AS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS TÊM SIDO CARACTERIZADAS COMO UMA REALIDADE MONÓTONA, COM RESTRIÇÕES E COSTUMES QUE NÃO ESTIMULAM AS CAPACIDADES FUNCIONAIS DOS IDOSOS. NESSE SENTIDO, A PALHAÇARIA SURGE NESTES AMBIENTES COMO UMA FORMA DE PRESTAR UMA ASSISTÊNCIA HUMANIZADA. O OBJETIVO DESSE TRABALHO É DESCREVER A EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES NO CUIDADO AO IDOSO INSTITUCIONALIZADO POR MEIO DE INTERAÇÕES HUMANAS MEDIADAS PELA PALHAÇARIA. TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA QUE PARTICIPAM DO PROJETO DE EXTENSÃO PALHASUS. A VIVÊNCIA MOSTROU OS EFEITOS BENÉFICOS DA RELAÇÃO DO IDOSO INSTITUCIONALIZADO COM O PALHAÇO CUIDADOR, EM QUE UMA NOTÁVEL MUDANÇA DE HUMOR E LEVEZA RESULTANTES PROMOVERAM MECANISMOS DE ENFRENTAMENTO DE PROBLEMÁTICAS, ALÉM DE ESTIMULAR SORRISOS E MOMENTOS DESCONTRAÍDOS. NESTAS AÇÕES É POSSÍVEL DESTACAR AINDA A INCLUSÃO DE FUNCIONÁRIOS E FAMILIARES, TORNANDO AS INTERAÇÕES PESSOAIS MAIS INTENSAS E PRAZEROSAS, POIS O PALHAÇO CUIDADOR ESTIMULAVA A COOPERAÇÃO MÚTUA O QUE FAVORECEU O FORTALECIMENTO DOS LAÇOS AFETIVOS, BEM COMO O ALÍVIO DA SOBRECARGA FÍSICA E EMOCIONAL QUE PERPASSA NO PROCESSO DE CUIDAR DE UM IDOSO INSTITUCIONALIZADO. ESSE RELATO MOSTROU QUE A EXPERIÊNCIA DOS ESTUDANTES FOI GRATIFICANTE E FAVORECEU AS INTERAÇÕES HUMANAS, CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DELES NO CUIDADO AO IDOSO. ADEMAIS PROPORCIONOU A COMPREENSÃO SOBRE OS IMPACTOS DA PALHAÇARIA NA QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR DOS IDOSOS.