Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VIVENCIANDO A DOCÊNCIA NO COMPONENTE CURRICULAR QUÍMICA: REGÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Palavra-chaves: ESTÁGIO SUPERVISIONADO, ENSINO DE QUÍMICA, MODELOS ATÔMICOS Pôster (PO) GT 01. Formação de professores
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49327
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3507
    "inscrito_id" => 1740
    "titulo" => "VIVENCIANDO A DOCÊNCIA NO COMPONENTE CURRICULAR QUÍMICA: REGÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO"
    "resumo" => "Neste trabalho trazemos reflexões sobre a formação inicial docente, a partir de vivências em regências ministradas no componente curricular de Química, em uma turma do 1° ano do Ensino Médio, de uma Escola de Referência da rede estadual de ensino de Pernambuco, no decorrer do Estágio Supervisionado II, do Curso de Licenciatura em Química, do Instituto Federal de Pernambuco, Campus Ipojuca. A partir da observação participante e da aplicação de questionário para avaliação das regências ministradas, obtivemos informações sobre o trabalho e a relação desenvolvida entre os estudantes e o professor regente no contexto da sala de aula. Após a observação, as regências foram planejadas e ministradas tendo como maior objetivo a participação dos estudantes nas aulas, por meio de atividades que os estimulassem, tornando as aulas de Química mais dinâmicas com vistas a um processo ensino aprendizagem mais efetivo. Neste contexto, verificamos que o planejamento e produção de atividades que envolveram a participação dos estudantes nas regências, proporcionou aos participantes a interação, o saber ouvir e o respeito a opinião do colega, por meio do trabalho em grupo que favoreceu o aprendizado sobre os Modelos Atômicos. A partir da participação, das falas dos estudantes e da avaliação do professor regente, verificamos que as atividades de observação e discussão acerca da prática pedagógica a ser desenvolvida nas regências, nos ajudaram a planejar e a ministrar aulas mais estimulantes para os estudantes e para a professora de Química em formação, por meio das atividades no âmbito do Estágio Supervisionado."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, ENSINO DE QUÍMICA, MODELOS ATÔMICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA1_ID1740_15092018113603.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:35"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HANNAH VITÓRIA DE SOUZA SANTOS "
    "autor_nome_curto" => "HANNAH VITORIA"
    "autor_email" => "hannahvitoriac@hotmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49327
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3507
    "inscrito_id" => 1740
    "titulo" => "VIVENCIANDO A DOCÊNCIA NO COMPONENTE CURRICULAR QUÍMICA: REGÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO"
    "resumo" => "Neste trabalho trazemos reflexões sobre a formação inicial docente, a partir de vivências em regências ministradas no componente curricular de Química, em uma turma do 1° ano do Ensino Médio, de uma Escola de Referência da rede estadual de ensino de Pernambuco, no decorrer do Estágio Supervisionado II, do Curso de Licenciatura em Química, do Instituto Federal de Pernambuco, Campus Ipojuca. A partir da observação participante e da aplicação de questionário para avaliação das regências ministradas, obtivemos informações sobre o trabalho e a relação desenvolvida entre os estudantes e o professor regente no contexto da sala de aula. Após a observação, as regências foram planejadas e ministradas tendo como maior objetivo a participação dos estudantes nas aulas, por meio de atividades que os estimulassem, tornando as aulas de Química mais dinâmicas com vistas a um processo ensino aprendizagem mais efetivo. Neste contexto, verificamos que o planejamento e produção de atividades que envolveram a participação dos estudantes nas regências, proporcionou aos participantes a interação, o saber ouvir e o respeito a opinião do colega, por meio do trabalho em grupo que favoreceu o aprendizado sobre os Modelos Atômicos. A partir da participação, das falas dos estudantes e da avaliação do professor regente, verificamos que as atividades de observação e discussão acerca da prática pedagógica a ser desenvolvida nas regências, nos ajudaram a planejar e a ministrar aulas mais estimulantes para os estudantes e para a professora de Química em formação, por meio das atividades no âmbito do Estágio Supervisionado."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, ENSINO DE QUÍMICA, MODELOS ATÔMICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA1_ID1740_15092018113603.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:35"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HANNAH VITÓRIA DE SOUZA SANTOS "
    "autor_nome_curto" => "HANNAH VITORIA"
    "autor_email" => "hannahvitoriac@hotmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Neste trabalho trazemos reflexões sobre a formação inicial docente, a partir de vivências em regências ministradas no componente curricular de Química, em uma turma do 1° ano do Ensino Médio, de uma Escola de Referência da rede estadual de ensino de Pernambuco, no decorrer do Estágio Supervisionado II, do Curso de Licenciatura em Química, do Instituto Federal de Pernambuco, Campus Ipojuca. A partir da observação participante e da aplicação de questionário para avaliação das regências ministradas, obtivemos informações sobre o trabalho e a relação desenvolvida entre os estudantes e o professor regente no contexto da sala de aula. Após a observação, as regências foram planejadas e ministradas tendo como maior objetivo a participação dos estudantes nas aulas, por meio de atividades que os estimulassem, tornando as aulas de Química mais dinâmicas com vistas a um processo ensino aprendizagem mais efetivo. Neste contexto, verificamos que o planejamento e produção de atividades que envolveram a participação dos estudantes nas regências, proporcionou aos participantes a interação, o saber ouvir e o respeito a opinião do colega, por meio do trabalho em grupo que favoreceu o aprendizado sobre os Modelos Atômicos. A partir da participação, das falas dos estudantes e da avaliação do professor regente, verificamos que as atividades de observação e discussão acerca da prática pedagógica a ser desenvolvida nas regências, nos ajudaram a planejar e a ministrar aulas mais estimulantes para os estudantes e para a professora de Química em formação, por meio das atividades no âmbito do Estágio Supervisionado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.