O LEM E O JOGO: SUA INFLUÊNCIA NO ENSINO E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 57037 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 234 "inscrito_id" => 898 "titulo" => "O LEM E O JOGO: SUA INFLUÊNCIA NO ENSINO E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES" "resumo" => "A ATIVIDADE DE ENSINO DE MATEMÁTICA VEM SENDO MOTIVO DE VÁRIOS DEBATES EM TORNO DA BUSCA DE METODOLOGIAS DIVERSAS QUE POSSAM MELHORAR A VISÃO DOS ALUNOS SOBRE ESSA DISCIPLINA. O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA (LEM) SE CONSTITUI COMO UMA DESSAS POSSIBILIDADES. NO PRESENTE ARTIGO TEMOS COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS LABORATÓRIOS DE MATEMÁTICA E APRESENTAR, APLICAR E ANALISAR O JOGO DENOMINADO POLIEDROS: JOGO DAS REPRESENTAÇÕES, COMO ALTERNATIVA METODOLÓGICA NO ENSINO DE GEOMETRIA. O REFERIDO MATERIAL DIDÁTICO FOI CRIADO DURANTE A DISCIPLINA LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (PPGECM - MESTRADO), UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB), CAMPUS I. OS JOGOS MATEMÁTICOS PODEM TORNAR-SE UMA FERRAMENTA DIDÁTICA PARA AUXILIAR A EXPLICAÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS, SENDO UTILIZADO COMO UM FACILITADOR DA APRENDIZAGEM, TANTO NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS COMO NA MEMORIZAÇÃO DE PROCESSOS. O LEM, ALIADO AO CONHECIMENTO E CRIATIVIDADE DO PROFESSOR PODEM ALAVANCAR A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA TORNANDO O TRABALHO EM GRUPO INDISPENSÁVEL, POR MEIO DA INTERAÇÃO NO COLETIVO NÃO LIMITANDO APENAS NA TROCA DE INFORMAÇÕES, MAS EM SITUAÇÕES QUE FAVORECEM O DESENVOLVIMENTO DA SOCIALIZAÇÃO, DA COOPERAÇÃO E DO RESPEITO MÚTUO ENTRE OS ALUNOS, POSSIBILITANDO APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS. PARA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA CONTAMOS COM A PRODUÇÃO DE AUTORES, TAIS COMO: GRANDO, LORENZATO, PASSOS, RÊGO, ENTRE OUTROS. REALIZAMOS O JOGO NA TURMA CITADA NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. APLICAMOS UM QUESTIONÁRIO PARA OBTERMOS AS APRECIAÇÕES DO GRUPO DE PROFESSORES A FIM DE REALIZARMOS A NOSSA ANÁLISE. COMO RESULTADO, OBTIVEMOS O AVAL DO GRUPO DE PROFESSORES, OS QUAIS CONSIDERARAM O JOGO ORA APRESENTADO, COMO ÓTIMO PARA TRABALHAR AS REPRESENTAÇÕES GEOMÉTRICAS ESPACIAIS DE UMA FORMA ESTIMULANTE, CRIATIVA E ENTUSIÁSTICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática" "palavra_chave" => "LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA, JOGOS MATEMÁTICOS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA1_ID898_28062019194912.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AYLA VANESSA LEITE DANTAS" "autor_nome_curto" => "AYLA VANESSA" "autor_email" => "vanessa.ayla5@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 57037 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 234 "inscrito_id" => 898 "titulo" => "O LEM E O JOGO: SUA INFLUÊNCIA NO ENSINO E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES" "resumo" => "A ATIVIDADE DE ENSINO DE MATEMÁTICA VEM SENDO MOTIVO DE VÁRIOS DEBATES EM TORNO DA BUSCA DE METODOLOGIAS DIVERSAS QUE POSSAM MELHORAR A VISÃO DOS ALUNOS SOBRE ESSA DISCIPLINA. O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA (LEM) SE CONSTITUI COMO UMA DESSAS POSSIBILIDADES. NO PRESENTE ARTIGO TEMOS COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS LABORATÓRIOS DE MATEMÁTICA E APRESENTAR, APLICAR E ANALISAR O JOGO DENOMINADO POLIEDROS: JOGO DAS REPRESENTAÇÕES, COMO ALTERNATIVA METODOLÓGICA NO ENSINO DE GEOMETRIA. O REFERIDO MATERIAL DIDÁTICO FOI CRIADO DURANTE A DISCIPLINA LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (PPGECM - MESTRADO), UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB), CAMPUS I. OS JOGOS MATEMÁTICOS PODEM TORNAR-SE UMA FERRAMENTA DIDÁTICA PARA AUXILIAR A EXPLICAÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS, SENDO UTILIZADO COMO UM FACILITADOR DA APRENDIZAGEM, TANTO NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS COMO NA MEMORIZAÇÃO DE PROCESSOS. O LEM, ALIADO AO CONHECIMENTO E CRIATIVIDADE DO PROFESSOR PODEM ALAVANCAR A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA TORNANDO O TRABALHO EM GRUPO INDISPENSÁVEL, POR MEIO DA INTERAÇÃO NO COLETIVO NÃO LIMITANDO APENAS NA TROCA DE INFORMAÇÕES, MAS EM SITUAÇÕES QUE FAVORECEM O DESENVOLVIMENTO DA SOCIALIZAÇÃO, DA COOPERAÇÃO E DO RESPEITO MÚTUO ENTRE OS ALUNOS, POSSIBILITANDO APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS. PARA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA CONTAMOS COM A PRODUÇÃO DE AUTORES, TAIS COMO: GRANDO, LORENZATO, PASSOS, RÊGO, ENTRE OUTROS. REALIZAMOS O JOGO NA TURMA CITADA NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. APLICAMOS UM QUESTIONÁRIO PARA OBTERMOS AS APRECIAÇÕES DO GRUPO DE PROFESSORES A FIM DE REALIZARMOS A NOSSA ANÁLISE. COMO RESULTADO, OBTIVEMOS O AVAL DO GRUPO DE PROFESSORES, OS QUAIS CONSIDERARAM O JOGO ORA APRESENTADO, COMO ÓTIMO PARA TRABALHAR AS REPRESENTAÇÕES GEOMÉTRICAS ESPACIAIS DE UMA FORMA ESTIMULANTE, CRIATIVA E ENTUSIÁSTICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática" "palavra_chave" => "LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA, JOGOS MATEMÁTICOS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA1_ID898_28062019194912.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AYLA VANESSA LEITE DANTAS" "autor_nome_curto" => "AYLA VANESSA" "autor_email" => "vanessa.ayla5@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }