EXPERIÊNCIAS EM UM LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA INSERIDO NO MUSEU DE CIÊNCIAS
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 56849 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 93 "inscrito_id" => 107 "titulo" => "EXPERIÊNCIAS EM UM LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA INSERIDO NO MUSEU DE CIÊNCIAS" "resumo" => "A PESQUISA AQUI APRESENTADA TEM COMO OBJETIVO OBSERVAR COMO O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE MANIPULAÇÃO PODE CONTRIBUIR COM O DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NUM LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA INSERIDO EM UM MUSEU DE CIÊNCIA. O TRABALHO AQUI APRESENTADO FOI DESENVOLVIDO EM FORMA DE PESQUISA QUALITATIVA. A PESQUISA FOI REALIZADA ATRAVÉS DA PARTICIPAÇÃO DO AUTOR NO PROGRAMA DE APOIO À FORMAÇÃO E AO ENSINO NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE-PB (PROAFE), NO QUAL O MESMO ATUAVA COMO MONITOR DE UM LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA (LEM) INSERIDO EM UM MUSEU DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA RECEBENDO ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE EM QUE O MUSEU PERTENCIA. O PROGRAMA FORMOU-SE ATRAVÉS DE UMA PARCERIA ENTRE A UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E SECRETARIA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (AMBAS DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE- PB). NO DECORRER DA PESQUISA IDENTIFICAMOS VÁRIAS CONCEPÇÕES SOBRE O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE MANIPULAÇÃO (MDM), PERCEBERAM-SE ALGUMAS LIMITAÇÕES TAIS COMO A SUGESTÃO QUE O PROFESSOR NÃO O USE EM TODAS AS AULAS OU CONTEÚDOS, MUITO MENOS DEVE USÁ-LO SEM UM PLANEJAMENTO PRÉVIO. NO DECORRER DA ATUAÇÃO COMO MONITOR DO LEM, CHEGAMOS À CONCLUSÃO DE QUE É POSSÍVEL MINISTRARMOS AULAS NESSE AMBIENTE, CONTUDO, O MESMO SE DIFERENCIA DE UM LABORATÓRIO CONVENCIONAL DEVIDO A ALGUNS ASPECTOS DOS QUAIS ESTÁ INSERIDO EM UMA DINÂMICA DE MUSEU. NO MAIS A PESQUISA AQUI APRESENTADA TORNOU-SE O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO AUTOR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, MATERIAIS DIDÁTICOS DE MANIPULAÇÃO, LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA, MUSEU DE CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA1_ID107_31052019152915.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAUL BARBOSA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "SAUL" "autor_email" => "saul.uepb@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 56849 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 93 "inscrito_id" => 107 "titulo" => "EXPERIÊNCIAS EM UM LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA INSERIDO NO MUSEU DE CIÊNCIAS" "resumo" => "A PESQUISA AQUI APRESENTADA TEM COMO OBJETIVO OBSERVAR COMO O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE MANIPULAÇÃO PODE CONTRIBUIR COM O DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NUM LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA INSERIDO EM UM MUSEU DE CIÊNCIA. O TRABALHO AQUI APRESENTADO FOI DESENVOLVIDO EM FORMA DE PESQUISA QUALITATIVA. A PESQUISA FOI REALIZADA ATRAVÉS DA PARTICIPAÇÃO DO AUTOR NO PROGRAMA DE APOIO À FORMAÇÃO E AO ENSINO NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE-PB (PROAFE), NO QUAL O MESMO ATUAVA COMO MONITOR DE UM LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA (LEM) INSERIDO EM UM MUSEU DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA RECEBENDO ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE EM QUE O MUSEU PERTENCIA. O PROGRAMA FORMOU-SE ATRAVÉS DE UMA PARCERIA ENTRE A UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E SECRETARIA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (AMBAS DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE- PB). NO DECORRER DA PESQUISA IDENTIFICAMOS VÁRIAS CONCEPÇÕES SOBRE O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE MANIPULAÇÃO (MDM), PERCEBERAM-SE ALGUMAS LIMITAÇÕES TAIS COMO A SUGESTÃO QUE O PROFESSOR NÃO O USE EM TODAS AS AULAS OU CONTEÚDOS, MUITO MENOS DEVE USÁ-LO SEM UM PLANEJAMENTO PRÉVIO. NO DECORRER DA ATUAÇÃO COMO MONITOR DO LEM, CHEGAMOS À CONCLUSÃO DE QUE É POSSÍVEL MINISTRARMOS AULAS NESSE AMBIENTE, CONTUDO, O MESMO SE DIFERENCIA DE UM LABORATÓRIO CONVENCIONAL DEVIDO A ALGUNS ASPECTOS DOS QUAIS ESTÁ INSERIDO EM UMA DINÂMICA DE MUSEU. NO MAIS A PESQUISA AQUI APRESENTADA TORNOU-SE O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO AUTOR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, MATERIAIS DIDÁTICOS DE MANIPULAÇÃO, LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA, MUSEU DE CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA1_ID107_31052019152915.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAUL BARBOSA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "SAUL" "autor_email" => "saul.uepb@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }