A REALIZAÇÃO DO PRESENTE TRABALHO TEVE COMO MOTIVAÇÃO PRINCIPAL A TENTATIVA DE SE PENSAR EM PRÁTICAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, QUE SE UTILIZEM DA LITERATURA INFANTIL E TEMAS AMBIENTAIS CONCRETOS E CONTEXTUALIZADOS, COMO POSSIBILIDADE PARA A PROMOÇÃO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. SABEDORES DA IMPORTÂNCIA DE UMA EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA, CONTEXTUALIZADA, QUE CONTEMPLE AS EXPERIÊNCIAS PESSOAIS DOS SUJEITOS E LEVE-OS A TRANSFORMAREM-NAS EM AÇÕES RESPONSÁVEIS, POR MEIO DESTA PESQUISA DE TEOR QUALITATIVO, OBJETIVAMOS INVESTIGAR O PAPEL DA LEITURA DE LIVRO INFANTIL NA PROMOÇÃO SABER CIENTÍFICO. UTILIZAMOS UMA ABORDAGEM DE NATUREZA CONSTRUTIVISTA, COM ENFOQUE NO SEGUINTE PROCEDIMENTO: I) COLETA DAS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DOS ALUNOS POR MEIO DE QUESTIONÁRIO; II) CONSTRUÇÃO DE UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA ABORDAGEM DE TEMAS TRANSVERSAIS DE MANEIRA LÚDICA E DINÂMICA; E III) APLICAÇÃO DE CONTEÚDO CIENTÍFICO ATRAVÉS DE ATIVIDADES PRÁTICAS, DINÂMICAS E DE INTERESSE DOS PRÓPRIOS SUJEITOS. COMO RESULTADO DA APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DURANTE O DESENVOLVER DA INTERVENÇÃO, REGISTROU-SE: I) A CONTRIBUIÇÃO DA LITERATURA INFANTIL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E SUA EFICÁCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA; II) A DESCONSTRUÇÃO DE CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS E RECONSTRUÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS; E III) A CONSCIENTIZAÇÃO POR PARTE DOS ALUNOS DE SUA RESPONSABILIDADE SOCIAL QUANTO A PRESERVAÇÃO DAS ESPÉCIES E OUTRAS QUESTÕES AMBIENTAIS.