Os espaços de formação fora da sala de aula despertam a mente e a capacidade de aprender, pois se caracterizam como espaços estimulantes que, se bem aproveitados, se classificam como um relevante cenário para a aprendizagem. A horta é um exemplo de estratégica didática que estimula o pensamento das crianças, em relação não só ao aprendizado de disciplinas básicas, mas também à preservação do meio ambiente. O objetivo deste trabalho foi verificar se a horta escolar é verdadeiramente efetiva quando se trata de ferramenta pedagógica para conteúdos e disciplinas do Ensino Fundamental na escola rural de Queimadas. A pesquisa foi realizada em uma escola do sítio Soares, no município de Queimadas. Foram utilizadas metodologias participativas com entrevistas e discussões envolvendo os professores, crianças e comunidade. Os resultados apontam dificuldades das professoras em contextualizar a horta em conteúdos passados em sala de aula. Este problema se deu a diversos fatores, entre eles está na formação docente, o qual é de suma importância para formar cidadãos sem lacunas e déficit de aprendizagem. A formação dos professores é vital para que o conhecimento que vai ser construído nas crianças, mediado pela interação professor-aluno, seja positiva, visto que o docente é considerado a ferramenta principal da construção e adesão dos conhecimentos gerais. A horta é uma ferramenta muito abrangente e tem sido usada para aprendizagem das cores, diferentes formas, texturas, formação de frases, até os jovens do ensino médio com conteúdo diversos. A maioria dos pais das crianças trabalha na agricultura e estas vivenciam essa experiência com eles, o que dificilmente acontece em zonas urbanas. Muitas crianças, mesmo morando na zona rural desconheciam algumas plantas, e quando observaram na horta, ficaram mais interessadas no conteúdo. As principais dificuldades relatadas foram em relação à dificuldade de se manter a horta devido aos fatores ambientais desfavoráveis; acúmulo de atividades sob a responsabilidade do corpo docente, o qual é pequeno. Além de a horta ser interdisciplinar, abrangendo a grande maioria dos conteúdos passados no ensino básico, é eficaz quanto à educação alimentar, além de induzir as crianças ao zelo pelo ambiente.