O gerenciamento e tratamento dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) merecem estudos próprios voltados para a mitigação dos danos ambientais, pois quando dispostos de forma indevida apresentam riscos de poluição ao solo, ar e água. A classificação dos RSU quanto à origem é dada pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, a qual define RSU como os resíduos provenientes de residências, estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços, da varrição, de podas e da limpeza de logradouros e vias públicas, de sistema de drenagem urbana e tratamento de esgotos e os entulhos da construção civil e similares. Em vista disso, a pesquisa teve o intuito de propor um plano de manejo e gestão de resíduos sólidos para o Bairro Rodoviária do Município de Quixadá - CE, através do estudo de um novo modelo logístico, através da quantificação de resíduos recicláveis gerados pelo bairro; desenvolvimento de formas de coleta e destinação ambientalmente adequada de pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, óleos e gorduras residuais e incentivo a pratica da coleta seletiva no bairro. O trabalho foi realizado na cidade de Quixadá, localizada no semiárido cearense. A metodologia da pesquisa consistiu, primeiramente, no diagnóstico da situação atual do bairro quanto aos resíduos sólidos gerados, fazendo isso por meio de visitas técnicas, a fim de observar as irregularidades e quaisquer formas utilizadas de disposição do lixo. Ainda, houve a aplicação de um questionário com moradores do bairro para obter dados socioeconômicos e de geração de lixo. Então, foi quantificado o percentual dos tipos de lixo gerados nas residências, quando foi coletado 200 litros de lixo do bairro e realizado o quarteamento do mesmo. Ademais, houve a busca por parcerias entre empresas, catadores e prefeitura, a fim de viabilizar o processo de mitigação dos impactos gerados pelo bairro. Assim, foi estabelecido o contato entre a equipe técnica responsável pelo presente estudo e uma empresa recicladora de pilhas e baterias. Como resultados, foi visto que a média diária de geração de lixo per capta do bairro é de 524,35 g/hab/dia, o que pela multiplicação dessa taxa com a população do bairro foi encontrado um valor da quantidade de lixo gerada de 1.427,28 kg ao dia. Além disso, pelo quarteamento, foi observado que a fração orgânica representa apenas 17% do total de lixo gerado. Quanto aos componentes com potencial para reciclagem, a fração desses resíduos é de aproximadamente 59% do total de resíduos gerados. A categoria de plásticos representa 20% da amostra e esta porcentagem está subdividida entre: plástico duro (13%), plástico mole (11%) e PET (6%). Referente a fração de papel/papelão foi verificado uma porcentagem de 15,77%. Os grupos de vidro, metal e pano/trapo/têxteis representaram, juntos, 38% da composição média dos resíduos do bairro. Por fim, de acordo com a tabela de preços, de cada tipo de resíduo, foi estimado o valor que poderia ser ganho, caso o processo de reciclagem fosse realizado. Portanto, o estudo teve como objetivo final o cálculo do potencial reciclador, através da valoração do quanto pode ser angariado caso a venda dos produtos recicláveis seja feita. Destaca-se que a quantidade de matéria orgânica é inferior à média nacional, que equivale a 51,4% da composição total dos resíduos, enquanto no Bairro Rodoviária é de 17%. Sabe-se que a fração orgânica, em Quixadá, é encaminhada para o lixão da cidade, o que reflete uma perca de ganhos econômicos que poderiam ser advindos do processo de compostagem. Além disso, os resíduos orgânicos se refletem em desvantagens econômicas, na medida em que o poder público paga pela coleta, transporte e disposição final desses resíduos.