A ATIVIDADE DE ENSINO DE MATEMÁTICA VEM SENDO MOTIVO DE VÁRIOS DEBATES EM TORNO DA BUSCA DE METODOLOGIAS DIVERSAS QUE POSSAM MELHORAR A VISÃO DOS ALUNOS SOBRE ESSA DISCIPLINA. O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA (LEM) SE CONSTITUI COMO UMA DESSAS POSSIBILIDADES. NO PRESENTE ARTIGO TEMOS COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS LABORATÓRIOS DE MATEMÁTICA E APRESENTAR, APLICAR E ANALISAR O JOGO DENOMINADO POLIEDROS: JOGO DAS REPRESENTAÇÕES, COMO ALTERNATIVA METODOLÓGICA NO ENSINO DE GEOMETRIA. O REFERIDO MATERIAL DIDÁTICO FOI CRIADO DURANTE A DISCIPLINA LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (PPGECM - MESTRADO), UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB), CAMPUS I. OS JOGOS MATEMÁTICOS PODEM TORNAR-SE UMA FERRAMENTA DIDÁTICA PARA AUXILIAR A EXPLICAÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS, SENDO UTILIZADO COMO UM FACILITADOR DA APRENDIZAGEM, TANTO NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS COMO NA MEMORIZAÇÃO DE PROCESSOS. O LEM, ALIADO AO CONHECIMENTO E CRIATIVIDADE DO PROFESSOR PODEM ALAVANCAR A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA TORNANDO O TRABALHO EM GRUPO INDISPENSÁVEL, POR MEIO DA INTERAÇÃO NO COLETIVO NÃO LIMITANDO APENAS NA TROCA DE INFORMAÇÕES, MAS EM SITUAÇÕES QUE FAVORECEM O DESENVOLVIMENTO DA SOCIALIZAÇÃO, DA COOPERAÇÃO E DO RESPEITO MÚTUO ENTRE OS ALUNOS, POSSIBILITANDO APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS. PARA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA CONTAMOS COM A PRODUÇÃO DE AUTORES, TAIS COMO: GRANDO, LORENZATO, PASSOS, RÊGO, ENTRE OUTROS. REALIZAMOS O JOGO NA TURMA CITADA NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. APLICAMOS UM QUESTIONÁRIO PARA OBTERMOS AS APRECIAÇÕES DO GRUPO DE PROFESSORES A FIM DE REALIZARMOS A NOSSA ANÁLISE. COMO RESULTADO, OBTIVEMOS O AVAL DO GRUPO DE PROFESSORES, OS QUAIS CONSIDERARAM O JOGO ORA APRESENTADO, COMO ÓTIMO PARA TRABALHAR AS REPRESENTAÇÕES GEOMÉTRICAS ESPACIAIS DE UMA FORMA ESTIMULANTE, CRIATIVA E ENTUSIÁSTICA.