Devido a escassez de água em algumas regiões do Brasil, principalmente no semiárido do Nordeste, há o incentivo na busca de alternativas sustentáveis que diminuam o consumo e impulsionam o reaproveitamento. Buscando criar mecanismos para evitar o desperdício de água de sistemas de ar-condicionado em uma escola municipal de São Bento-PB e promover o desenvolvimento sustentável e uma alimentação saudável o presente trabalho foi instituído a fim de colocar em prática a reutilização de água, além de desenvolver o uso racional desse bem o presente estudo incentivou a criação de uma horta escolar, impulsionando os alunos a uma educação ambiental real. Tendo como objetivo demonstrar a viabilidade da prática do reúso da água proveniente dos aparelhos de ar-condicionado, reduzir o desperdício de água desse processo.Possibilitar aos educandos uma reflexão acerca das questões ambientais, através de ações e práticas sustentáveis desencadeadas a partir da construção de uma horta escolar. Partindo dessa premissa, o presente trabalho busca identificar quais os benefícios que o projeto trará e como isso pode melhorar a qualidade de vida dos desses jovens estudantes .O trabalho foi realizado através de um estudo de caso e pesquisa explicativa em uma escola Municipal localizada na cidade de São Bento, no Estado da Paraíba. Para este estudo, foi necessário visitas a instituição para a coleta de informações e aplicação do método de reuso. Nas visitas, foi realizada uma entrevista com a diretora para que houvesse uma explicação sobre análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola para verificar a existência de iniciativas de caráter ambiental e o possível grau de envolvimento da escola com habilidades e competências voltadas para o meio ambiente. A pesquisa busca promover atividades que estimulem os alunos a promover o reúso da água e a conscientização ambiental, como também sensibilizar a comunidade escolar, no sentido de preservar o meio ambiente com a criação e manutenção da horta, levando-o ao envolvimento na participação do projeto. Na etapa inicial foi desenvolvido palestras e pequenas encenações lúdicas, visando demonstrar de maneira objetiva e interativa a importância da preservação ambiental. Nas etapas posteriores buscamos desenvolver um plano estratégico de criação da horta escolar ainda está na fase inicial, mas apesar disto já podemos observar que existe uma mudança na mentalidade dos envolvidos sobre a educação ambiental. Diante da realidade do município que sofre com o problema da escassez de água, em contrapartida temos o engajamento da comunidade escolar e a sociedade de forma geral na busca por meios alternativos que minimizem esse problema, e criem soluções para o uso consciente da água, incentivando e aprimorando a utilização dessas técnicas através da horta,o que impacta positivamente no meio ambiente, promovendo a sustentabilidade no espaço escolar além de estabelecer toda uma reflexão sobre os impactos ambientais causados pelo homem.