Os insetos representam o grupo mais numeroso e diversificado de animais do nosso planeta, representados por mais de um milhão de espécies, cerca de 80% dos animais, habitando todas as regiões do planeta, exceto os polos (COSTA et al., 2008). Estudos com a abundância, diversidade e sazonalidade dos insetos permitem avaliar a qualidade de um ambiente (KIM, 1993). O presente trabalho propôs uma forma alternativa de se coletar insetos para uma aula prática, envolvendo alunos do ensino médio de uma escola pública, utilizando armadilhas de garrafa PET, fornecendo um destino útil a essas embalagens. As armadilhas foram confeccionadas com garrafas PETs de 2 litros, transparentes. Em cada garrafa foram feitas 3 janelas de 5cm x 5cm, distando entre si em 6cm, deixando um aparato para o pouso dos insetos, modelo proposto por Lima Filho et al. (2014). Como atrativos para os insetos, utilizaram-se 3 tipos de sucos de frutas, a saber: acerola, melancia e goiaba, com 3 repetições para cada suco e 3 gotas de detergente neutro. Três armadilhas-testemunhas (controle), contendo apenas água e 3 gotas de detergente neutro, também foram instaladas. As coletas ocorreram durante três semanas entre 03 de outubro de 2017 e 17 de outubro de 2017, totalizando três coletas ao todo. Foram coletados 159 insetos, distribuídos em 7 ordens: Hymenoptera, Diptera, Neuroptera, Lepidoptera, Orthoptera, Blattodea, Coleoptera. A armadilha que coletou o maior número de insetos (82) e de diferentes ordens (as sete ordens citadas anteriormente) foi a contendo suco de melancia. As armadilhas que coletaram menor número de insetos foram as que continham suco de acerola (55) e goiaba (22), ambas com 4 ordens apenas. A ordem com o maior número de insetos coletados foi Hymenoptera com 77 espécimes e a com menor abundância foi Orthoptera com apenas 1 indivíduo capturado. Os resultados obtidos demonstram que é possível utilizar, um recurso de baixo custo, como a armadilha para captura de insetos em questão, com a finalidade de se realizar simples levantamentos de espécies, como em uma aula prática, o que pode ajudar a melhorar a fixação do conteúdo teórico ministrado pelo professor em sala de aula, uma vez que, essa prática aproxima o aluno ao objeto de estudo.