Artigo Anais CONADIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

MATUTANDO AGROECOLOGIA NAS REDES SOCIAIS: NOVAS DIMENSÕES PARA DIALOGAR SOBRE O SOLO

Palavra-chaves: RADIO, EDUCOMUNICAÇÃO, POPULARIZAÇÃO DO SOLO, NOVAS MÍDIAS Pôster (PO) AT 09 - Educação e comunicação no Semiárido
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Publicado em 07 de dezembro de 2018

Resumo

Educação é comunicação e, nesse contexto, é de fundamental atenção a interatividade, não só entre os sujeitos, educandos e professores, mas também no que diz respeito às tecnologias envolvidas. No mundo inteiro a internet é uma realidade em todos os níveis sociais e culturais, por isso, saber fazer uso de seus recursos adequadamente, especialmente em causas justas, como o meio ambiente, é uma necessidade. As redes sociais têm adquirido uma importância crescente e singular nas duas últimas décadas. Para Barros et. al. (2012), a mídia social e a internet passam a ser um espaço de colaboração e interatividade, tornando-se um meio de informação e mobilização, seja física ou apenas via internet. A proposta de aliar as ferramentas disponíveis na internet com as finalidades importantes cresce a cada dia, buscando atingir públicos dos mais diferentes perfis, levando informação e imagem a eles com muito mais facilidade e com o diferencial da interatividade. Segundo Pereira et al (2011) as “redes sociais”, além de articular indivíduos com interesses similares, são capazes de influenciar opiniões, gerar informações em questão de segundos, além de mobilizar a coletividade em prol de algo nos mais diversos formatos. Nesse cenário, verifica-se a relevância de se utilizar estas estratégias na disseminação de conceitos sobre solos e agroecologia, buscando atingir cada vez mais pessoas. Nessa perspectiva dialógica e interativa, foi idealizado o Programa Matutando Agroecologia que é veiculado na Rádio Cidade de Sumé (95 FM) aos domingos, do meio dia às treze horas. Os quadros do programa são organizados sob a supervisão da docente da disciplina de Solos da UFCG, campus de Sumé e a locução é dos acadêmicos do curso de Tecnologia em Agroecologia. Dialogar sobre a construção do conhecimento agroecológico, relacionando temas como a conservação dos solos, a sustentabilidade da produção agrícola e os saberes do povo campesino faz parte dessa proposta inovadora de educamunicação, que utiliza desde o final de 2017 a proposta da transmissão on line (live) pela rede social Facebook. O trabalho objetiva discorrer sobre a parceria da rede social Facebook e seu potencial para disseminar assuntos relacionados à conservação do solo e a construção do conhecimento agroecológico no Cariri paraibano, ambiente marcado pela semiaridez. Para a realização do estudo foram pesquisados os acessos no Facebook quando o programa é veiculado. Assim, a coleta das informações foi realizada avaliando-se o parâmetro de desempenho e popularidade pela quantidade de curtidas/likes, comentários e compartilhamentos. Os temas dos programas têm apresentando grande abrangência na rede social, com 1.594 curtidas, 779 comentarios, 218 compartilhamentos e atingindo a marca de 16.389 visualizações. Por ter se tornado veículo de propagação de conhecimento e de disseminação de conteúdos educativos, e, apesar do pouco tempo de uso dessa estratégia, verifica-se o caráter massificador e inovador, tendo em vista o número de pessoas que são alcançadas, evidenciando que, as mídias sociais da imprensa são potentes difusoras de informação e opinião e podem ser fortes aliadas para a conscientização da população nas questões ambientais que precisam ganhar espaço na discussão de massa, atingindo ambientes mais distantes e facilitando a interlocução com o povo camponês. Observa-se igualmente a urgência e a importância dos movimentos agroecológicos em ocupar as mídias sociais para dialogar sobre o cuidado com os recursos naturais e demais questões ambientais, contribuindo com a disseminação de informações relacionados à agroecologia e aproximando saberes.

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