A VISÃO DE PROFESSORES DO SEMIÁRIDO PARAIBANO SOBRE O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR
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O acesso e, principalmente, a permanência do estudante nas escolas do sertão paraibano é um grande desafio para os educadores. Estes, sentem provocação maior quando recebem em suas salas regulares de ensino alunos com deficiência. Objetivo Visando conhecer a visão de professores do semiárido paraibano sobre o processo de inclusão na rede regular de ensino do município de Patos-PB de modo a fazer o professor repensar nas suas práticas de ensino para a real socialização dos estudantes com deficiência Metodologia Foi aplicado um questionário para os professores de duas escolas municipais de ensino fundamental com 8 perguntas, sendo 3 questões a mais para os professores de Educação Física. Resultados e Discussão No total, das duas escolas pesquisadas, 15 professores responderam as indagações, sendo 8 da escola “A” e 7 da escola “B”. Quando perguntados sobre a formação dos professores em educação inclusiva 85% dos professores da escola “A” respondem que não possui, enquanto na escola “B” nenhum afirmou possui. Sobre a infraestrutura escolar, na escola “A” 62% e na B 71%, consideram-na ideal. Em relação à participação do aluno com deficiência na sala de aula, na escola “A” 77% responderam que a participação acontece muitas vezes, enquanto na escola “B” 57% afirmou que a participação dos alunos acontece às vezes. Sobre a adaptação do conteúdo para o aluno com deficiência, 85%, confirmaram realiza-la às vezes, na outra escola esta resposta foi feita por 72% desses. Considerações finais e Referências Os professores analisados demonstraram não possuir formação acadêmica para lecionar para estudantes com deficiência. É perceptível que as informações obtidas nesta pesquisa reforçam o ainda ineficiente sistema de inclusão nessas duas escolas do semiárido, podendo servir como projeção nas escolas públicas de toda região. 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