A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL COMO PRÁTICA EDUCATIVA NO
ENSINO DE HISTÓRIA: EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA MUNICIPAL
DE ENSINO FUNDAMENTAL TIRADENTES.
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Esse trabalho tem por objetivo utilizar a riqueza arquitetônica do município de Campina Grande - PB como prática do ensino de história na sala de aula da turma do 6º ano B da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tiradentes de tal modo a auxiliar na formação e exercício de cidadania a identidade cultural. As atividades de “práticas educativas” (VIDAL, 2005) foram desenvolvidas na sala do 6°ano B na escola Municipal Tiradentes, composta por 25 alunos, dividido em três etapas: a primeira foi a realização de aulas teóricas trabalhando os conceitos de patrimônio histórico arquitetônico, as características da Art´Decor, a história do desenvolvimento econômico da cidade e as reformas urbanistas. A segunda foi o desenvolvimento de uma oficina de pintura trabalhando a sensibilidade do olhar dos alunos na composição de telas sobre prédios do centro da cidade que possuem o estilo arquitetônico. A terceira foi visitas técnicas ao museu digital de Campina Grande e ao Museu do Algodão que trouxeram para os alunos a oportunidade de unirem a educação patrimonial, a relação de identidade ao visitarem esses lugares de memória. Espera-se que as práticas educativas exercidas com os alunos resultem no entendimento da educação patrimonial como algo que recebemos do passado, vivenciando no presente e transmitindo as gerações futuras, edificando um pertencimento dos indivíduos a sua cidade, sentimento esse, que acaba por assegurar uma identidade cultural. Acredita-se também, que as visitas aos museus e a oficina de pintura tragam aos alunos a capacidade de se verem como atores históricos e consequentemente, como agentes sociais de sua própria história. 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