Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

EXPERIÊNCIAS EM UM LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA INSERIDO NO MUSEU DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, MATERIAIS DIDÁTICOS DE MANIPULAÇÃO, LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA, MUSEU DE CIÊNCIAS Comunicação Oral (CO) AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática
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Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

A PESQUISA AQUI APRESENTADA TEM COMO OBJETIVO OBSERVAR COMO O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE MANIPULAÇÃO PODE CONTRIBUIR COM O DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NUM LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA INSERIDO EM UM MUSEU DE CIÊNCIA. O TRABALHO AQUI APRESENTADO FOI DESENVOLVIDO EM FORMA DE PESQUISA QUALITATIVA. A PESQUISA FOI REALIZADA ATRAVÉS DA PARTICIPAÇÃO DO AUTOR NO PROGRAMA DE APOIO À FORMAÇÃO E AO ENSINO NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE-PB (PROAFE), NO QUAL O MESMO ATUAVA COMO MONITOR DE UM LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA (LEM) INSERIDO EM UM MUSEU DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA RECEBENDO ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE EM QUE O MUSEU PERTENCIA. O PROGRAMA FORMOU-SE ATRAVÉS DE UMA PARCERIA ENTRE A UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E SECRETARIA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (AMBAS DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE- PB). NO DECORRER DA PESQUISA IDENTIFICAMOS VÁRIAS CONCEPÇÕES SOBRE O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE MANIPULAÇÃO (MDM), PERCEBERAM-SE ALGUMAS LIMITAÇÕES TAIS COMO A SUGESTÃO QUE O PROFESSOR NÃO O USE EM TODAS AS AULAS OU CONTEÚDOS, MUITO MENOS DEVE USÁ-LO SEM UM PLANEJAMENTO PRÉVIO. NO DECORRER DA ATUAÇÃO COMO MONITOR DO LEM, CHEGAMOS À CONCLUSÃO DE QUE É POSSÍVEL MINISTRARMOS AULAS NESSE AMBIENTE, CONTUDO, O MESMO SE DIFERENCIA DE UM LABORATÓRIO CONVENCIONAL DEVIDO A ALGUNS ASPECTOS DOS QUAIS ESTÁ INSERIDO EM UMA DINÂMICA DE MUSEU. NO MAIS A PESQUISA AQUI APRESENTADA TORNOU-SE O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO AUTOR.

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