HORTA ESCOLAR COMO PROPOSTA DE FERRAMENTA PEDAGÓGICA EM ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DA ZONA RURAL DE QUEIMADAS
"2018-12-07 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 50705 "edicao_id" => 103 "trabalho_id" => 553 "inscrito_id" => 284 "titulo" => "HORTA ESCOLAR COMO PROPOSTA DE FERRAMENTA PEDAGÓGICA EM ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DA ZONA RURAL DE QUEIMADAS" "resumo" => "Os espaços de formação fora da sala de aula despertam a mente e a capacidade de aprender, pois se caracterizam como espaços estimulantes que, se bem aproveitados, se classificam como um relevante cenário para a aprendizagem. A horta é um exemplo de estratégica didática que estimula o pensamento das crianças, em relação não só ao aprendizado de disciplinas básicas, mas também à preservação do meio ambiente. O objetivo deste trabalho foi verificar se a horta escolar é verdadeiramente efetiva quando se trata de ferramenta pedagógica para conteúdos e disciplinas do Ensino Fundamental na escola rural de Queimadas. A pesquisa foi realizada em uma escola do sítio Soares, no município de Queimadas. Foram utilizadas metodologias participativas com entrevistas e discussões envolvendo os professores, crianças e comunidade. Os resultados apontam dificuldades das professoras em contextualizar a horta em conteúdos passados em sala de aula. Este problema se deu a diversos fatores, entre eles está na formação docente, o qual é de suma importância para formar cidadãos sem lacunas e déficit de aprendizagem. A formação dos professores é vital para que o conhecimento que vai ser construído nas crianças, mediado pela interação professor-aluno, seja positiva, visto que o docente é considerado a ferramenta principal da construção e adesão dos conhecimentos gerais. A horta é uma ferramenta muito abrangente e tem sido usada para aprendizagem das cores, diferentes formas, texturas, formação de frases, até os jovens do ensino médio com conteúdo diversos. A maioria dos pais das crianças trabalha na agricultura e estas vivenciam essa experiência com eles, o que dificilmente acontece em zonas urbanas. Muitas crianças, mesmo morando na zona rural desconheciam algumas plantas, e quando observaram na horta, ficaram mais interessadas no conteúdo. As principais dificuldades relatadas foram em relação à dificuldade de se manter a horta devido aos fatores ambientais desfavoráveis; acúmulo de atividades sob a responsabilidade do corpo docente, o qual é pequeno. Além de a horta ser interdisciplinar, abrangendo a grande maioria dos conteúdos passados no ensino básico, é eficaz quanto à educação alimentar, além de induzir as crianças ao zelo pelo ambiente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 09 - Educação e comunicação no Semiárido" "palavra_chave" => "HORTA, INTERDISCIPLINAR, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV116_MD1_SA13_ID284_01122018210451.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:38" "updated_at" => "2020-06-09 19:09:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETICIA BARBOSA DE QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "LETICIA" "autor_email" => "leticiabqueiroz@hotmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-conadis" "edicao_nome" => "Anais CONADIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conadis/2018" "edicao_logo" => "5e48b18012320_16022020000536.png" "edicao_capa" => "5f183ed6da79d_22072020102750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-12-07 23:00:00" "publicacao_id" => 56 "publicacao_nome" => "Revista CONADIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 50705 "edicao_id" => 103 "trabalho_id" => 553 "inscrito_id" => 284 "titulo" => "HORTA ESCOLAR COMO PROPOSTA DE FERRAMENTA PEDAGÓGICA EM ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DA ZONA RURAL DE QUEIMADAS" "resumo" => "Os espaços de formação fora da sala de aula despertam a mente e a capacidade de aprender, pois se caracterizam como espaços estimulantes que, se bem aproveitados, se classificam como um relevante cenário para a aprendizagem. A horta é um exemplo de estratégica didática que estimula o pensamento das crianças, em relação não só ao aprendizado de disciplinas básicas, mas também à preservação do meio ambiente. O objetivo deste trabalho foi verificar se a horta escolar é verdadeiramente efetiva quando se trata de ferramenta pedagógica para conteúdos e disciplinas do Ensino Fundamental na escola rural de Queimadas. A pesquisa foi realizada em uma escola do sítio Soares, no município de Queimadas. Foram utilizadas metodologias participativas com entrevistas e discussões envolvendo os professores, crianças e comunidade. Os resultados apontam dificuldades das professoras em contextualizar a horta em conteúdos passados em sala de aula. Este problema se deu a diversos fatores, entre eles está na formação docente, o qual é de suma importância para formar cidadãos sem lacunas e déficit de aprendizagem. A formação dos professores é vital para que o conhecimento que vai ser construído nas crianças, mediado pela interação professor-aluno, seja positiva, visto que o docente é considerado a ferramenta principal da construção e adesão dos conhecimentos gerais. A horta é uma ferramenta muito abrangente e tem sido usada para aprendizagem das cores, diferentes formas, texturas, formação de frases, até os jovens do ensino médio com conteúdo diversos. A maioria dos pais das crianças trabalha na agricultura e estas vivenciam essa experiência com eles, o que dificilmente acontece em zonas urbanas. Muitas crianças, mesmo morando na zona rural desconheciam algumas plantas, e quando observaram na horta, ficaram mais interessadas no conteúdo. As principais dificuldades relatadas foram em relação à dificuldade de se manter a horta devido aos fatores ambientais desfavoráveis; acúmulo de atividades sob a responsabilidade do corpo docente, o qual é pequeno. Além de a horta ser interdisciplinar, abrangendo a grande maioria dos conteúdos passados no ensino básico, é eficaz quanto à educação alimentar, além de induzir as crianças ao zelo pelo ambiente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 09 - Educação e comunicação no Semiárido" "palavra_chave" => "HORTA, INTERDISCIPLINAR, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV116_MD1_SA13_ID284_01122018210451.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:38" "updated_at" => "2020-06-09 19:09:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETICIA BARBOSA DE QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "LETICIA" "autor_email" => "leticiabqueiroz@hotmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-conadis" "edicao_nome" => "Anais CONADIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conadis/2018" "edicao_logo" => "5e48b18012320_16022020000536.png" "edicao_capa" => "5f183ed6da79d_22072020102750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-12-07 23:00:00" "publicacao_id" => 56 "publicacao_nome" => "Revista CONADIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }