Juazeiro do Norte, localizada no semiárido cearense anualmente é palco de grandes romarias, segundo o site Romaria Brasil (2016) estima-se que aproximadamente 2,5 milhões de romeiros visitam a cidade durante as romarias que ocorrem durante todo o ano. Na cidade de Juazeiro do Norte, a fé, o sagrado e o milagre fazem parte da vida desses fiéis que desde o milagre da hóstia em 1989 e posteriormente em virtude da figura do Padre Cícero, que segundo Braga (2010) hoje é considerado santo protetor dos romeiros, tornou-se centro de peregrinação, transformando a cidade em um centro religioso e de artesanato.
A partida inicial em estudar essa temática se deu por meio de indagações acerca de como as mídias digitais apresentam as romarias da cidade, visto que hoje estas são ponto fixo no calendário da cidade estima-se que .O objetivo do presente é realizar um apanhado de levantamentos bibliográficos apresentando um contexto histórico cultural e religioso da cidade de Juazeiro do Norte, através deste, realizar uma análise básica e exploratória nas reportagens da mídia digital em um portal de notícias local. O portal escolhido para análise é o portal Badalo.com, objetiva-se ainda identificar como esse meio de comunicação apresenta as romarias na cidade de Juazeiro do Norte.
O presente tem como metodologia a pesquisa bibliográfica através de leituras das obras já existentes sobre a temática, segundo as autoras Marconi e Lakatos (2018) a pesquisa bibliográfica é uma pesquisa secundária e sua abordagem se dá por meio das literaturas já existentes sobre o assunto. A linha de pesquisa deste trabalho se dará por meio de um levantamento histórico acerca das romarias da cidade de Juazeiro do Norte, bem como seu contexto cultural e religioso, servirá de embasamento teórico. Será realizada posteriormente uma análise das matérias do site Badalo.com, o site Badalo é um portal digital regional hegemônico que faz levantamentos locais, estaduais e nacionais. Pretende-se com essa análise identificar a abordagem que esse meio de comunicação utiliza em suas matérias e reportagens acerca das romarias na cidade de Juazeiro do Norte.
Pretende-se com os textos e análises realizadas no portal escolhido, compreender o papel das mídias digitais no contexto de representatividade religiosa e cultural, visto que as romarias são culturalmente e nacionalmente conhecidas pela mídia hegemônica e digital, realizando uma análise das matérias divulgadas pelo portal escolhido, para que possa se obter a fundamentação teórica necessária para possíveis novas investigações, com a finalidade de que os resultados obtidos possam ajudar de forma positiva quanto à realização de novas pesquisas.
O intuito deste trabalho é abrir oportunidade para que sejam realizadas novas pesquisas teórico-analíticas na área de estudos sobre religiosidade, cultura regional e representatividade , abrindo assim, espaço para que se possa analisar mais portais, podendo posteriormente investigar notícias de TV através de telejornais bem como apresentar a abordagem utilizada por tais meios de comunicação, espera-se que o presente atinja seus objetivos uma vez que esta pesquisa é de caráter preliminar, abrindo assim espaço para que os autores se fundamentem e se estimulem à produção de obras acadêmicas na linha de estudos da mídia.