Artigo Anais CONADIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

A PRODUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO: UM ESTUDO DE CASO DA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE-CE

Palavra-chaves: CONURBAÇÃO, INFLUÊNCIA CULTURAL, INFLUÊNCIA ECONÔMICA, CARIRI, CARIRI Comunicação Oral (CO) AT 11 - Espaços, paisagens e territórios no semiárido
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Publicado em 07 de dezembro de 2018

Resumo

O estudo quanto a construção e modificação do espaço geográfico surge como suporte no entendimento de como se configura ao longo do tempo a estrutura dos grandes centros urbanos influenciados pela cultura e economia local, aderidos ao processo de conurbação que caracteriza as cidades como uma única mancha urbana pelo crescimento geográfico acelerado. Como objetivo desse trabalho, buscou-se realizar uma análise partindo do ponto de vista do método visual, sobre a modificação do espaço geográfico que ocorreu fortemente na cidade de Juazeiro do Norte-CE no ano de 2014, usando como referencial suas áreas de influência econômica, efeito de verticalização na cidade como um todo, transformação geográfica espacial dos grandes centros interligados, influência religiosa e cultural, além do processo de conurbação. Foram visitados cinco pontos estratégicos, onde realizou-se registros fotográficos e breves discussões a respeito dos pontos visitados e a possível influência no desenvolvimento regional do Cariri, que abarca em específico o Crato, Barbalha e Juazeiro do Norte, a citar: Horto, Passarela Juazeiro-Crato, Campus UFCA, Cruzamento da Av. Padre Cícero com a Castelo Branco e Cariri Garden Shopping. O Horto é o principal ponto turístico da cidade, e é onde está situada a estátua do Padre Cícero, revelando um marco na religiosidade da região, tendo em vista a obra que mais representa a figura emblemática que deu impulso ao desenvolvimento de Juazeiro do Norte. Neste ponto, pôde-se observar toda a região urbanizada e rural da cidade, onde observou-se também o intenso efeito de verticalização da cidade, pelo aparecimento de edifícios comerciais e residenciais no centro. A Passarela Juazeiro-Crato está localizada na rodovia CE-292, que liga Crato à Juazeiro do Norte, e apresenta fortes características do processo de conurbação que aumenta a cada época do ano, e os mecanismos estratégicos para esse fenômeno são os atacadões e fábricas, pois essa massificação de empresas nessa região proporciona um novo processo de urbanização intensificada e polarizada. O Campus da UFCA em Juazeiro deu grande auxílio quanto a percepção do fenômeno de verticalização da cidade, por estar em uma parte alta do relevo juazeirense. O processo de verticalização vem de uma resultante de caráter importante para uma sociedade capitalista extremamente especuladora: falta de locais para a construção de residências de luxo, e a escassez de lugares para a construção desse tipo, acaba por gerar construções de alta magnitude, prédios extremamente valorizados, transformando a cidade em um centro desenvolvido e com um custo-benefício relativamente alto. O Cruzamento Av. Padre Cícero com Castelo Branco apresenta um grande contraste socioeconômico atrelado a grandeza de empreendimentos e a pobreza. Nesse cruzamento, a paisagem de consumo expedida pelo mesmo dá a ideia de que aquele ponto no centro de Juazeiro é intensamente capitalizado, sem a presença das mais diversas camadas sociais. Apesar desse pensamento ser contraditório, a região citada transpassa os comércios locais e se transforma em um verdadeiro agente produtor do espaço geográfico tendo sua respectiva valorização espacial. Por fim, o Cariri Garden Shopping expõe o processo de globalização extremamente acentuado, havendo a interação de culturas internacionais em um único local, transparecendo o lugar de acesso a todos e tornando-se uma estratégia cultural e global para fins de consumo populacional, englobando as mais diversas esferas sociais. Conclui-se que através do método proposto foi possível analisar os processos de modificação e construção do espaço geográfico da cidade e região de Juazeiro do Norte, sendo perceptível os contrastes sociais, e que a religiosidade está presente em um lugar como figura principal de desenvolvimento econômico e turístico.

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