Introdução: Com o ensino da educação ambiental nas escolas os alunos são capazes de formar opiniões e práticas conscientes, podendo os alunos tornarem-se cidadãos comprometidos com o meio ambiente não apenas na escola, mas também em toda a comunidade envolvida no processo educacional afim de buscar o bem-estar da sociedade. Dessa forma, este trabalho se dá em torno de questionar qual a percepção dos alunos do 6º ano do ensino fundamental em relação a educação ambiental?
Objetivos: A presente pesquisa integra uma pesquisa em andamento, tendo como objetivo geral avaliar a percepção dos alunos do 6º ano de uma escola municipal e sua relação com a educação ambiental, e como objetivos específicos: compreender a percepção dos alunos do 6º ano e sua relação com o meio ambiente; discutir o conceito de educação ambiental e avaliar o nível de conscientização dos alunos sobre educação ambiental.
Metodologia: Para o desenvolvimento deste trabalho realizou-se uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa e quantitativa, quanto aos objetivos, a pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva. Quanto aos procedimentos técnicos, pesquisa participante, bibliográfica, levantamento, e pesquisa de campo. Para a coleta de dados foi utilizado uma amostra probabilística por conglomerado uma vez que foi determinado a serie escolar em que foi feita a pesquisa. O instrumento escolhido foi o questionário com questões e fechadas e abertas direcionadas a 58 alunos do 6º ano do ensino fundamental II, na Escola Municipal 7 de Setembro, município de São Francisco do Oeste- RN. Logo após a coleta, os dados foram analisados em consonância com a Lei n° 9.795/99.
Resultados: Os resultados mostraram que a maioria dos alunos, 85% afirmaram ter conhecimento do local do destino final do lixo em sua cidade, 65% dos alunos responderam que a educação ambiental é a agente transformadora das ações sociais de cada indivíduo. 82% asseguraram a importância da coleta seletiva para o ambiente e sociedade. Mediante o que foi observado “in loco” foi possível averiguar que os alunos do 6º ano do ensino fundamental da Escola Municipal 7 de Setembro possuem um excelente conhecimento no que se refere a educação ambiental que lhes é ofertado na escola.
Considerações finais: Com os resultados da pesquisa evidenciou-se que a maioria dos alunos possui uma boa consciência em relação a educação ambiental, o ponto preocupante é a não separação dos resíduos, o que mostra um contraste com os conhecimentos adquiridos em sala. Por isso propõe-se que sejam feitos projetos pedagógicos voltados a proteção do ambiente como uma boa alternativa para que a educação ambiental se torne um processo contínuo. Mostrando aos discentes que ações são essenciais para comprovar o conhecimento adquirido.