALUNADO TEM UM CONHECIMENTO CONSIDERADO ACEITÁVEL, DECORRENTE DO POUCO CONTATO COM A NATUREZA E A MÍNIMA ABORDAGEM EM SALA DE AULA. O ESTADO É PREOCUPANTE, E ACONSELHA-SE QUE O TEMA SEJA ABORDADO NAS ESCOLAS, ALÉM DE AÇÕES QUE PERMITAM O CONTATO ALUNO-NATUREZA.