Artigo Anais CONADIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

JOGO DE TABULEIRO PEGADOSENSIBILIZADORAMBIENTAL II: ATIVIDADE LÚDICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA RE(CONHECER) UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NO SEMIÁRIDO PARAIBANO.

Palavra-chaves: LÚDICO, ENSINO, SENSIBILIZAÇÃO, SEMIÁRIDO, SEMIÁRIDO Pôster (PO) AT 09 - Educação e comunicação no Semiárido
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      O jogo em sala de aula é facilitador para o processo educativo, bem como para sensibilização ambiental devido apresentar, entre outras vantagens, o docente abordar um conteúdo ou temática de maneira diferente: possibilitar aos alunos expressarem, discutirem e socializarem seus conhecimentos, possibilitar aos alunos a aprenderem de maneira sútil sem perceber. Para tanto, o objetivo desse trabalho foi confeccionar um jogo de tabuleiro educativo, visando auxiliar no processo de articulação da educação ambiental com o conteúdo escolar semiárido na educação básica, nível fundamental e médio. As etapas do trabalho foram realização de pesquisas bibliográfica e descritiva (PRESTES, 2005) sobre o semiárido nordestino, a respeito da área da educação ambiental, bem como, sobre o tema transversal meio ambiente recomendado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para daí então, elaborar o jogo de tabuleiro denominado PegadoSensibilizadorAmbiental II. Assim, com a pesquisa bibliográfica se constatou que o lúdico é uma ótima alternativa para o processo de ensino aprendizagem, pois oportuniza um processo atrativo, dinâmico e facilitador. Uma opção de recurso de ensino para o docente usar é o jogo que segundo por Brasil (1997):\r\n
      “um aspecto relevante nos jogos é o desafio genuíno que eles provocam no aluno, que gera interesse e prazer. Por isso, é importante que os jogos façam parte da cultura escolar, cabendo ao professor analisar e avaliar a potencialidade educativa dos diferentes jogos e o aspecto curricular que se deseja desenvolver.(p.36)”\r\n
      Então baseado Lei n. 9.795, de 27 de abril de 1999, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) e nos PCN a escola e o docente deve proporcionar uma educação que forme indivíduos conhecedores dos seus direitos e deveres. Nesse contexto, e em específico, em relação ao tema transversal meio ambiente e semiárido paraibano, cabe ao docente pesquisar e elaborar alternativas de recursos didáticos auxiliadores para subsidiar a abordagem de conteúdo escolar e questões ambientais articulada com atividade de educação ambiental (amparada pela Lei 9795 de 1999 que institui a Política Nacional de educação ambiental e dá outras providências). \r\n
      Para tanto, eis a sugestão de jogo elaborado de cunho educativo ambiental com seus procedimentos:\r\n
      Jogo de tabuleiro PegadoSensibilizadorAmbiental II\r\n
      Objetivo: Promover a prática da articulação da educação ambiental com o semiárido na educação básica de nível fundamental e médio através de atividade lúdica.\r\n
      Etapas e procedimentos do jogo de tabuleiro PegadoSensibilizadorAmbienta II:\r\n
       - joga dois ou três jogadores; - inicia-se jogando um dado para saber quem vai iniciar; - inicia o jogo quem tirar o maior valor no dado e assim os demais seguem no sentido do  relógio; - se acontecer empate joga-se até um dos jogadores tirar o maior valor para iniciar; - o jogo inicia-se na casa com o termo “início”; - o primeiro jogador joga o dado e o número que cair é a quantidade das casas que o jogador vai andar no tabuleiro; na casa que o jogador cair vai ser verificado o número que se refere a uma pergunta; O jogador ao cair na casa da atividade situação o mesmo deve realizar o indicado (saia do jogo; retire um dos jogadores e jogue outra vez); - o jogador que errar a pergunta voltará ao início do tabuleiro; - ganhará o jogo quem chegar primeiro a casa da chegada ou que ficar sozinho no jogo. - O professor será o mediador do desenvolvimento do jogo. Conclui-se que o jogo de tabuleiro PegadoSensibilizadorAmbiental II  possibilita um processo de ensino aprendizagem de Re(conhecimento) do semiárido paraibano por meio da reflexão, diálogo, discussão, interdisciplinaridade e contextualização. Isso sempre mediado pelo docente para estimular o aprofundamento e a construção do conteúdo e/ou temática ambiental ativa por parte dos alunos.
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      “um aspecto relevante nos jogos é o desafio genuíno que eles provocam no aluno, que gera interesse e prazer. Por isso, é importante que os jogos façam parte da cultura escolar, cabendo ao professor analisar e avaliar a potencialidade educativa dos diferentes jogos e o aspecto curricular que se deseja desenvolver.(p.36)”\r\n
      Então baseado Lei n. 9.795, de 27 de abril de 1999, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) e nos PCN a escola e o docente deve proporcionar uma educação que forme indivíduos conhecedores dos seus direitos e deveres. Nesse contexto, e em específico, em relação ao tema transversal meio ambiente e semiárido paraibano, cabe ao docente pesquisar e elaborar alternativas de recursos didáticos auxiliadores para subsidiar a abordagem de conteúdo escolar e questões ambientais articulada com atividade de educação ambiental (amparada pela Lei 9795 de 1999 que institui a Política Nacional de educação ambiental e dá outras providências). \r\n
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       - joga dois ou três jogadores; - inicia-se jogando um dado para saber quem vai iniciar; - inicia o jogo quem tirar o maior valor no dado e assim os demais seguem no sentido do  relógio; - se acontecer empate joga-se até um dos jogadores tirar o maior valor para iniciar; - o jogo inicia-se na casa com o termo “início”; - o primeiro jogador joga o dado e o número que cair é a quantidade das casas que o jogador vai andar no tabuleiro; na casa que o jogador cair vai ser verificado o número que se refere a uma pergunta; O jogador ao cair na casa da atividade situação o mesmo deve realizar o indicado (saia do jogo; retire um dos jogadores e jogue outra vez); - o jogador que errar a pergunta voltará ao início do tabuleiro; - ganhará o jogo quem chegar primeiro a casa da chegada ou que ficar sozinho no jogo. - O professor será o mediador do desenvolvimento do jogo. Conclui-se que o jogo de tabuleiro PegadoSensibilizadorAmbiental II  possibilita um processo de ensino aprendizagem de Re(conhecimento) do semiárido paraibano por meio da reflexão, diálogo, discussão, interdisciplinaridade e contextualização. Isso sempre mediado pelo docente para estimular o aprofundamento e a construção do conteúdo e/ou temática ambiental ativa por parte dos alunos.
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Publicado em 07 de dezembro de 2018

Resumo

O jogo em sala de aula é facilitador para o processo educativo, bem como para sensibilização ambiental devido apresentar, entre outras vantagens, o docente abordar um conteúdo ou temática de maneira diferente: possibilitar aos alunos expressarem, discutirem e socializarem seus conhecimentos, possibilitar aos alunos a aprenderem de maneira sútil sem perceber. Para tanto, o objetivo desse trabalho foi confeccionar um jogo de tabuleiro educativo, visando auxiliar no processo de articulação da educação ambiental com o conteúdo escolar semiárido na educação básica, nível fundamental e médio. As etapas do trabalho foram realização de pesquisas bibliográfica e descritiva (PRESTES, 2005) sobre o semiárido nordestino, a respeito da área da educação ambiental, bem como, sobre o tema transversal meio ambiente recomendado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para daí então, elaborar o jogo de tabuleiro denominado PegadoSensibilizadorAmbiental II. Assim, com a pesquisa bibliográfica se constatou que o lúdico é uma ótima alternativa para o processo de ensino aprendizagem, pois oportuniza um processo atrativo, dinâmico e facilitador. Uma opção de recurso de ensino para o docente usar é o jogo que segundo por Brasil (1997): “um aspecto relevante nos jogos é o desafio genuíno que eles provocam no aluno, que gera interesse e prazer. Por isso, é importante que os jogos façam parte da cultura escolar, cabendo ao professor analisar e avaliar a potencialidade educativa dos diferentes jogos e o aspecto curricular que se deseja desenvolver.(p.36)” Então baseado Lei n. 9.795, de 27 de abril de 1999, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) e nos PCN a escola e o docente deve proporcionar uma educação que forme indivíduos conhecedores dos seus direitos e deveres. Nesse contexto, e em específico, em relação ao tema transversal meio ambiente e semiárido paraibano, cabe ao docente pesquisar e elaborar alternativas de recursos didáticos auxiliadores para subsidiar a abordagem de conteúdo escolar e questões ambientais articulada com atividade de educação ambiental (amparada pela Lei 9795 de 1999 que institui a Política Nacional de educação ambiental e dá outras providências). Para tanto, eis a sugestão de jogo elaborado de cunho educativo ambiental com seus procedimentos: Jogo de tabuleiro PegadoSensibilizadorAmbiental II Objetivo: Promover a prática da articulação da educação ambiental com o semiárido na educação básica de nível fundamental e médio através de atividade lúdica. Etapas e procedimentos do jogo de tabuleiro PegadoSensibilizadorAmbienta II: - joga dois ou três jogadores; - inicia-se jogando um dado para saber quem vai iniciar; - inicia o jogo quem tirar o maior valor no dado e assim os demais seguem no sentido do relógio; - se acontecer empate joga-se até um dos jogadores tirar o maior valor para iniciar; - o jogo inicia-se na casa com o termo “início”; - o primeiro jogador joga o dado e o número que cair é a quantidade das casas que o jogador vai andar no tabuleiro; na casa que o jogador cair vai ser verificado o número que se refere a uma pergunta; O jogador ao cair na casa da atividade situação o mesmo deve realizar o indicado (saia do jogo; retire um dos jogadores e jogue outra vez); - o jogador que errar a pergunta voltará ao início do tabuleiro; - ganhará o jogo quem chegar primeiro a casa da chegada ou que ficar sozinho no jogo. - O professor será o mediador do desenvolvimento do jogo. Conclui-se que o jogo de tabuleiro PegadoSensibilizadorAmbiental II possibilita um processo de ensino aprendizagem de Re(conhecimento) do semiárido paraibano por meio da reflexão, diálogo, discussão, interdisciplinaridade e contextualização. Isso sempre mediado pelo docente para estimular o aprofundamento e a construção do conteúdo e/ou temática ambiental ativa por parte dos alunos.

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