Artigo Anais CONADIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

A QUESTÃO ECOLÓGICA E O SERTÃO NAS MÚSICAS DO REI DO BAIÃO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, INTERDISCIPLINARIDADE, NORDESTE Comunicação Oral (CO) AT16 - História, sociedade, natureza, arte e cultura no semiárido brasileiro
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      formas de relação que elas estabelecem com seu meio social e natural. A música tem o poder de expressar os sentimentos, revelar memórias, conhecer as representações sociais, o contexto político e o imaginário popular, além da capacidade de dialogar com a história de um povo. Neste sentido, as músicas cantadas por Luiz Gonzaga merecem destaque, pois tratam de temas tipicamente do nordeste brasileiro, mais especificamente do sertão, dentre os quais: a fauna, flora, geografia, política, história, cultura, economia e ecologia. Assim, o objetivo deste trabalho foi compreender os significados dos elementos ecológicos presentes nas músicas de Luiz Gonzaga, a fim de entender a relação homem‐natureza vivenciada pelo sertanejo do Nordeste. Para a compreensão e análise da questão ecológica, a partir das músicas do Rei do Baião, foram selecionadas 20 músicas. As letras foram inseridas num banco de dados e analisadas pela técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontam que Luiz Gonzaga utilizou suas músicas como um veículo de sensibilização sobre a problemática ambiental e como propagação de um saber ambiental ao criar representações sobre o sertão. Com suas canções e apresentações, Gonzaga conduz o nordestino e todos aqueles que admiram suas músicas a uma visualização da terra, da cultura e da natureza, ao falar dos cangaceiros, da caatinga, dos mandacarus, carcarás e gaviões, do solo rachado pela seca, da asa branca e da preocupação com o meio ambiente deteriorado pela ação humana. Ao cantar as alegrias, as dores e os amores de seu povo, foi a voz dos que não tinham voz. Por intermédio de suas músicas Luiz Gonzaga passou a ser efetivamente reconhecido no que tange à cultura e tradições, as quais enfocam ainda aspectos pertinentes à geografia, à história e à ecologia, pois as bases da evolução histórica do povo nordestino, a fauna, a flora, as secas, coisas do cotidiano nordestino, enfim, uma gama variada de assuntos foi abordada em sua arte, marcando o imaginário popular e a concretude das realizações. Ao registrar sua preocupação com a natureza agredida e ameaçada, Gonzaga foi um sujeito ecológico, amparado, tão somente por seu amor a sua gente e a sua terra; pela simplicidade de sua sabedoria em relação à vida; tornando-se assim, alguém que cantou a natureza e a vida. Desta forma, Gonzaga não apenas descobre o Nordeste, ele é um dos mais importantes inventores da região, participando objetivamente da construção da própria idéia da região, enquanto território de cultura. O nordeste de Luiz Gonzaga é o seu sertão, é a sua vida, seu sentimento, suas lembranças, suas memórias, suas experiências, suas vivências, suas imaginações, suas paixões...
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      formas de relação que elas estabelecem com seu meio social e natural. A música tem o poder de expressar os sentimentos, revelar memórias, conhecer as representações sociais, o contexto político e o imaginário popular, além da capacidade de dialogar com a história de um povo. Neste sentido, as músicas cantadas por Luiz Gonzaga merecem destaque, pois tratam de temas tipicamente do nordeste brasileiro, mais especificamente do sertão, dentre os quais: a fauna, flora, geografia, política, história, cultura, economia e ecologia. Assim, o objetivo deste trabalho foi compreender os significados dos elementos ecológicos presentes nas músicas de Luiz Gonzaga, a fim de entender a relação homem‐natureza vivenciada pelo sertanejo do Nordeste. Para a compreensão e análise da questão ecológica, a partir das músicas do Rei do Baião, foram selecionadas 20 músicas. As letras foram inseridas num banco de dados e analisadas pela técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontam que Luiz Gonzaga utilizou suas músicas como um veículo de sensibilização sobre a problemática ambiental e como propagação de um saber ambiental ao criar representações sobre o sertão. Com suas canções e apresentações, Gonzaga conduz o nordestino e todos aqueles que admiram suas músicas a uma visualização da terra, da cultura e da natureza, ao falar dos cangaceiros, da caatinga, dos mandacarus, carcarás e gaviões, do solo rachado pela seca, da asa branca e da preocupação com o meio ambiente deteriorado pela ação humana. Ao cantar as alegrias, as dores e os amores de seu povo, foi a voz dos que não tinham voz. Por intermédio de suas músicas Luiz Gonzaga passou a ser efetivamente reconhecido no que tange à cultura e tradições, as quais enfocam ainda aspectos pertinentes à geografia, à história e à ecologia, pois as bases da evolução histórica do povo nordestino, a fauna, a flora, as secas, coisas do cotidiano nordestino, enfim, uma gama variada de assuntos foi abordada em sua arte, marcando o imaginário popular e a concretude das realizações. Ao registrar sua preocupação com a natureza agredida e ameaçada, Gonzaga foi um sujeito ecológico, amparado, tão somente por seu amor a sua gente e a sua terra; pela simplicidade de sua sabedoria em relação à vida; tornando-se assim, alguém que cantou a natureza e a vida. Desta forma, Gonzaga não apenas descobre o Nordeste, ele é um dos mais importantes inventores da região, participando objetivamente da construção da própria idéia da região, enquanto território de cultura. O nordeste de Luiz Gonzaga é o seu sertão, é a sua vida, seu sentimento, suas lembranças, suas memórias, suas experiências, suas vivências, suas imaginações, suas paixões...
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Publicado em 07 de dezembro de 2018

Resumo

A relação entre arte e ciência pode se concretizar de diversas formas, dentre elas, através da produção musical. A música se apresenta como uma das manifestações culturais mais carregadas de subjetividade. Sendo assim, ela expressa e, ao mesmo tempo, molda, as concepções de mundo das pessoas, podendo influenciar nas diversas formas de relação que elas estabelecem com seu meio social e natural. A música tem o poder de expressar os sentimentos, revelar memórias, conhecer as representações sociais, o contexto político e o imaginário popular, além da capacidade de dialogar com a história de um povo. Neste sentido, as músicas cantadas por Luiz Gonzaga merecem destaque, pois tratam de temas tipicamente do nordeste brasileiro, mais especificamente do sertão, dentre os quais: a fauna, flora, geografia, política, história, cultura, economia e ecologia. Assim, o objetivo deste trabalho foi compreender os significados dos elementos ecológicos presentes nas músicas de Luiz Gonzaga, a fim de entender a relação homem‐natureza vivenciada pelo sertanejo do Nordeste. Para a compreensão e análise da questão ecológica, a partir das músicas do Rei do Baião, foram selecionadas 20 músicas. As letras foram inseridas num banco de dados e analisadas pela técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontam que Luiz Gonzaga utilizou suas músicas como um veículo de sensibilização sobre a problemática ambiental e como propagação de um saber ambiental ao criar representações sobre o sertão. Com suas canções e apresentações, Gonzaga conduz o nordestino e todos aqueles que admiram suas músicas a uma visualização da terra, da cultura e da natureza, ao falar dos cangaceiros, da caatinga, dos mandacarus, carcarás e gaviões, do solo rachado pela seca, da asa branca e da preocupação com o meio ambiente deteriorado pela ação humana. Ao cantar as alegrias, as dores e os amores de seu povo, foi a voz dos que não tinham voz. Por intermédio de suas músicas Luiz Gonzaga passou a ser efetivamente reconhecido no que tange à cultura e tradições, as quais enfocam ainda aspectos pertinentes à geografia, à história e à ecologia, pois as bases da evolução histórica do povo nordestino, a fauna, a flora, as secas, coisas do cotidiano nordestino, enfim, uma gama variada de assuntos foi abordada em sua arte, marcando o imaginário popular e a concretude das realizações. Ao registrar sua preocupação com a natureza agredida e ameaçada, Gonzaga foi um sujeito ecológico, amparado, tão somente por seu amor a sua gente e a sua terra; pela simplicidade de sua sabedoria em relação à vida; tornando-se assim, alguém que cantou a natureza e a vida. Desta forma, Gonzaga não apenas descobre o Nordeste, ele é um dos mais importantes inventores da região, participando objetivamente da construção da própria idéia da região, enquanto território de cultura. O nordeste de Luiz Gonzaga é o seu sertão, é a sua vida, seu sentimento, suas lembranças, suas memórias, suas experiências, suas vivências, suas imaginações, suas paixões...

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